Solar
Personagem criado na década de 1990 por Wellington Srbek, Solar tem suas histórias recontadas em duas edições: “Renascimento” e “Solo Sagrado”. Solar é Gabriel Ribeiro, um cidadão aparentemente comum que ganha o poder de voar e acaba meio perdido com o poder num primeiro momento assustador.

Mas Srbek não criou um herói estereotipado tal como encontramos em dezenas de revistas. Solar tem toda uma mitologia ligada a tribos indígenas amazônicas, que com certeza vem dos conhecimentos de História do Professor Wellington Srbek.

O roteiro é muito bom e conta com ótimos desenhos de Rubens Lima, com algumas expressões de rosto dos personagens que lembram o estilo de Barry Smith. Na segunda edição colaboram também os desenhistas Luiciano Irrthum e Laz Muniz. Contatos pelo site www.maisquadrinhos.com.br.

Três Centos de Cartuns
Com a finalidade de organizar sua produção, o fanzineiro e editor independente Edgard Guimarães criou o selo EGO. Sua segunda publicação especial do ano de 2010 foi Três Centos de Cartuns, onde Edgard apresenta uma compilação com trezentos cartuns, que haviam sido publicados nas últimas duas décadas nos mais diversos fanzines espalhados pelo Brasil.

Os cartuns foram produzidos, intencionalmente, num total de seis, com o mesmo tema que podem ser lidos individualmente, mas que, ao se ler, no contexto geral, tornam-se uma pequena HQ devido ao autor ter amarrado muito bem um cartum ao outro.

Os temas variam muito, indo da política à crítica social, mas mais preocupados em fazer um bom humor, independente da reflexão do leitor. Contato pelo e-mail [email protected].

Grandes Encontros
Engana-se quem pensa que no Brasil não se produz HQs de super-heróis no bom estilo comics. A SG Arte Visual, editora capitaneada por Samicler Gonçalves, do famoso herói Cometa, traz a publicação Grandes Encontros 1 para mostrar dois super-heróis brasileiros que nada devem aos gringos: Brasor Fênix e Máximus.

A revista também apresenta o sistema dos estadunidenses de produção em equipe. O roteiro é de Antônio Tadeu, a arte de Leonardo Laino e Zé Carlos, com as cores de Jocivaldo Alves.

A história não fugiu aos padrões, com os heróis se encontrando para um combate, até juntarem forças contra um inimigo comum. Já a arte é muito boa e a revista, com 26 páginas coloridas, é bem editada. Contato pelo e-mail [email protected].

Ilustração: Rubens Lima

Denilson ReisindependentesEdgard Guimarães,Grandes Encontros,Samicler Gonçalves,Solar,Três Centos de Cartuns,Wellington SrbekSolar Personagem criado na década de 1990 por Wellington Srbek, Solar tem suas histórias recontadas em duas edições: “Renascimento” e “Solo Sagrado”. Solar é Gabriel Ribeiro, um cidadão aparentemente comum que ganha o poder de voar e acaba meio perdido com o poder num primeiro momento assustador. Mas Srbek não criou...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe