Cédula de votação do 29º troféu Angelo Agostini será eletrônica, mas abre a opção de “vote quantas vezes quiser”

Já está disponível a cédula de votação do 29º Troféu Angelo Agostini, promovido pela AQC-ESP (Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo), que elege os melhores profissionais de quadrinhos de 2012.

Como anunciado no final desse ano, para 2013 o sistema de votação será por meio de um formulário eletrônico e qualquer interessado poderá votar nas seguintes categorias: Melhor desenhista, Melhor roteirista, Melhor cartunista, Melhor publicação, Melhor publicação independente e Melhor Fanzine, além das categorias complementares “Premio Jaime Cortez” e “Mestres do Quadrinhos Nacional”.

Artistas e publicações de qualquer Estado brasileiro podem concorrer às categorias do Troféu Angelo Agostini, Premio Jayme Cortez, incluindo Mestre do Quadrinho Nacional, para os artistas. A AQC-ESP avisa que para 2013 não haverá lista com os nomes das publicações de 2012, por isso é preciso que os profissionais que quiserem que seus nomes ou publicações concorram ao 29º troféu Angelo Agostini façam suas próprias campanhas e peçam votos aos seus leitores.

A notícia é boa, pois reflete que finalmente os organizadores da premiação estão ouvindo as sugestões daqueles que participam da premiação prestigiando o evento. A cédula eletrônica simplifica e agiliza o processo de votação. Percebe-se que o premio manteve a sua filosofia principal de não fazer uma lista de indicados e sim abrir para qualquer um que publicou durante o período de 2012, de acordo com os organizadores, isso torna a premiação mais democrática.

Infelizmente uma característica que por muitos é considerada negativa também se manteve. O voto aberto no formulário digital não tem a limitação de um voto por pessoa. Se nas edições passadas a crítica era que qualquer um poderia votar, o que levava a especulação de quem ganhou não era a melhor publicação, e sim aquele que soube fazer a melhor campanha (o que considerava parentes e amigos), talvez comecem a questionar essa opção de “vote quantas vezes quiser”, registrado no blog oficial da AQC-ESP.

Particularmente eu gosto do prêmio Angelo Agostini, que prestigia apenas produções brasileiras que foram publicadas em território nacional e todo artista brasileiro ou radicado no Brasil que produziu durante o ano referente à premiação, porque considero importante para os quadrinhos e quadrinhistas serem prestigiados em eventos desse porte. A maioria dos quadrinhistas também o consideram, visto que já começaram as campanhas pedindo o voto. Mas espero que eles repensem essa opção de votar várias vezes. Vale lembrar que você pode dar a sua opinião sobre o prêmio indo nos encontros da AQC-ESP que são divulgados no blog aqcsp.blogspot.com.br.

Os organizadores afirmar que mais novidades sobre a premiação serão divulgadas em breve. O resultado do 29º Troféu Angelo Agostini sairá em janeiro de 2013 e a entrega dos troféus acontecerá no início de fevereiro de 2013. Em breve serão divulgadas mais informações. Para acessar o formulário de votação e dar o seu voto para os melhores de 2012, clique aqui.

Renato LebeauquadrinhosAngêlo Agostini,AQC-ESPCédula de votação do 29º troféu Angelo Agostini será eletrônica, mas abre a opção de “vote quantas vezes quiser” Já está disponível a cédula de votação do 29º Troféu Angelo Agostini, promovido pela AQC-ESP (Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo), que elege os melhores profissionais de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe