Visto no Gibiteca

Esta semana um personagem dos quadrinhos mundialmente conhecido completou 44 anos de existência.

O personagem foi concebido para uma campanha publicitária de uma empresa de eletrodomésticos, que procurava uma “mistura de Blondie com Peanuts”. Porém, o esboço do personagem não foi utilizado pela agência responsável pela campanha.

Foi só em 29 de setembro de 1964 que Mafalda apareceu pela primeira vez em “Gregorio”, suplemento de humor da revista “Leoplán”, que publica 3 tiras. Em 29 de setembro o semanal “Primera Plan” de Buenos Aires, começa a publicar Mafalda regularmente.

Criação do argentino Quino, Joaquín Salvador Lavado, Mafalda é uma menina que pensa como gente grande, sempre questionando o mundo que a cerca.

Por vezes ela demonstra a sua incredibilidade diante das atitudes (ou da falta das mesmas) dos adultos. Nada escapava ao seu olhar crítico.

Em 1966, é publicado o primeiro livro que reúne, em ordem cronológica, todas as tirinhas de Mafalda. “Así es la cosa, Mafalda” torna-se um grande sucesso no Natal de 66, e o livro alcança 5.000 tiragens.

Em 1977, a UNICEF “convida” Mafalda para ser a estrela de sua campanha internacional pela Declaração dos Direitos da Criança.

Ao completar 25 anos, em 1989, Mafalda ganha uma exposição que reúne uma coleção de documentos, publicações antigas e inéditas, no Teatro San Martín, em Buenos Aires.

Aos seus 30 anos, Mafalda é homenageada com uma praça no bairro de Colegiales, em Buenos Aires.

Mafalda também ganhou as telinhas , com curtas e até mesmo com um longa metragem de 75 minutos (O mundo de Mafalda). Confira uma das animações desta menina precoce!

E olhem que eu quase perdi esta data! Graças ao colega blogueiro Robson. eu tive a oportunidade de fazer aqui minha ligeira homenagem a Mafalda. Ele também fez a dele.

Confira, clicando aqui.

Alguns links legais onde se pode encontrar tirinhas da Mafalda e informações sobre a personagem e seu criador:

http://clubedamafalda.blogspot.com/

http://www.mibsasquerido.com.ar/Personagens04.htm

http://www.quino.com.ar/portugues/quino_bio70.htm

Visto no Gibiteca

Renato LebeauquadrinhosJoaquín Salvador Lavado,Mafalda,QuinoVisto no Gibiteca Esta semana um personagem dos quadrinhos mundialmente conhecido completou 44 anos de existência. O personagem foi concebido para uma campanha publicitária de uma empresa de eletrodomésticos, que procurava uma “mistura de Blondie com Peanuts”. Porém, o esboço do personagem não foi utilizado pela agência responsável pela campanha. Foi só...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe