A editora Marca de Fantasia tem mostrado nos últimos anos uma quantidade de material de primeira grandeza produzido por artistas independentes. Desta forma, a editora também publica seus álbuns de forma independente e com tiragens voltadas para um público seleto. Vale a pena visitar o site da editora e buscar estas obras que serão raras num futuro bem próximo. Entre outras publicações, destaco algumas. Confiram:

Maria Magazine 3 – Neste terceiro número da revista Maria Magazine, seu editor e criador da personagem, Henrique Magalhães, compilou tiras da fase mais recente da série “Rendez-vous”, onde o personagem de destaque é Maria, uma ativista do movimento homossexual e também das minorias.

A publicação é de fevereiro de 2012 e nas palavras de Magalhães “estas tiras foram publicadas originalmente no sítio da Marca de Fantasia e podem ser consideradas como a retomada da personagem, que andava ausente das pranchetas e dos jornais”.

Além das tiras de “Rendez-vous”, desenhadas e escritas por Henrique, aparecem também na publicação os autores classificados no terceiro concurso GAG de tiras promovido pela Marca de Fantasia, cujo vencedor foi Marco Oliveira.

Katita – Maré-cheia… de Sereia – A personagem Katita, criada por Anita Costa Prado e com desenhos de Ronaldo Mendes, já faz parte da história dos quadrinhos alternativos brasileiros. A personagem é um símbolo da luta contra a homofobia no Brasil, mas não é só um discurso panfletário que encontramos na obra de Anita e Ronaldo.

Nesta nova publicação, além do tema envolvendo a homofobia, há várias tirinhas onde outros temas reflexivos são abordados. Mas Anita não esquece que seu trabalho é uma tira de humor e em todas elas ele está presente, de forma simples e direta, mesmo tratando de temas delicados.

GAG – As Melhores Tiras Humorísticas – A iniciativa da Universidade Federal da Paraíba em parceria com a Editora Marca de Fantasia em criarem um concurso de tiras humorísticas de quadrinhos só veio a reafirmar o quanto são talentosos os artistas de quadrinhos que se dedicam a produzir tiras.

A própria quantidade de inscrições (31 escritores de 17 selecionados) mostra que temos uma produção bastante constante mesmo que tenha escasseado o espaço das tiras nos jornais de grande circulação.

Os 17 selecionados – Hector Sallas (Ba), Amancio (RN), Bier (RS), Betir (MG), Daniel Linhares (SP), Denilson Albano (CE), Estevão Ribeiro (RJ), Faoza (SP), JJ Marreiro (CE), Dóro (RS), Leo Santana & Fig (PE), Lucas Lima (SP), Luyse (PB), Marcelo Schmitz (PE), Mário Latino (SP), Pedro Leite (RS), Sérgio Más (Argentina) – foram reunidos em um catálogo publicado pela Marca de Fantasia como o Volume 16 da série “Das Tiras Coração” com um álbum de 60 páginas que, além das tiras dos selecionados, traz artigo de Edgard Guimarães e texto de Henrique Magalhães.

O vencedor do concurso, Hector Salas, com a série “O Inferno são os Outros”, teve uma minibiografia publicada. Parabéns pela iniciativa!

Denilson ReisindependentesAnita Costa Prado,GAG,Henrique Magalhães,Katita,Marca de Fantasia,Maria Magazine,Ronaldo MendesA editora Marca de Fantasia tem mostrado nos últimos anos uma quantidade de material de primeira grandeza produzido por artistas independentes. Desta forma, a editora também publica seus álbuns de forma independente e com tiragens voltadas para um público seleto. Vale a pena visitar o site da editora e...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe