Arquivo X Arquétipo

Partindo da famosa série de TV, Arquivo X, a jornalista e pesquisadora Ariadne Rengstl analisa os mitos e símbolos. À luz das teorias de Jung sobre arquétipos, Ariadne analisa os principais personagens da série: Mulder, Scully, Canceroso, Skinner Graganta Profunda e X, procurando identificar os arquétipos de cada um. Também faz trabalho idêntico em cima de três episódios do seriado: Nunca Mais, Revelações e O Repouso Final de Clyde Bruckman. Além das análises dos mitos e símbolos, Ariadne discute os conceitos de inconsciente coletivo, arquétipos e mitos; introduz a série Arquivo X; e mostra por que a série tornou-se um fenômeno mundial de audiência. Arquivo X Arquétipo – Mitos e Símbolos no Seriado Arquivo X de Ariadne Rengstl compõe o Volume 11 da Coleção Quiosque de 2005.

O Rasgão No Real

O Volume 14 da Coleção Quiosque da Editora Marca de Fantasia aborda a literatura de Ficção Científica (FC) onde o autor Braulio Tavares – escritor e pesquisador do tema – procura tratar sobre os conceitos de realidade nas obras de FC. Apresentando conceitos de Ciências Humanas como a Antropologia e de Ciências Exatas como a Física ou analisando obras de FC como as do consagrado Philip K. Dick, Braulio mostra como somos cada vez menos capazes de distinguir o que é Real e o que é sua Representação. Destaque para os capítulos onde o autor faz ótima análise sobre os “reality shows” e os “RPG’s”. O Rasgão no Real – Metalinguagem e Simulacros na Narrativa de Ficção Científica de Braulio Tavares foi editado em 2005.

HQ Infantil

Fazer um panorama histórico das Histórias em Quadrinhos Infantis foi a tarefa do jornalista e professor Roberto Elísio dos Santos em mais um belo livro editado pela Marca de Fantasia. A partir da análise das “kid-strips” ou tiras onde as crianças são as protagonistas, o professor Roberto vai apresentando a história deste estilo de quadrinhos, além de analisar as principais obras do gênero. Roberto Elísio inicia com livros ilustrados publicados na Alemanha, faz uma ótima respectiva das “kid-strips” norte-americanas no capítulo mais longo do livro. Mas mostra que não é só os estadunidenses que fazem bem este tipo de quadrinhos, dando exemplos da Europa, Japão e um capítulo dedicado ao Brasil. Mas quem pensa que é só humor, Roberto Elísio aborda os quadrinhos de temática adulta nas “kid-strips”. História em Quadrinhos Infantil – Leitura para Crianças e Adultos é o Volume 15 da Coleção Quiosque de 2006.

Denilson ReisindependentesArquivo X Arquétipo Partindo da famosa série de TV, Arquivo X, a jornalista e pesquisadora Ariadne Rengstl analisa os mitos e símbolos. À luz das teorias de Jung sobre arquétipos, Ariadne analisa os principais personagens da série: Mulder, Scully, Canceroso, Skinner Graganta Profunda e X, procurando identificar os arquétipos de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe