Por Alex Doeppre*

O mais importante roteirista argentino de HQs nasceu em 1919. Era formado em Geologia e fanático por Hermann Melville e Joseph Conrad. Seus primeiros roteiros foram publicados em 1951 pela Editorial Abril na revista Cinemisterio.

Da mesma editora, a revista Misterix publicou o primeiro sucesso de Oesterheld, Bull Rocket, em fevereiro de 1952. Em janeiro de 1953 foi a vez de Sargento Kirk, com desenhos de Hugo Pratt.

Em 1955, Oesterheld cria a sua Editorial Frontera, lançando Bull Rocket e Sargento Kirk em forma de novela. Em abril de 1957, lança Frontera e em maio, Hora Cero, ambas revistas mensais com HQs autoconclusivas, quase todas escritas por ele. Em setembro do mesmo ano, sai Hora Cero Suplemento Semanal, que lançou Ernie Pike (com Hugo Pratt), Sherlock Time (com Alberto Breccia) e a criação que lhe deu lugar entre os mestres das HQs: O Eternauta, com desenhos de Solano López.

Segundo Oesterheld, “El Eternauta começou como um conto curto, de apenas 70 quadros. Logo se transformou em uma história longa, um tipo de adaptação do tema Robinson Crusoe. Me fascinava a idéia de uma família que restava só no mundo, rodeada por morte e por um inimigo ignorado e inalcançável. Pensei em mim mesmo, em minha família, isolados em nosso chalé e comecei a encher-me de perguntas”.

Endividado, Oesterheld vende a Editorial Frontera em 1961 e seus títulos passam para a Editorial Ramírez. Em 1962, cria o aclamado Mort Cinder, com desenhos de Alberto Breccia, que é publicado em Misterix até 1964.

Em 1968, escreve Che-la vida de El Che Guevara, com Breccia o filho deste, Enrique, nos desenhos. O governo militar da época tira a obra de circulação e apreende os originais.

Em 1969, Oesterheld e Breccia produzem nova versão do Eternauta para a revista de variedades Gente, mas discordâncias com a editora levam ao encerramento prematuro da história, transformando-a num breve resumo da HQ de 1957.

Nos anos 1970, Oesterheld une-se ao movimento guerrilheiro Montoneros. Em 1976, junto com Solano López produz El Eternauta II, publicado na revista Skorpio. Em abril de 1977, foi sequestrado, torturado e posteriormente morto pela ditadura militar vigente no país. Suas quatro filhas – duas delas grávidas – e dois genros tiveram o mesmo destino. Da família, sobraram a viúva e dois netos.

*Designer gráfico, desenhista e fanzineiro
Contato: [email protected]
Na Web: http://alexandredoeppre.blogspot.com

Denilson ReisindependentesEl Eternauta,Las Historietas,Oesterheld,Solano LópezPor Alex Doeppre* O mais importante roteirista argentino de HQs nasceu em 1919. Era formado em Geologia e fanático por Hermann Melville e Joseph Conrad. Seus primeiros roteiros foram publicados em 1951 pela Editorial Abril na revista Cinemisterio. Da mesma editora, a revista Misterix publicou o primeiro sucesso de Oesterheld, Bull...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe