marca_fantasia_realidade_alternativa

As coleções da editora independente Marca de Fantasia (www.marcadefantasia.com.br) são fantásticas, como as que comento agora com tiras humorísticas em duas coleções bem bacanas. Confira!

A Caravela: “A Caravela” do cartunista Nilson faz parte da Coleção Biografix da editora Marca de Fantasia. A idéia de seu editor, Henrique Magalhães, é trazer ao público obras fundamentais do Quadrinho Nacional a muito publicadas.

“A Caravela” é uma obra fundamental, não só pela arte perfeita do quadrinhista Nilson Adelino Azevedo como pela referencia a um dos episódios mais fundamentais da História da humanidade: As Grandes Navegações.

Nilson não produziu uma obra paradidática – ainda bem – mas conseguiu apresentar a História do ponto de vista dos personagens tratados como secundários pelos grandes escritores oficialistas. Em aproximadamente 80 tiras podemos apreciar parte desta obra que já ultrapassou 200 tirinhas.

Katita:
O trabalho de Anita Costa Prado parte do engajamento da autora nas causas homossexuais. Para quem não tem contato com o universo dos quadrinhos alternativos vale explicar que Katita, personagem de Anita é homossexual assumida.

Mas o interessante desta coletânea de tiras que compõem o número 13 da coleção Das Tiras, Coração da editora Marca de Fantasia é que Anita não apenas usa sua personagem para o discurso panfletário, mas também como arte, para contar uma piada em três quadrinhos.

Esta coletânea acabou premiada com o Angelo Agostine, um dos principais prêmios do Quadrinho Nacional. A série “Katita, Tiras Sem Preconceito” tem roteiro de Anita e desenhos de Ronaldo Mendes.

Jú & Jigá:
Este trabalho foi produzido originalmente para o jornal da Academia Brazopolense de Letras e Historia, da qual seu autor, o mineiro de Brazopoles, Edgard Guimarães é membro. Mas como uma das finalidades da editora Marca de Fantasia é a compilação de materiais publicados em zines e jornais de pequena tiragem, “Jú & Jigá” ganhou uma publicação pela coleção Das Tiras, Coração como volume 14 da série.

Nesta obra o desenhista e também responsável pela coleção ao lado do editor Henrique Magalhães apresenta mais uma faceta de sua diversidade de produção. Guimarães produz uma série de HQs dos mais variados estilos narrativos e também gráficos. Mas seu traço atingiu uma característica própria que aos leitores que o acompanham a mais de duas décadas fica fácil de identificar.

As 40 tiras desta publicação mostram cenas do cotidiano familiar cuja inspiração é a própria família do autor. Mas Edgard procura deixar bem claro nos comentários sobre a obra e sua produção publicados no final do álbum que as tirinhas na são autobiográficas. Seja como for, as situações são bastante divertidas.

Denilson ReisindependentesAnita Costa Prado,Caravela,Coleção Biografix,Edgard Guimarães,Henrique Magalhães,Jú & Jigá,Katita,Marca de Fantasia,Nilson,Quadrinho NacionalAs coleções da editora independente Marca de Fantasia (www.marcadefantasia.com.br) são fantásticas, como as que comento agora com tiras humorísticas em duas coleções bem bacanas. Confira! A Caravela: “A Caravela” do cartunista Nilson faz parte da Coleção Biografix da editora Marca de Fantasia. A idéia de seu editor, Henrique Magalhães, é...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe