Entendendo a Linguagem das HQs
De forma simples, despojada, bem humorada, mas com muito conteúdo, Edgard Guimarães com o livro “Entendendo a Linguagem das HQs” fez uma verdadeira apostila para todos aqueles que um dia prenderam ou pretendam trabalhar com HQs (Histórias em Quadrinhos). Não pense que o termo apostila é pejorativo e relega a obra de Guimarães a um “cursinho” sobre HQs.

Embora possa ser usado como apostila para entender-se mais de HQs, o livro é uma obra em quadrinhos, com personagens carismáticos e conteúdo inteligente. O livro é uma compilação das páginas publicadas do número 41 (novembro de 1999) ao número 100 (dezembro de 2009) do fanzine QI (Quadrinhos Independentes) editado por Edgard. Maiores informações por e-mail ([email protected]).

Bagaça
Revista de humor editada de forma independente pelo RICO Studio do cartunista Ricardo Martins. A revista traz uma série de trabalhos do editor, mas conta com a colaboração de grandes feras do humor, principalmente os autores alternativos como Alves, Benett, Gian Danton, Lute, Orlandelli e outros.

Além dos quadrinhos, tiras e cartuns destas feras, temos ainda uma entrevista com o desenhista Antônio Éder e dois artigos: Quarto Mundo, uma Alternativa para os Quadrinhos e El Vibora, 25 Anos do Underground Europeu. São 40 páginas com capa colorida e miolo preto&branco. Maiores informações por e-mail ([email protected]).

Fansing
Trata-se de um fanzine (revista artesanal) com um acabamento todo caprichado e impressa em gráfica com capa colorida e miolo preto&branco com 64 páginas. O Fansign (leia-se fanzáine) é um projeto da Escola de Design da UEMG e traz trabalhos dos alunos de diversos cursos ligados a área das Artes Visuais.

Embora traga uma série de ilustrações e colagens – bem no espírito fanzine – o legal é ver uma galera produzindo HQs de boa qualidade tanto nos roteiros como nos desenhos.

O Fansign traz ainda uma entrevista com Lacarmélio de Araújo, o Celton, folclórico quadrinhista mineiro conhecido por vender suas revistas em semáforos. Mais informações por e-mail ([email protected]).

Ilustração: Edgard Guimarães (Brasópolis/MG)

Denilson ReisindependentesAlves,Antônio Éder,Bagaça!,Benett,Edgard Guimarães,Entendendo a Linguagem das HQs,Fansing,fanzine,Gian Danton,Lacarmélio de Araújo,Lute,Orlandelli,Ricardo MartinsEntendendo a Linguagem das HQs De forma simples, despojada, bem humorada, mas com muito conteúdo, Edgard Guimarães com o livro “Entendendo a Linguagem das HQs” fez uma verdadeira apostila para todos aqueles que um dia prenderam ou pretendam trabalhar com HQs (Histórias em Quadrinhos). Não pense que o termo apostila...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe