5ª-ComiconRS-HQ's-Independentes-4Nos vários eventos de quadrinhos, mangás e cultura pop que pipocam pelo Brasil, os independentes estão lá para marcar presença e se apresentarem para um público novo. No Rio Grande do Sul não é diferente. Veja algumas das publicações independentes que encontrei durante o ano de 2015.

Um dos Artists Alley mais bacanas é o da ComiconRS. Na sua 5ª edição, o número de mesas foi significativo. O escritor Cesar Alcázar juntou-se ao desenhista Eduardo Monteiro e lançaram pela Editora Estronho o álbum “A Música do Quarto ao Lado”, uma HQ de terror embalada pelo jazz, onde a dupla de autores mostra todo o seu potencial.

Outro trabalho muito bacana, embora não brasileiro, porém editado no Brasil é a HQ “Far South”, produzida por Rodolfo Santullo (roteiro) e Leandro Fernandez (desenhos). Santullo é uruguaio e Fernandez argentino, este último com trabalhos prestados para a Marvel Comics. Esta HQ mostra um mundo fantástico que se desenvolve nos pampas sulinos, numa época que lembra o velho oeste. A HQ foi editada no Brasil pela Stout Club.

5ª-ComiconRS-HQ's-Independentes-1Dois trabalhos de sucesso no Catarse em 2015 foram “321 Fast Comics” e “Dionísio”. Com os dois projetos em mãos, se descobre que o sucesso não foi fortuito. “Dionísio” de Jerri Dias (roteiro) e Pedro Zimmermann (desenhos) trabalha com a mitologia grega, como o próprio nome sugere, mas é uma HQ de ficção e terror. Dionísio foi lançado comercialmente pela Avec. Já “321 Fast Comics” é uma empreitada de Felipe Cagno, roteirista que se une a mais de duas dezenas de autores (desenhistas, coloristas, roteiristas) para produzirem HQ’s curtas. Os colaboradores são de primeira linha como Vitor Cafaggi.

Na mesa da Balão Editorial diversos quadrinhos na pegada mais underground como, “Hidroceles”, de Ulisses Garcez. Ganha destaque também a revista “Entre Quadros”, com trabalhos de Mário César. Ainda da Balão, as já clássicas tirinhas “Os Passarinhos”, de Estevão Ribeiro, onde a revista é no formato das tiras (tipo talão de cheques). Outra editora que sempre marca presença é a Argonautas. Aproveitei para iniciar minha coleção de livros de bolso “Sagas”. O volume 1 é dedicado a “Espada e Magia”, com textos de Cesar Alcázar, Duda Falcão, Georgette Silen e Robert Pinheiro.

Da galera do “faça você mesmo” (produzindo, editando, vendendo) destaco: “Maye”, com roteiro de Fábio Neves e arte de Paulo Daneil Santos, brincando com o universo dos super-heróis; Ge Mendes trouxe dois trabalhos, “Guardiões” e “Legado”; Rogério de Souza brinca com os eventos de cultura pop em “Debiloid’s, De Volta ao Evento”. O bacana desta HQ são as referências ao pessoal que transita nos eventos; Criador de uma série de super-heróis como “Os Protetores”, Darlei Nunez, lançou uma coletânea com suas HQ’s, a “Quadrinhos Mix Especial”; Ariel Da Cunha esteve na ComiconRS divulgando o gibi “Sativum – Crônicas do Farejador”.

5ª-ComiconRS-HQ's-Independentes-2Já no 10º Mutação, que ocorre na Feira do Livro de Porto Alegre/RS, alguns autores independentes aproveitaram para levar suas publicações para divulgação. Silvio Ribeiro veio ao evento para lançar “Histórias Fantásticas”. No formato magazine, a revista é um primor de qualidade gráfica com HQs de terror e fantasia de um time de colaboradores de primeira, como Henry Jaepelt, Gilvan Lira, Rom Freire, Silvio Ribeiro, e a participação especial do Mestre Júlio Shimamoto.

Um dos convidados do evento, Francisco Vilachã, além de falar de sua carreira de quadrinhista, lançou de forma independente, “Figuras de São Petersburgo”. Alguns fanzineiros também levaram trabalhos novos como Adão Delima com “Cidade do Sono 03”, Maria Jaepelt com “Condenadas de Mochila”, Henry Jaepelt com “Sq’umm”, Dr Insekto com o jornal “Da Gaveta Press 03”, Paola Rech com “Cabeça de Catavento”; Everton Cosme com “Velhos 02” e Mariana Scherer com “Poderes sobre a Terra 04”.

Foram dois eventos contemplados neste artigo, mas muitos quadrinhos e fanzines de alta qualidade, tanto gráfica como de conteúdo. Recomendadíssimos!

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/03/5ª-ComiconRS-HQs-Independentes.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/03/5ª-ComiconRS-HQs-Independentes-300x300.jpgDenilson Reisindependentes10º Mutação,ComiconRSNos vários eventos de quadrinhos, mangás e cultura pop que pipocam pelo Brasil, os independentes estão lá para marcar presença e se apresentarem para um público novo. No Rio Grande do Sul não é diferente. Veja algumas das publicações independentes que encontrei durante o ano de 2015. Um dos Artists...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe