Emir Ribeiro criador de Velta, lançou no dia 06 de junho, a edição especial “35 anos de Velta” – Tomo 2 – A Fofoqueira.

O blog Impulso HQ conversou com Emir Ribeiro sobre o lançamento da edição, o futuro da personagem e a inspiração para a criação de Velta.

Primeiro saiba sobre esse grande lançamento.

Originalmente produzida em 2003, a história A Fofoqueira (totalmente colorida) ficou de fora da edição Velta: Nova Identidade Paraibana, lançado em 2007, por motivos econômicos.

A publicação contém 20 páginas com as histórias “A Fofoqueira”, “O outro lado da moeda – I” e “O outro lado da moeda – II”, o Tomo 2 da “35 anos de Velta”, ilustrações de Emir Ribeiro e um guia de edições já publicadas.

Na história Velta não tem um papel ativo na trama, que é sob o ponto de vista de uma jornalista responsável por uma coluna de fofocas, que relata com muito veneno a vida da detetive, fazendo assim um apanhado histórico e crítico desde o seu aparecimento.

A capa principal é uma pintura de Emir Ribeiro (de 2003), melhorada virtualmente, enquanto a 4º capa, é uma ilustração do mesmo de 1998, colorida por Paulo Nery.

Entrevista com Emir Ribeiro criador de Velta.

Impulso HQ: 35 anos de Velta, como é chegar a essa marca tão expressiva e que fator você considera o principal responsável?
Emir Ribeiro – O fato de eu ter mantido a personagem viva, quer seja em publicações impressas, quanto na internet. E não poderia ter feito diferente, uma vez que Velta sempre foi a preferida entre meu público. Eu tinha a obrigação de mantê-la em atividade, em respeito a esse público.

IHQ: Existe algum projeto para um albúm Tomo 3?
E.R. – Não há nada planejado. O próprio Tomo 2 foi uma decisão inesperada e rápida.

IHQ: Velta está com 35 anos, ela ainda está com disposição para novas aventuras?
E.R. – E para mudanças, também. E os indicativos para modificações na vida da personagem estão na edição VELTA – NOVA IDENTIDADE PARAIBANA, de 2007.

IHQ: Você criou uma das personagens femininas dos quadrinhos nacionais mais conhecida e sensual, qual foi a idéia original que te inspirou?
E.R. – Seria mais fácil dizer o que não inspirou, pois a Velta foi um tipo de “inspiração ao contrário.” Como eu lia muito histórias de super-heróis à época da sua criação, decidi criá-la se opondo às “regras” dos personagens da época. Primeiramente, sempre foi comum haver homens como protagonistas, e assim, eu tinha de criar uma mulher como sendo a principal da série. Depois, no geral, os personagens eram muito vitorianos, cheios de pudor bobo e exagerado, e assim, criei uma mulher desinibida, exibicionista, sensual, e que não se mete a brigar com bandidos de graça, sem ser paga.

A forma física veio de uma mulher que vi numa praia, certa vez. E o fato da Velta ser motoqueira foi inspiração da personagem belga Pravda.

Os roteiros se inspiraram nas mesmas histórias de super-heróis que eu lia, mas com o tempo, minha visão auto-crítica foi se apurando, e imprimi mudanças gradativas, até ela chegar no que é hoje.
E ainda virão mudanças.

IHQ: Você vê alguma indicação de tendência no mercado editorial de quadrinhos?
E.R. – Atualmente, estou de olhos fechados para o mercado. Pretendo manter meu trabalho absolutamente independente de quaisquer tendências ou modismos, e voltá-lo unicamente para o meu público específico.
Criada na década de 1970 por Emir Ribeiro, Velta é uma sensual detetive, que possui mais de dois metros de altura, e já se tornou um marco dos quadrinhos nacionais.

35 anos de Velta – Tomo 2
24 páginas
papel couchê
R$ 8,00* (com frete incluso).
*O preço é promocional e vale até 31 de julho, quando a edição passa a custar R$ 10,00.
Para adquirir, entre em contato com Emir Ribeiro pelo e-mail: [email protected]

Renato LebeauquadrinhosEmir Ribeiro,Paulo Nery,VeltaEmir Ribeiro criador de Velta, lançou no dia 06 de junho, a edição especial '35 anos de Velta' - Tomo 2 - A Fofoqueira. O blog Impulso HQ conversou com Emir Ribeiro sobre o lançamento da edição, o futuro da personagem e a inspiração para a criação de Velta. Primeiro saiba...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe