Vertigo é um selo de quadrinhos da editora norte-americana DC Comics. A DC é mundialmente famosa por publicar super-heróis, entre eles Batman e Superman. Seu objetivo publicar histórias em quadrinhos adultas com temáticas do cotidiano, magia, fantasia e ficção.

No Brasil, a Vertigo começou a ser publicada em uma série de 12 revistas com título homônimo pela editora Abril. Nestas publicações, o público brasileiro travou seu primeiro contato com personagens que se tornariam clássicos dos quadrinhos nos anos 1990: Sandman, Hellblazer com Constantini e Preacher.

Também apareceram dois dos mais consagrados escritores de quadrinhos: Neil Gaiman e Alan Moore. Aliás, este era o “mote” dos quadrinhos Vertigo, investir em roteiros bem elaborados, com séries adultas no conteúdo em detrimento dos desenhos, embora estes não deixassem a desejar e, em alguns casos, até pelo contrário, eram obras de arte.

Após sair da Abril, os quadrinhos da Vertigo andaram por uma série de editoras, ora em revistas mensais, ora em livros compilando algumas sagas. Mas, finalmente, chegaram à Pixel Media, um selo da Ediouro, que prometeu organizar os títulos da Vertigo, que acabaram tendo publicações por várias outras editoras.

Surgia assim a revista Pixel Magazine com uma ótima produção gráfica e com quatro séries regulares em cada número da revista. Além disso, algumas edições especiais saíram com sagas completas das principais séries. Mas a publicação durou apenas 22 edições.

Os quadrinhos da Vertigo chegaram em 2009 à editora Panini Comics do Brasil com uma revista mensal de nome Vertigo. Em 132 páginas, a revista traz as séries Hellblazer, com as aventuras do Mago Constantini; Vikings, onde o roteirista Brian Wood trabalha com os povos nórdicos e seus mitos; Sandman Apresenta: A Tessalíada; Escalpo, uma ótima série sobre índios norte-americanos contemporâneos; e de Neil Gaiman, Lugar Nenhum, com roteiro de Mike Carey.

A Panini também promete tratar as HQs da Vertigo com a atenção merecida. Além da revista mensal, também está publicando algumas séries em edições especiais e edições definitivas com alto acabamento gráfico.

Ilustração: Ronilson Caetano Leal (MG)

Renato Lebeaurealidade alternativaAbril,Alan Moore,Constantini,Ediouro,Hellblazer,Neil Gaiman,Panini,Pixel Media,Preacher,Sandman,VertigoVertigo é um selo de quadrinhos da editora norte-americana DC Comics. A DC é mundialmente famosa por publicar super-heróis, entre eles Batman e Superman. Seu objetivo publicar histórias em quadrinhos adultas com temáticas do cotidiano, magia, fantasia e ficção. No Brasil, a Vertigo começou a ser publicada em uma série...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe