velta_emirEmir Ribeiro e Velta são, para os fãs e colecionadores de quadrinho independente brasileiro, sinônimos. Sempre que se menciona o nome de Emir, logo vem à mente a loura mais fantástica dos quadrinhos brasileiros. O mesmo se dá quando é citado o nome da personagem Velta: “a personagem do Emir?” – todos respondem prontamente.

Emir Ribeiro vem trazendo ótimas publicações apresentando a personagem Velta ao novos leitores e satisfazendo aos antigos com a possibilidade de ter novas revistas da loura em mãos. As HQs tanto republicações das primeiras, como novas aventuras e algumas ao lado de outros personagens clássicos do quadrinho brasileiro. Confiram algumas das últimas publicações.

Velta de Emir Ribeiro imagem 2Velta 2012 – Preparando os leitores para os 40 anos de Velta em 2013, o paraibano Emir Ribeiro, vem nos apresentando a personagem em publicações anuais onde publica HQs atuais e resgata trabalhos publicados nos primórdios das aparições de Velta nos jornais da Paraíba. Nesta edição, temos uma HQ de 2002 intitulada “Pau de Arara”, uma série de textos e artigos falando sobre as criações de Emir e várias HQs nostálgicas, com destaque para “A Quadrilha do Caolho”, de 1976, onde Velta aparece ao lado do Homem de Preto, outra criação de Emir. A publicação destaca também os 40 anos da Garota-de-Borracha.

Velta – As Primeiras Aventuras – Aqui são apresentadas as primeiras tiras de jornal que Emir publicou a partir de 1975 nos jornais A União e O Norte, ambos da Paraíba: “A Ameaça Noturna” e “Sem Energia”. Acho relevante o fato de Emir reproduzir estas HQ’s pelo fato de podermos ver o traço do “garoto” Emir e poder comparar com sua produção de anos depois. Não são todos os desenhistas que tem esta coragem!

Velta de Emir Ribeiro imagem 3Velta & Mirza – Imagine um gibi com duas das mais importantes e reverenciadas personagens femininas do quadrinho brasileiro, criadas por dois Mestres da HQB. Imaginou? Pois Emir Ribeiro (criador de Velta), Eugênio Colonnese (criador de Mirza) e José Salles (editor) imaginaram e colocaram no papel, ou melhor, no gibi. “Velta & Mirza – O Exército de Vampiros” da editora independente Júpiter II brindou aos fãs destes Mestres, destas personagens, enfim, do quadrinho nacional. Lançada em 2011, esta edição especial vem de um longo processo, mas infelizmente, só se concretizou após a morte do Mestre Colonnese.

De qualquer forma, Emir Ribeiro deu conta do recado com ótimos desenhos e um roteiro cheio de homenagens e referências aos fãs de quadrinhos e em especial aos do quadrinho brasileiro. A publicação tem 68 páginas, capa colorida e vários textos sobre Eugênio Colonnese escritos por Marconi Lapada.

mat_38bVelta vs Drácula – O ano de 2013 marcou os 40 anos de Velta, popular heroína dos quadrinhos brasileiros e para comemorar esta marca histórica, Emir publicou em janeiro/2013 o livro “40 Anos de Velta – Tomo I”, onde apresenta uma sensacional HQ em que Velta enfrenta nada mais, nada menos, que o Príncipe das Trevas: Conde Drácula.

Esta HQ foge da cronologia da personagem que é colocada numa “realidade alternativa”, onde Velta materializa-se no corpo da jovem Catarina que parte para enfrentar o Lorde das Trevas, que foi idealizado por Emir a partir do ator Christofer Lee, que interpretou o papel de Drácula no cinema. Além da HQ principal – “Velta vs Drácula”, completa o livro a HQ “Michelle, A Vampira”, mais uma personagem criada por Emir.

Nestas HQ’s, em especial na “Velta vs Drácula”, a arte de Emir Ribeiro está um primor. Parece que o mestre não para de evoluir e se superar na arte de desenhar com uma arte-final rica em detalhes e o já clássico uso das retículas. Acompanha a publicação um pôster fantasticamente pintado por Paulo Nery, que também foi o responsável pela arte da capa.

Velta de Emir Ribeiro imagem 1Velta 40 Anos Tomo II e III – Se no Tomo I de Velta 40 Anos a loura enfrentou o Príncipe das Trevas, para o Tomo II Emir trouxe mais um personagem clássico do quadrinho brasileiro: O Judoka. O personagem ficou famoso em suas revistas publicadas pela Ebal e Emir resolveu fazer esta homenagem. Para tanto, contou com a colaboração de Antônio Luiz Ribeiro, que dividiu o roteiro com Emir. Na arte, o mestre continua fantástico! Já no Tomo III, é resgatado trabalhos de Emir para o suplemento “O Pirralho” do jornal A União da Paraíba, com ilustrações, piadas do Sabido e HQs de Welta (na época com W).

Velta de Bolso – Alguns anos atrás, Emir Ribeiro teve a ideia de lançar as histórias da Velta em forma de romance ou pulp-ficcion, ou seja, sem quadrinhos, apenas texto e ilustrações. Em 2013, temos o segundo número do livro de bolso, mas desta vez com HQs. Neste caso, trata-se de uma minissérie de 1987, que deveria ter sido lançada por uma editora do Paraná. Neste livrinho temos uma HQ dividida em 8 partes (série completa), além de extras.

Contatos por e-mail: [email protected]

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/09/velta91g.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/09/velta91g-300x182.jpgDenilson ReisindependentesEmir Ribeiro,VeltaEmir Ribeiro e Velta são, para os fãs e colecionadores de quadrinho independente brasileiro, sinônimos. Sempre que se menciona o nome de Emir, logo vem à mente a loura mais fantástica dos quadrinhos brasileiros. O mesmo se dá quando é citado o nome da personagem Velta: “a personagem do...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe