tche

A Coleção Quiosque da editora independente Marca de Fantasia que já chega a quase duas dezenas de livros tem apresentado belas monografias trazendo a história das histórias em quadrinhos, além de textos conceituais e filosóficos sobre esta arte.

Histórias em Quadrinhos – Essa Desconhecida Arte Popular:
O francês Thierry Groensteen com o título do livro já deixa claro sua preocupação neste texto: as histórias em quadrinhos são uma arte popular, consumida por milhões de pessoas a mais de um século, desde a mais tenra idade até a vida adulta, mas, o público consumidor tem conhecimento sobre a história desta forma de manifestação artística?

Groensteen divide seu texto em dois momentos. Primeiro, analisa os gêneros mais populares de quadrinhos na França a partir de uma narrativa histórica para afirmar que quadrinhos é arte. Segundo, propõe uma pedagogia para as histórias em quadrinhos, pois argumenta que existe o desconhecimento do público em relação às histórias em quadrinhos para uma apreciação do desenho. A apresentação do livro, o volume 1 da coleção, ficou com o editor Henrique Magalhães.

Fanzine: O volume 2 da Coleção Quiosque privilegia o universo dos fanzines de onde é oriundo, tanto o editor Henrique Magalhães como o autor do livro Edgard Guimarães. A obra já havia sido lançada em formato livro-zine por Guimarães e agora chega numa edição mais caprichada. Mas, o importante é o conteúdo e este é fantástico, sendo obra referência para qualquer um interessado em mergulhar no universo dos fanzines.

Após a apresentação de Henrique, Edgard vai escrevendo seu texto como se concedesse uma entrevista. Cada tópico é uma pergunta em que o autor vai respondendo e esclarecendo o leitor. Desde o que é um fanzine até como distribuí-lo. Em fim, muitas dúvidas que são esclarecidas de forma simples e direta, quase didática. Guimarães ainda usa a própria produção de fanzines no Brasil para exemplificar cada explicação.

O texto mostra também as temáticas que aparecem nos fanzines fazendo uma subdivisão bastante interessante e ressalta que os zines de HQs são os que predominam no Brasil.

Miracleman – Um Outro Mito Ariano:
Surgido na Inglaterra em 1954 para satisfazer os leitores do Capitão Marvel que havia sido cancelado devido a questões judiciais, Marvelman – como era chamado Miracleman originalmente, é o tema do volume 6 da Coleção Quiosque.

Nesta obra escrita pelo jornalista e ex-fanzineiro Márcio Salermo, travamos contato com a origem do personagem bem como podemos acompanhar todo o desenrolar das HQs publicadas pela editora norte-americana Eclipse Comics, responsável por revitalizar o herói na década de 1980 sob a batuta do hoje premiadíssimo Alan Moore.

Descrevendo cada número da revista, os fãs terão em sua mão uma verdadeira bíblia do herói e, os novos interessados, as informações para aventurarem-se pelas páginas de Miracleman. Mas, Márcio vai além apontando as referências usadas por Moore e depois Neil Gaiman que relacionam as HQs do herói a obra do filósofo Friedrich Nietzsche em “Assim Falou Zaratustra” sobre o mito do super-homem.

Ilustração: Edgard Guimarães (Brasópolis/MG)

Denilson ReisindependentesAlan Moore,Capitão Marvel,Coleção Quiosque,Friedrich Nietzsche,Henrique Magalhães,Marca de Fantasia,Márcio Salermo,Neil Gaiman,Thierry Groensteen,ZaratustraA Coleção Quiosque da editora independente Marca de Fantasia que já chega a quase duas dezenas de livros tem apresentado belas monografias trazendo a história das histórias em quadrinhos, além de textos conceituais e filosóficos sobre esta arte. Histórias em Quadrinhos – Essa Desconhecida Arte Popular: O francês Thierry Groensteen...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe