Neste ano, a estatueta será do personagem “Nhô Quim”, criação de “Angelo Agostini” publicada em 30 de janeiro de 1869, no semanário “Vida Fluminense”

A 31ª edição do Troféu HQMIX vai comemorar os 150 anos da publicação do primeiro quadrinho brasileiro. A coordenação do evento apresenta a escultura da estatueta, baseada no personagem “Nhô Quim”, do autor Angelo Agostini, para ser o troféu deste ano. A escultura foi confeccionada no processo 3D pelo artista plástico Itamar Braga, com a reprodução do artista Wilson Iguti.

O Brasil é um dos pioneiros na publicação de quadrinhos na era Gutemberg. Muito antes do que os americanos dizem ser o início dos quadrinhos no mundo, com a publicação do personagem “Yellow Kid”, de “Richard Felton Outcault”, no jornal “New York World”, em 1895. Na verdade, “Angelo Agostini”, italiano radicado no Brasil, foi personagem importante da época, como ativista pelo movimento republicano e antiescravagista.

Considerado o maior artista gráfico do segundo reinado, começou a publicar quadrinizações antes dessa data, em “O Cabrião”, em São Paulo. Mas, foi na primeira graphic novel do mundo, “As aventuras de Nhô Quim”, que criou personagem fixo e com capítulos semanais, publicados na revista “Vida Fluminense”.

Baseado nas pesquisas realizadas pela “Associação dos Caricaturistas e Quadrinhistas de São Paulo”, fundada à época pelo cartunista JAL e o editor Gualberto Costa, em 1984, foi criado o “Dia do Quadrinho Brasileiro”, na data de 30 de janeiro e comemorada em todo o País desde então.

Já, o escolhido como o Grande Mestre dos Quadrinhos, desta edição, é Carlos Edgard Herrero, que trouxe grande contribuição para toda a área das HQs no Brasil. Herrero, paulistano, corintiano roxo, nasceu em 2 de agosto de 1944. Estudou na Escola de Belas Artes e desenhou cerca de quatro mil páginas de quadrinhos Disney para a Editora Abril. Criou o visual de diversos alter egos do personagem Peninha, como o herói Morcego Vermelho e o caubói Pena Kid. Também colaborou com a revista Crás! e desenhou HQs de suspense, terror, ficção científica e faroeste, além de escrever e ilustrar livros infantis.

Os vencedores do 31ª Troféu HQMIX serão divulgados dias antes do evento que acontecerá em 15 de setembro de 2019, às 17h30, na comedoria do SESC Pompeia, com apresentação de Serginho Groisman.

31º Troféu HQMIX comemora os 150 anos do primeiro quadrinho brasileirohttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/08/HQMix-2019-Nhô-Quim-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/08/HQMix-2019-Nhô-Quim-1-150x150.jpgRenato LebeaunotíciasquadrinhosAngêlo Agostini,Carlos Edgard Herrero,Nhô Quim,Troféu HQMIXFacebook Twitter Instagram Youtube Neste ano, a estatueta será do personagem 'Nhô Quim', criação de 'Angelo Agostini' publicada em 30 de janeiro de 1869, no semanário 'Vida Fluminense' A 31ª edição do Troféu HQMIX vai comemorar os 150 anos da publicação do primeiro quadrinho brasileiro. A coordenação do evento apresenta a escultura da estatueta,...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!