Edição de nº 36 do fanzine comemora os 6 anos de publicação ininterrupta

Criado, em 2004, por um grupo de amigos que partilhavam das mesmas vontades e aspirações em relação às histórias em quadrinhos quando ainda se chamavam Núcleo de Quadrinhos Oswald de Andrade, porque as reuniões eram feitas nas dependências da Oficina Cultural que leva o nome do grande escritor e dramaturgo modernista.

Esses amigos resolveram colocar em prática a vontade de publicar quadrinhos. Seguindo os passos de tantos outros quadrinhistas, a solução foi o bom e velho método da publicação independente, o fanzine.

Como os recursos eram poucos a publicação saiu bem modesta, apenas uma folha em tamanho A4, impressa frente e verso em preto e dobrada. O diferencial se deu logo de cara na dobra da folha que não é a convencional dobra pelo meio.

A outra particularidade, que ficou marcante no Subterrâneo e, que também teve sua gênese logo no início, foram as capas. Já para a segunda edição ficou decidido que a ilustração da capa seria feita, a cada número, por um dos integrantes do grupo e, aí veio o diferente: elas se completariam.

Durante muito tempo nenhuma das pessoas que acompanhava o fanzine percebeu, só quando a “paisagem” desenhada foi mostrada completa, na contracapa da edição especial nº 3, é que esse trabalho ficou evidente e, a cada nova edição, mais partes dessa grande ilustração vão sendo acrescentadas.

Desde o começo o fanzine foi pensado para ser distribuído gratuitamente e, geralmente, em eventos ligados aos quadrinhos. Primeiro para um círculo mais fechado de pessoas, mas com o tempo foi ganhando espaço entre os próprios produtores de quadrinhos, isso fez com que a publicação ganhasse o Troféu HQMIX de Melhor Fanzine, em 2007, foi uma escolha da categoria.

Nesses anos o aprendizado foi enorme para todos os participantes. Daquela folha A4 dobrada surgiram outros produtos com a marca Subterrâneo, já foram produzidas cinco edições especiais em formato maior e com mais páginas e uma coletânea que reúne os cinco números em que as histórias contaram com a colaboração de roteiristas convidados. Alguns personagens que nasceram no fanzine também ganharam publicações-solo, como Sideralman, Piratas e o Bucha.

Ao longo do tempo os responsáveis pelo Subterrâneo continuam reinventando a folha de A4, publicando pin-ups, chamando roteiristas para escrever as histórias, capas alternativas, crossover, um especial em formato A3, desenhistas convidados, entre outras coisas.

Como sempre acontece com os grupos, pessoas saem e pessoas chegam, personagens deixam de ser publicados, no entanto o fanzine continua firme, muito antes dos seis anos de existência ele cumpriu sua função de viabilizar a vontade e as aspirações daqueles amigos reunidos em volta de uma mesa a tentar desvendar os mistérios da publicação de histórias em quadrinhos no Brasil. O Subterrâneo tornou conhecidos os autores que dele participam e já faz parte da história dos quadrinhos independentes.

Para essa edição de aniversário cada um dos integrantes mostrará uma história sobre o passado de seus personagens.

Atualmente são publicados no Subterrâneo: Demetrius Dante (Will), Franco (Luigi Colafigli) Peludinho (Márcio Garcia) e Piratas (Marcos Venceslau). Franco e Piratas são os dois mais longevos, estão desde o início, o segundo nunca deixou de ser publicado.

O Bueiro, que apresentava textos informativos sobre quadrinhos, passará a conter o editorial e uma nova seção, chamada Boca de Lobo, trará curiosidades do Subterrâneo. A estreia será com o Franco.

Também abriu-se um novo espaço dentro da folha, onde cada autor apresentará uma tira por edição com um personagem já publicado no fanzine ou não. Excepcionalmente, como este se trata de um número de comemoração, não haverá o desenhista convidado, no lugar um cartum de aniversário desenhado por todos os participantes.

A capa é de Will e a edição terá uma tiragem maior que o normal graças ao patrocínio do programa HQ Além dos Balões e estará disponível a partir da segunda semana de junho.

Para mais informações pode mandar um e-mail para: [email protected]

Visite o blog Subterrâneo em subterraneo.zine.zip.net e também confira o mais imagens no Flickr no endereço www.flickr.com/photos/subterraneozine.

Renato LebeauquadrinhosDemetrius Dante,fanzine,Franco,Luigi Colafigli,Marcos Venceslau,Márcio Garcia,Peludinho,Piratas,Subterrâneo,WillEdição de nº 36 do fanzine comemora os 6 anos de publicação ininterrupta Criado, em 2004, por um grupo de amigos que partilhavam das mesmas vontades e aspirações em relação às histórias em quadrinhos quando ainda se chamavam Núcleo de Quadrinhos Oswald de Andrade, porque as reuniões eram feitas nas...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe