Foto de Washington Alves
Foto de Washington Alves

Sob a curadoria de Afonso Andrade e Eduardo Damasceno, atração inova ao incorporar ao segmento de HQs, o universo dos livros de ficção científica, fantasia e sagas, jogos de tabuleiro, RPGs e mangás

Uma das atrações mais esperadas da 5ª Bienal do Livro de Minas, maior evento literário do Estado e que será realizado de 15 a 24 de abril, a Bienal em Quadrinhos chega em 2016 à sua 3ª edição, totalmente renovada e ampliada, para agradar ainda mais os fãs da cultura pop.

Com a incorporação elementos característicos do universo Geek, a Bienal em Quadrinhos se transforma em Espaço Geek & Quadrinhos. Cuidadosamente elaborado para atrair os fãs do segmento, o espaço contará, além das HQs, com livros de ficção científica, fantasias e sagas, jogos de tabuleiro e RPG, mangás, entre outras atividades. O público irá conferir uma programação ainda mais extensa, com maior número sessões de encontros e bate-papos com criadores, cartunistas, autores e gamers, além da presença de cosplayers de personagens e de super-heróis.

A Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy – líder mundial em distribuição de Gás LP – é a patrocinadora exclusiva do Espaço Geek & Quadrinhos. Personalidades reconhecidas nacionalmente no segmento, Afonso Andrade e Eduardo Damasceno serão os curadores da atração e prometem fazer uma programação bastante dinâmica. Com larga experiência em curadoria de eventos relacionados ao universo pop, Afonso Andrade foi responsável pela coordenação geral e curadoria das edições de 2013 a 2015 do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, realizado em Belo Horizonte.

Foto de Washington Alves
Foto de Washington Alves

Eduardo Damasceno é um dos criadores do site e do selo de publicações Quadrinhos Rasos, das publicações “Achados e Perdidos” e “Cosmonauta Cosmo”, é coautor da Graphic MSP Bidu e diretor de arte para animação em diversos projetos relacionados ao mundo dos quadrinhos.

“A grade de atividades será variada e atrativa, idealizada para funcionar como um ponto de encontro entre os muitos visitantes do evento”, afirma Afonso, antecipando que estão confirmadas a realização de Oficinas de Quadrinhos, de atividades interativas, além de lançamentos de livros, sessões de autógrafos e do espaço dedicado para os quadrinhos independentes.

“Vamos abraçar a cultura geek como um todo, tendo sessões de jogos de tabuleiro, que dialogam com a literatura de fantasia, assim como sessões de RPG, debates sobre adaptações de quadrinhos para outras mídias e atividades relacionadas à produção de ficção científica e de fantasia”, explica Eduardo Damasceno..

Foto de Washington Alves
Foto de Washington Alves

Realizada pela Fagga | GL events Exhibitions em parceria com a Câmara Mineira do Livro (CML), a Bienal do Livro do Minas chega a 5ª edição com o slogan “Bienal do Livro de Minas 2016: muitas histórias para contar” e promete transformar Belo Horizonte na capital nacional da literatura entre 15 e 24 de abril. Com previsão 160 expositores e uma intensa programação, são esperados 260 mil visitantes. “Trabalhamos para unir o que já temos de consagrado e é sucesso há quatro edições com muitas novidades”, conta a diretora de Negócios da Fagga, Tatiana Zaccaro, garantindo que o Espaço Geek & Quadrinhos irá surpreender o público.

A atividade de Quadrinhos sempre foi um sucesso e muito procurada pelos visitantes da Bienal, desde que foi criada, na edição de 2012 da Bienal do Livro de Minas. “Nesse ano, a atração retorna renovada e ampliada, oferecendo novas experiências aos visitantes e alinhada com a evolução do mercado literário”, ressalta Tatiana, destacando a crescente importância da literatura para adolescentes, conhecida no mercado como young adult.

Foto de Washington Alves
Foto de Washington Alves

“Constatamos que o universo de literatura e narrativas para o público pop, geek e simpatizantes vai além do HQ. Tem os fãs de livros de ficção científica, de fantasia, dos mangás e dos games”, comenta Tatiana Zaccaro, destacando a importância da incorporação desses nichos à programação da Bienal. “Estamos fechando parcerias com editoras e empresas importantes dessa área, que estarão na Bienal com seus produtos e também participarão da programação”, conta. A programação do espaço Geek & Quadrinhos será totalmente alinhada a evolução do mercado e às expectativas de todos os públicos e do mercado literário.

Consolidada como o maior evento literário de Minas, a Bienal do Livro de Minas terá outras atrações como a Conexão Jovem, o Café Literário e a Atividade Infantil, cada um com curadoria própria.  A presidente da Câmara Mineira do Livro, Rosana Mont´Alverne, destaca a importância da Bienal do Livro de Minas para o setor literário como ponto de encontro e negócios. “É o evento mais esperado e o momento de reunião entre todos os participantes do mercado editorial brasileiro”, enfatiza, ressaltando que a Bienal representa uma grande oportunidade para negócios e contato com autores e editores.

5a Bienal do Livro de Minas 2016
Data: 15 a 24 de Abril de 2016
Local: Expominas
Avenida Amazonas, 6.030 – Bairro Gameleira
Belo Horizonte, MG
www.bienaldolivrominas.com.br | [email protected]

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/02/Bienal-do-Livro-de-Minas.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/02/Bienal-do-Livro-de-Minas-300x300.jpgRenato LebeauquadrinhosAfonso Andrade,Bienal do Livro de Minas,Eduardo DamascenoSob a curadoria de Afonso Andrade e Eduardo Damasceno, atração inova ao incorporar ao segmento de HQs, o universo dos livros de ficção científica, fantasia e sagas, jogos de tabuleiro, RPGs e mangás Uma das atrações mais esperadas da 5ª Bienal do Livro de Minas, maior evento literário do Estado...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe