Publicação busca refletir e entreter, educar e analisar a sociedade, o cotidiano e a realidade do Brasil.

Aproveitando a proximidade do Dia da Criança, na noite de quinta-feira, dia 9 de outubro, o cartunista Rodrigo Belato lança em Curitiba a tão esperada HQ “Punk Afonso”, personagem criado há mais de duas décadas.

A publicação infanto-juvenil traz 16 páginas repletas de estórias e aventuras inéditas dele com a turma de adolescentes no País de AEIOU.

O evento é aberto ao público e recomendado a todos que amam a arte dos quadrinhos autorais como uma forma de educação e entretenimento.

A apresentação da nova HQ será a partir das 19h na Itiban Comic Shop, localizada na Avenida Silva Jardim, 845. Para animar o público, será exibido o desenho animado “Punk Afonso e o Abominável Homem-Palito das Neves!”.

Os encontros se repetirão na Gibiteca de Curitiba (dia 10 às 19h), Atelier De Maryno (dia 11 às 15h) e FNAC do Shopping Barigui (dia 17 às 19h).

Estarão presentes convidados de setores diversos, que, ao lado de Belato, participarão de bate-papo, cujo tema principal será a importância dos quadrinhos na educação das crianças, seja em casa, na escola, na rua ou por meio de mídias como a TV e a internet

Afinal, por trás de todo plano do País de AEIOU e dos personagens há focos temáticos que abrem portas para discussões relacionadas ao assunto.


“Refletir e entreter, educar e analisar a sociedade, o cotidiano e a realidade do Brasil é a matéria principal de análise do gibi. A identificação com os personagens é quase constante ao longo do processo artístico da obra, tanto na criação artística quanto na psicologia dos sujeitos”, afirma o autor.

Tudo é tratado de forma simples, porém conceitual na estorinha de vida de cada um. E cada qual tem uma função dentro das HQs e animações.

“É aquela velha discussão de tirar a criança das ruas e das drogas apresentando a arte. Ou então apresentar a arte aliada às novas tecnologias”.

Segundo Rodrigo Belato, tópicos como família, cidadania, preconceitos, meio ambiente, respeito e, sobretudo, valorização do nosso patrimônio humano artístico e cultural são abordados de forma camuflada.

Isso faz do gibi “Punk Afonso” um produto de entretenimento genuinamente brasileiro, seja no seu embasamento ou na produção.

O adolescente franzino, de “cabelo escovado pra cima” tem, como sua maior característica, o prazer de não fazer nada e solução para tudo, bem do seu modo confuso e particular de enxergar a vida: o Punk Afonso.
Até a publicação da revista, o personagem era encontrado em jornais, jogos de interatividade para computadores, desenhos animados com tecnologia Flash ou sob outro formato de animação para TV, cinema, internet e vídeo, bem como em camisetas, produtos e veículos publicitários.


Entrevista com Rodrigo Belato cedida ao jornalista Gustavo Zielonka Vieira Rodrigues.

G.Z.: Qual sua expectativa em relação ao lançamento da revista?

R.B.: O gibi do Punk Afonso número zero é uma edição promocional do personagem. Nosso objetivo agora é popularizar o personagem para que ganhe expressão e público, tendo em vista alguns futuros projetos, como a temporada 2009 de desenhos animados para a TV. Ao longo de 2007 e 2008 levamos o personagem pra dentro de escolas (estaduais, municipais, particulares, inclusive na delegacia do menor de Curitiba, como um trabalho social) e centros culturais, obtendo uma resposta mais aproximada das crianças.

O gibi serve também para definirmos o público real do personagem. Existem três grandes nichos de leitores de HQs do Punk Afonso: as crianças com relação ao humor e instrução, o juvenil pela idade do personagem e o adulto saudosista, amante dos quadrinhos e que cresceu lendo gibi. O que irá acontecer com a revista não se sabe porque o cartunista ainda tem a dificuldade do patrocínio, do anunciante e do apoio do governo, mas por enquanto quero curtir o momento emocional que este lançamento me proporciona, tanto que nessa edição apresento uma HQ escrita em 1991, desenhada em 2006 e lançada somente agora. Ela engloba as diversas fases do personagem que não se descaracterizou com o tempo. Alavancar vendas e continuar a publicação são metas a longo prazo ainda.

G.Z.: Onde o gibi será distribuído? Estará disponível em todas as bancas? Em que regiões do país?

R.B.: A edição zero está à venda em pontos estratégicos: FNACs, lojas especializadas em HQs e algumas pequenas bancas de jornal, somente em Curitiba e São Paulo, as duas “casas” do personagem e onde se concentra o meu público. Também estará à venda no site da PORÃO2D Produções (licenciamento) e no site do personagem, para atingir outras cidades.

G.Z.: Por que está sendo lançado nesse momento?

R.B.: Por que é um momento de transição do personagem. Ele toma corpo, volta a São Paulo, será exaustivamente trabalhado no Natal e em 2009 e como uma resposta àqueles “fãs” que já pediam o gibi do personagem. Eu mesmo já sentia esse buraco na história de vida do Punk Afonso.

Site de Rodrigo Belato: www.porao2d.com.br

Agenda:

Dia 09/10 – Itiban Comic Shop – 19h

Rodrigo Belato e convidados:
– Juliano Martins – ator;
– Jaqueline Cristina, SENAC – padagoga;
– Carolina Maia – atriz e dubladora;
– Geison Budel, Estúdio AUDIO_CORUJA – músico.
Participação Especial: O Sebbo – banda.

Dia 10/10 – Gibiteca de Curitiba – 19h

Rodrigo Belato e convidados:
– Juliano Martins – ator;
– Tainá Pires, PORÃO2D Produções – roteirista;
– Carolina Maia – atriz e dubladora;
– Jaqueline Cristina, SENAC – pedagoga.
Participação Especial: Vilma Ribeiro Trio – banda.

Dia 11/10 – Atelier De Maryno – 15h

Rodrigo Belato e convidados:
– Adriano Esturilho – diretor de dublagem;
– Juliano Martins – ator;
– Carolina Maia – atriz e dubladora;
– Jaqueline Cristina, SENAC – pedagoga.

Dia 17/10 – Fnac Shopping Barigui – 19h

Rodrigo Belato e convidados:
– Guilherme Bucco, PORÃO2D Produções – animador 2D;
– Jaqueline Cristina, SENAC – pedagoga;
– Adriano Esturilho – diretor de dublagem;
– Judy Fioreze – atriz, dubladora e produtora de teatro.
Participação Especial: Nando Porto – músico.

Renato LebeauquadrinhosFnac,Gustavo Zielonka Vieira Rodrigues,PORÃO2D,Punk Afonso,Rodrigo BelatoPublicação busca refletir e entreter, educar e analisar a sociedade, o cotidiano e a realidade do Brasil. Aproveitando a proximidade do Dia da Criança, na noite de quinta-feira, dia 9 de outubro, o cartunista Rodrigo Belato lança em Curitiba a tão esperada HQ 'Punk Afonso', personagem criado há mais de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe