Por Alex Doeppre

As viagens do Eternauta ficaram mais solitárias na sexta-feira, 12 de agosto de 2011, quando faleceu um de seus “pais”, o desenhista argentino Francisco Solano López, vitimado por um derrame cerebral aos 82 anos. Por decisão da família, seu corpo foi cremado.

Artista premiado, alcançou a condição de mito cultural argentino graças à concepção gráfica do Eternauta, que desenhou pela primeira vez em 1957 a partir dos roteiros de seu amigo Héctor Germán Oesterheld, outro ícone das “historietas” (como são chamadas as HQs na Argentina). Sobre a gênese do Eternauta diz Solano López: “Os invasores do espaço estavam na moda e Oesterheld gostava muito de ficção-científica. Já havíamos feito Rolo, O Marciano Adotivo e quando ele montou sua editora tinha vontade de fazer uma HQ deste gênero com heróis argentinos, que ao mesmo tempo fosse ficção-científica e realista.”

Uma das características da arte de Solano López era a reprodução precisa e vigorosa dos bairros da Buenos Aires dos anos 1960 e 1970. Incursionou também pelo quadrinho erótico, dado seu apreço pelo desenho da anatomia feminina.

“Uma superfície saturada, muita flexibilidade e nanquim aguado. Essa é a fórmula da vida. Ao menos em meus desenhos”, declarou quando entrevistado em 2003.

Para saber mais sobre a obra deste magnífico desenhista clique aqui e leia o artigo da série Las Historietas sobre Francisco Solano López

Imagem: foto de Francisco Solano López tendo ao fundo ilustração do mesmo para a HQ “Eternauta: O Mundo Arrependido” (1997)

Denilson Reisrealidade alternativaEternauta,Francisco Solano LópezPor Alex Doeppre As viagens do Eternauta ficaram mais solitárias na sexta-feira, 12 de agosto de 2011, quando faleceu um de seus 'pais', o desenhista argentino Francisco Solano López, vitimado por um derrame cerebral aos 82 anos. Por decisão da família, seu corpo foi cremado. Artista premiado, alcançou a condição de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe