O paraibano Emir Ribeiro é conhecido por uma gama de personagens, muitos deles criados há décadas, e mais velhos que muitos desenhistas hoje consagrados no mercado editorial. Nos últimos anos, o autor vem resgatando estes personagens em edições especiais para comemorar datas de criação destes personagens.

Emir Ribeiro é um mestre do quadrinho nacional e conquistou este título a partir de uma longa produção de quadrinhos independentes. Vem lutando há anos para publicar revistas e personagens e tem alcançado êxito. De Norte a Sul do país, o nome de Emir Ribeiro é louvado como um dos grandes que contribui para enriquecer a cena da HQB.

A seguir você confere alguns com mais de 30 anos de história dentro das histórias em quadrinhos nacionais.

Itabira (35 anos): Entra ano e sai ano e o mestre Emir Ribeiro vem nos presenteando, com ótimas edições, em especial aquelas em que compila material há muito publicado e já indisponível no mercado, principalmente por tratar-se de edições independentes. Este é o caso de Itabira, uma compilação de 84 páginas, com o personagem Itabira, um índio Tabajara, criado por Emilson Ribeiro e Emir Ribeiro.

A edição traz HQs clássicas do personagem e também capítulos de História da Paraíba em Quadrinhos. Temos ainda artigos sobre os 35 anos do Itabira e da fundação de João Pessoa. Publicação de novembro de 2010, com capa colorida, miolo p&b e lombada quadrada.

Doroti (40 Anos):
“Doroti – 40 Anos” foi publicada em dezembro de 2010, tem 36 páginas, com capa colorida e miolo p&b. A revista traz duas HQ’s escritas por Emir, sendo uma desenhada por ele e outra pelo gaúcho Alcione, além de uma galeria de Pin Up de vários desenhistas, entre eles, Mozart Couto.

Nova – Tomo I (35 Anos):
Uma de suas mais antigas criações é Nova, uma andróide criada há mais de três décadas. Em 2011, Emir comemorou os 35 anos da personagem com mais uma publicação independente: Nova 35 Anos – Tomo I. Na publicação, temos duas HQs desenhadas por Emir, sendo uma escrita por ele e outra por Rodrigo Garrit. Este Tomo I tem ainda 51 páginas do que Emir chama de “novela textual”, ou seja, Nova no estilo “pulp”.

Parabéns ao Emir pela persistência e luta pela HQB!

Ilustração: Emir Ribeiro (PB)

Denilson ReisindependentesDoroti,Emir Ribeiro,Itabira,NOVAO paraibano Emir Ribeiro é conhecido por uma gama de personagens, muitos deles criados há décadas, e mais velhos que muitos desenhistas hoje consagrados no mercado editorial. Nos últimos anos, o autor vem resgatando estes personagens em edições especiais para comemorar datas de criação destes personagens. Emir Ribeiro é um...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe