Os Brasileiros de André Toral

Por Renato Lebeau | 28 abril de 2009

os_brasileiros

“Leio as histórias do Toral com a mesma parte do cérebro (e da libido) com que leio Love and Rockets, dos irmãos Hernandez, ou Ken Parker, do Berardi e do Millazzo. São simples, vigorosas, surpreendentes.”
Laerte

Depois de uma frase como essa não precisa de muito para ficar interessado nas obras de André Toral, historiador e antropólogo, que em sua mais nova publicação pela editora Conrad, narra o choque de civilizações entre índios e europeus no Brasil.

Nos primeiros séculos depois de sua descoberta oficial pelos portugueses, o Brasil era considerado na Europa como uma terra de grandes oportunidades, um imenso território sem dono onde um homem poderia prosperar e se fazer respeitar independentemente de seu passado.

Isso é claro, atraiu para cá, além dos colonos portugueses, toda espécie de desvalidos e aventureiros do Velho Continente.

Nesse contexto, os índios eram vistos como um mero obstáculo, quando não como mão-de-obra gratuita e abundante, à disposição dos europeus.

A HQ “Os Brasileiros”, narra esse choque de civilizações em sete histórias nas quais são os índios que ocupam o lugar de destaque – e não como pobres vítimas da História ou criaturas indefesas diante do homem branco.

Aqui, nenhuma empreitada – da extração do pau-brasil no século XVI até a implantação de um latifúndio no século XX – pode seguir adiante sem levar em conta os grupos indígenas, suas demandas e seus costumes.

Partindo da violência sem limites dos bandeirantes, e passando pela fúria predatória de fazendeiros inescrupulosos até chegar às armadilhas contemporâneas da ganância e do alcoolismo, surgem relatos impressionantes da luta de povos que resistiram e até hoje marcam sua presença como representantes das sociedades mais antigas e originais que fazem parte da população e da cultura brasileiras.

O evento de lançamento será na próxima segunda-feira, dia 4 de maio, a partir das 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, com entrada é franca.

Mais informações sobre o evento pelo telefone (11) 3170-4033.

O autor:

Historiador e antropólogo, André Toral nasceu em São Paulo em 1958. Estreou nos quadrinhos em 1986, com a história “Pesadelos Paraguaios”, publicada na extinta revista Animal.

Durante os anos seguintes, colaborou com as principais revistas de quadrinhos do Brasil na época. Em 1992, publicou sua primeira graphic novel, O Negócio do Sertão, aqui reproduzida, que lhe rendeu um Troféu HQ Mix de melhor roteirista nacional.

Em 1999, lançou seu segundo álbum, Adeus, Chamigo Brasileiro – Uma História da Guerra do Paraguai, mais uma vez ganhador do Troféu HQ Mix de melhor roteiro.

Além de histórias em quadrinhos, produz também livros e artigos sobre temas relacionados à Antropologia e História da Arte, como os três volumes de Arte e Sociedade no Brasil, em co-autoria com Aracy Amaral. Atualmente vive em São Paulo, onde trabalha como professor universitário.

Os Brasileiros
André Toral
Editora Conrad
21 x 27 cm
88 páginas
R$ 38,00

Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2.073 – São Paulo-SP

DVD Rio
DVD Rio
 19.89999961853 
Veja mais
DVD Smallville - 10ª Temporada Completa- 6 DVDs
DVD Smallville – 10ª Temporada Completa- 6 DVDs
 129.89999389648 
Veja mais
DVD Harry Potter 7 (parte 2) + DVD Bônus- Duplo
DVD Harry Potter 7 (parte 2) + DVD Bônus- Duplo
 44.900001525879 
Veja mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe:
  • Print
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • Blogplay
  • Add to favorites
  • email
  • Posterous
  • RSS
  • StumbleUpon
  • Tumblr
  • Twitter
  • Yahoo! Buzz

Tags: , ,

Posts relacionados


Deixe o seu comentário