Acompanho o trabalho do paraibano Emir Ribeiro há mais de duas décadas, desde o final dos anos 1980, quando trocávamos fanzines. Tenho em minha coleção todas as publicações do Emir e sua personagem Velta, além de outros personagens. Também possuo suas publicações independentes até aquelas editadas por editoras mercadológicas.

Sendo um dos mais antigos leitores da obra de Emir Ribeiro, me sinto à vontade para dizer que Velta 2010 é o melhor trabalho do Emir. Tal como vinho, quanto mais velho melhor, fica claro que os anos de produção, sejam artesanais (fanzines), profissionais, para os Estados Unidos e trabalhos independentes, Emir evoluiu muito e, com Velta 2010, o paraibano chega a seu melhor momento.

Se vai crescer ainda mais, só o tempo poderá nos responder. Como sempre, Emir está de parabéns pela bela obra-prima do Quadrinho Nacional.

Em Velta 2010, Emir continua explorando o selo “Realidade Alternativa” – nenhuma relação com esta coluna – onde seus personagens são colocados em épocas e situações que fogem da cronologia oficial. Para este trabalho, Velta aparece em João Pessoa/PB nos anos 30 do século XX.

O primeiro elogio a se fazer a este trabalho é o resgate histórico. Emir escreveu seu roteiro obedecendo aos fatos reais da História da Paraíba, como o assassinato de João Pessoa. Para isso, além de conhecer a História, Emir precisou pesquisar vestuário, linguagem, prédios… Enfim, tudo que leve o leitor a perceber o cenário como na época em que a HQ retrata. Emir preocupou-se tanto com a continuidade que, ao reproduzir páginas de jornal, usou a grafia do período.

Velta 2010 é uma revista com 68 páginas, capa colorida e miolo preto e branco. A capa foi magistralmente produzida por Emir e Paulo Nery. “Velta Contra a Irmandade do canhão” foi escrita e desenhada por Emir Ribeiro e dividida em três partes.

Ilustração: Alex Doeppre (Novo Hamburgo/RS)

Denilson Reisrealidade alternativaAlex Doeppre,Emir Ribeiro,Paulo Nery,Velta,Velta 2010Acompanho o trabalho do paraibano Emir Ribeiro há mais de duas décadas, desde o final dos anos 1980, quando trocávamos fanzines. Tenho em minha coleção todas as publicações do Emir e sua personagem Velta, além de outros personagens. Também possuo suas publicações independentes até aquelas editadas por editoras mercadológicas. Sendo...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe