Demolidor, O Homem Sem Medo foi criado em 1967 por Stan Lee e tornou-se, para mim, o mais fantástico super-herói da Marvel pelo simples fato de não ser um herói mutante ou um extraterrestre.

Matt Murdok – identidade civil do Demolidor – era filho de Jonathan Murdok, um lutador de Box. Jonathan sonhava para o filho uma carreira universitária e assim o jovem Matt o fez, mas nunca deixou de praticar ginástica com os equipamentos do pai. Quando jovem, ajudou um senhor a escapar de um atropelamento de um caminhão desgovernado. Este caminhão trazia um carregamento de material radioativo que acabou ferindo os olhos de Matt e o deixou cego.

Por outro lado, a cegueira deu supersentidos a Matt e concedeu-lhe um poderoso “radar mental” capaz de detectar com precisão todas as formas a sua volta.

Murdok decide combater o crime após ver seu pai assassinado por gângsteres e assim torna-se o Demolidor, O Homem Sem Medo. Embora combatendo o crime, as armas do Demolidor são seus sentidos hiperaguçados e uma bengala que se divide em dois bastões que usa para saltar entre os prédios, se defender e arremessar contra os inimigos.

A série de HQs que mais aprecio do herói foi a saga escrita e desenhada por Frank Miller e Klaus Janson. Nela o herói enfrenta seus mais cruéis inimigos: Rei do Crime, Mercenário e os ninjas da organização O Tentáculo; envolve-se com duas grandes heroínas que também são suas paixões: Elektra e Viúva Negra; e contracena com seu mestre e mentor, Stick.

Demolidor também chegou ao cinema pelas mãos do diretor Mark Steven Johnson. A crítica não aprovou o filme, mas, o diretor captou bem o drama do personagem, embora poderia ter explorado mais a “cozinha do inferno” (bairro onde se desenrola a história).

Os personagens ficaram bem caracterizados, noves fora o Rei do Crime, que branco nos quadrinhos, ficou negro nas telas. As cenas de lutas ficaram ótimas, assim como o deslocamento do herói pelos prédios.

Ilustração:
Anderson Ferreira & Diego Müller

Denilson Reisrealidade alternativaDemolidor,Frank Miller,Klaus Janson,Matt Murdok,Stan LeeDemolidor, O Homem Sem Medo foi criado em 1967 por Stan Lee e tornou-se, para mim, o mais fantástico super-herói da Marvel pelo simples fato de não ser um herói mutante ou um extraterrestre. Matt Murdok – identidade civil do Demolidor – era filho de Jonathan Murdok, um lutador de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe