Que tal aproveitar as férias escolares de julho para desenhar? Esta é a proposta que o Salão Internacional de Humor de Piracicaba faz aos estudantes de todo o país, matriculados na rede pública e privada de ensino.Em 2012, o tradicional e maior evento do gênero no Brasil realiza a décima edição do Salãozinho de Humor, que pode contar com a participação de crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos. As inscrições estão abertas e seguem até 10 de agosto.

Para participar do 10º Salãozinho de Humor basta retirar a ficha de inscrição no site oficial e depois enviar pelos Correios até dois trabalhos que sejam produzidos nas categorias de humor charge, caricatura, cartum ou história em quadrinhos.

O tema é livre e o formato deve ser o A4 (210 x 297 milímetros). É essencial que os desenhos sejam elaborados apenas pelo estudante, sem a ajuda de familiares, professores ou amigos. Atenção: a organização não aceita cópias ou plágios de trabalhos publicados ou não, que são desclassificados automaticamente.

Os interessados devem incluir no verso da folha o nome completo do autor, idade, data de nascimento, endereço completo, nome do pai ou responsável, escola, série, telefone e endereço de e-mail.

Serão duas categorias no Salãozinho: de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos. Os três primeiros colocados em cada uma delas recebem troféu e o Salãozinho vai conceder ainda duas menções honrosas.

A exposição das obras selecionadas será aberta no dia 25 de agosto, mesma data de abertura do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e permanece em cartaz até 14 de outubro, no Engenho Central de Piracicaba.

Os nomes que fazem parte do júri de seleção e premiação desta edição são Marilu Trevisan (artista plástica), Danilo D’Angeli (arte educador) e Willian Hussar (cartunista).

Entenda a diferença das categorias:

Charge – é a piada desenhada sobre fatos atuais. A charge é fruto do seu tempo e precisa que o sujeito que recebe a mensagem tenha informações anteriores sobre o assunto abordado.

Cartum – é uma piada de situação ou, em outras palavras, a piada solta. O assunto abordado não precisa estar ligado aos acontecimentos do momento, ou seja, se alguém ver o desenho hoje ou daqui a alguns anos, a piada não perderá a graça.

Caricatura –
é o desenho de personagens da vida real com traços exagerados, como políticos, esportistas e celebridades da televisão.

Histórias em quadrinhos e tiras –
são estórias contadas em uma sequência de imagens (quadros).

Para mais informações: [email protected] ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Renato LebeauquadrinhosSalão Internacional de Humor de Piracicaba,Salãozinho de HumorQue tal aproveitar as férias escolares de julho para desenhar? Esta é a proposta que o Salão Internacional de Humor de Piracicaba faz aos estudantes de todo o país, matriculados na rede pública e privada de ensino.Em 2012, o tradicional e maior evento do gênero no Brasil realiza a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe