Shima

O desenhista Júlio Shimamoto tem mais de meio século dedicado ao quadrinho nacional. Já produziu de tudo, do quadrinho erótico ao de super-heróis, de colaboração com publicações independentes como os fanzines até as tiras diárias de jornais. Mas não cabe dúvida que as histórias em quadrinhos de terror marcaram o nome do mestre no cenário nacional. Esta é a temática de uma bela obra da editora Marca de Fantasia, Shima: HQs Clássicas de um samurai dos Quadrinhos. Em 64 páginas divididas em 8 HQs, produzidas entre 1959 e 1961, Shimamoto, ou simplesmente Shima, mostra que já no início de careira procurava uma identidade própria para seu traço. Também merece destaque a sensacional arte pintada para a capa desta publicação, que é o terceiro volume da série Biografix da editora.

Você Sabia?

A Coleção Biografix, da Editora Marca de Fantasia, cumpre um importante trabalho de resgate da memória da HQB (História em Quadrinhos Brasileira) ao editar obras significativas de determinado autor, uma fase importante de um grande desenhista ou fazer uma compilação do conjunto da obra de um quadrinhista nacional. O Volume 04 da coleção, editado em 2007, resgata o trabalho jornalístico de Edson Rontani, o primeiro a lançar um fanzine em nosso país, quando esta palavra ainda não figurava no universo de nossas HQs. Neste álbum são apresentadas as colunas que Rontani publicou no jornal O Diário de Piracicaba, onde apresentava curiosidades, todas ilustradas pelo autor. O álbum traz ainda dois textos falando sobre o autor: um de seu filho, Edson Rontani Jr.; outro do cartunista Érico San Juan.

No Rastro de Masamune

Ao editar este álbum, Henrique Magalhães brinda os amantes da HQB, pelo fato de a obra de Luiz Saindenberg ter ficado incompleta desde que a Editora Ópera Graphica havia publicado a primeira parte da história do resgate da espada “Masamune”. Com este álbum, temos a seqüência da HQ que apresenta a aventura do samurai Tadashi Endo. Este trabalho só veio a coroar a brilhante carreira do desenhista Luiz Saindenberg, que recebeu em 2002 o título de Mestre do Quadrinho Nacional. Mas, No Rastro de Masamune de 2008 – o Volume 5 da Coleção Biografix da Editora marca de Fantasia –, Saindenberg não se destaca só nos desenhos, pois fez um ótimo trabalho de pesquisa histórica, lingüística e referências de cenário fiéis à época retratada.

Denilson ReisindependentesEditora Marca de Fantasia,Edson Rontani,Júlio Shimamoto,Luiz Saindenberg,No Rastro de Masamune,Você Sabia?Shima O desenhista Júlio Shimamoto tem mais de meio século dedicado ao quadrinho nacional. Já produziu de tudo, do quadrinho erótico ao de super-heróis, de colaboração com publicações independentes como os fanzines até as tiras diárias de jornais. Mas não cabe dúvida que as histórias em quadrinhos de terror marcaram...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe