quadrinho_nacional_parte_4

Devido a dificuldade de publicar pelas grandes editoras de quadrinhos no Brasil, uma série de publicações chegam até nós colecionadores através das edições independentes. Hoje vamos destacar três belos exemplos:

Brado retumbante: Revista de quadrinhos pernambucana que apresentou em seus quatro primeiros números o trabalho dos quadrinhistas nordestinos Leonardo Santana, Francinildo Sena, Rodrigo Garatt e Cidclay Laurentino com seus personagens: Cabala, Crânio, Monte Castelo e Arcanum. Trata-se de histórias onde os personagens têm algum super-poder, ou seja, são mutantes ou alienígenas mostrando o tradicional embate entre o ‘bem e o mal’.

O destaque vai para o ótimo traço do desenhista Mark Novoselic (in memoriam) nas páginas do personagem Crânio. Por tratar-se de uma cooperativa, a revista é muito bem produzida, com capa colorida e extenso número de páginas. Um verdadeiro exemplo a ser seguido para quem busca publicar quadrinhos no Brasil. Para conhecer o trabalho entrem em contato com Leonardo Santana ([email protected]).

Lorde Kramus: Kramus Dhemus, personagem de Gil Mendes nasceu como ‘literatura fantástica’, ganhou os fanzines e agora chega ao universo dos quadrinhos com uma bela revista que conta a origem de Lorde Kramus com roteiro de Gil Mendes e a ótima arte do baiano Hélcio Rogério. A saga mostra um personagem de feições demoníacas que vive em “uma Era perdida no tempo, antes do projeto divino para a criação da humanidade, quando os continentes eram apenas um só”, assim é definida na abertura da revista. O início da saga lembra o célebre personagem de Robert Howard, Conan.

A diferença, ao menos no momento, é que Conan é um bárbaro das montanhas e Kramus um lorde palaciano. De qualquer forma Gil criou um universo interessante que agora conta com a arte, perfeita para a literatura de Gil, do Hélcio. Para adquirir a revista entre em contato com Gil Mendes ([email protected]). A revista custa R$ 5, tem capa colorida, miolo p&b, formato americano.

Hangar especial: Com o subtítulo Tributo a Novoselic a revista é uma homenagem que o editor Jerônimo de Souza fez a um dos grandes desenhistas da nova geração do quadrinho nacional, Mark Novoselic, que nos deixou precocemente. Mark notabilizou-se por desenhar o personagem Crânio, criação de Francinildo Sena, que abre esta edição especial escrevendo uma HQ intitulada Tributo. A revista ainda traz HQs e ilustrações de Iam Godoy, Ede Galileu, Rodolfo Bonamigo, Jofre Macena, Alex Doeppre, Anderson Ferreira entre outros. Editada pela Diggiti Studio ([email protected]) em 2008 com capa colorida e miolo p&b.

Ilustração: Anderson Ferreira (Alvorada/RS)
Tratamento digital: Alex Doeppre (Novo Hamburgo/RS)

Denilson ReisindependentesBrado Retumbante,Cidclay Laurentino,Denilson Reis,Francinildo Sena,Gil Mendes,Leonardo Santana,Lorde Kramus,realidade alternativa,Rodrigo GarattDevido a dificuldade de publicar pelas grandes editoras de quadrinhos no Brasil, uma série de publicações chegam até nós colecionadores através das edições independentes. Hoje vamos destacar três belos exemplos: Brado retumbante: Revista de quadrinhos pernambucana que apresentou em seus quatro primeiros números o trabalho dos quadrinhistas nordestinos Leonardo Santana,...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe