Humor em Pílulas – Uma das formas de se fazer HQs (Histórias em Quadrinhos) é a tira. Produzida normalmente em três quadrinhos, tem no humor a sua principal característica, embora muitas delas foram publicadas com a temática da aventura. Os EUA são os grandes produtores de tiras, mas o professor e pesquisador Henrique Magalhães no livro Humor em Pílulas – A Força Criativa das Tiras Brasileiras, que marca o Volume 16 da Coleção Quiosque de 2006 analisa, como o próprio subtítulo salienta, as tiras produzidas no Brasil.

Embora o livro faça um apanhado histórico do surgimento das tiras em sua primeira parte, o bacana da obra de Henrique é o enfoque dado a produção nacional retomando o histórico de alguns projetos, de certa forma bem sucedidos, como a Funarte e a turma da Circo Editorial, além de Maurício de Sousa, mas também a produção regional e as publicações alternativas.

Quadrinhos & Outros Bichos – Doutor em Educação com ampla pesquisa no universo das Histórias em Quadrinhos, o mineiro Wellington Srbek apresenta, novamente, pela Editora Marca de Fantasia, algumas análises sobre HQs no livro Quadrinhos & Outros Bichos. A obra é composta por três artigos surgidos no contexto de suas pesquisas na área dos quadrinhos.

No primeiro artigo, Srbek analisa o potencial das HQs a serviço da Educação com dois exemplos onde as HQs foram usadas, uma de forma positiva e outra negativa. O segundo artigo mostra o quadrinho como arte e seu uso na publicidade com uma ótima reflexão em um “adendo” sobre a novela Uga Uga.

Por fim, faz um breve histórico das HQs e monta um interessante quadro cronológico. Quadrinhos & Outros Bichos é o Volume 17 da Coleção Quiosque de 2006.

Tirinha – Marco Nicolau escreveu o Volume 19 da Coleção Quiosque da Editora Marca de Fantasia, Tirinha – A Síntese Criativa de um Gênero Jornalístico. Publicada em 2007, o livro é dividido em duas partes.

Na primeira, Nicolau argumenta porque s tiras de jornal tornaram-se um gênero jornalístico, usando o conceito de gênero. Além disso, apresenta a história das tiras nos jornais e também das histórias em quadrinhos. Finaliza analisando algumas das mais importantes tiras de quadrinhos e suas trajetórias nos jornais. Na segunda parte, os conceitos de humor e semiótica são discutidos à luz do campo antropológico.

Para concluir, nas palavras do autor, que “a tirinha é, sem dúvida, uma representante importante da condição humana para o humor”.

Denilson ReisindependentesHenrique Magalhães,Humor em Pílulas,Marca de Fantasia,Marco Nicolau,Quadrinhos & Outros Bichos,Tirinha,Wellington SrbekHumor em Pílulas – Uma das formas de se fazer HQs (Histórias em Quadrinhos) é a tira. Produzida normalmente em três quadrinhos, tem no humor a sua principal característica, embora muitas delas foram publicadas com a temática da aventura. Os EUA são os grandes produtores de tiras, mas o...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe