Artistas consagrados e com grandes trabalhos também buscam a publicação independente para levar a sua arte ao conhecimento do público de forma impressa. Vitor Cafaggi, Paulo Crumbim e Cristina Eiko e o gaúcho Byrata partiram por este caminho e estão conseguindo resultados fantásticos. Confiram algumas das publicações desta galera:

Valente Para Sempre – Esta edição independente de Vitor Cafaggi reúne uma série de pranchas do desenhista e escritor com seu personagem Valente. A história é muito bacana, simples e bastante emocionante. Cafaggi não tem receio de tocar em um tema bastante singelo e que, certamente, marcou muito a vida adolescente de muitos leitores, hoje, adultos da obra.

Mas, não é só no texto que Vitor faz de sua obra uma ótima publicação. Os desenhos são muito bons e os tons de cinza bem utilizados. O livro tem um formato que fica ótimo para a publicação de duas tiras por páginas. São 98 páginas, capa colorida e cartonada com miolo p&b.

Vale lembrar que esse é o primeiro de uma coleção que hoje se encontra em seu terceiro volume. Seguem-se depois de Valente Para Sempre, o Valente Para Todas (lançado também de maneira independente) e o recém lançadp Valente Por Opção (editora Panini). Contato: [email protected].

Quadrinhos A2 – A2 serve como uma medida de folha, mas se tratando desta publicação, não está relacionada ao tamanho do livro que, na realidade, vem no formatinho ou A5. Assim, o A2 se deve ao fato da HQ ter sido escrita e desenhada “a dois”, ou seja, é um trabalho em conjunto de Paulo Crumbim e Cristina Eiko.

E não importa o que digam sobre as dificuldades que existem em uma criação quando se envolve parceria, o importante aqui, é que a obra saída da mente e dos traços deles é fantástica. Comecei a ler e só parei no final das 140 páginas que compõem o livro, sem dar uma paradinha, de tão fisgado que fiquei pelo roteiro.

A obra é autobiográfica, contando as aventuras do casal Paulo e Cris em viagem ao RJ para participar de uma convenção de quadrinhos. Fica claro por que a obra fascina. Afinal, acabamos vendo aquilo que vivemos nestes eventos. O roteiro é ótimo. Os desenhos (meio caricatos, meio mangá) com forte influência do underground são bem despojados e agradam na leitura. Confira uma resenha completa sobre Quadrinhos A2 já publicada no Impulso HQ, clicando aqui.

E esse trabalho junto com outros da dupla abriram as portas para o mercado das grandes editoras nacionais. Paulo Crumbim e Cristina Eiko são uma das equipes criativas que em 2014 produziram novas histórias para o selo Graphic MSP da editora Panini. A dupla fará uma história com a turma do Penadinho. Para conhecer mais o trabalho da dupla acesse www.quadrinhosa2.com.

Xiru Lautério e os Dinossauros II – É bastante significativa a produção de quadrinhos que vem da turma de Santa Maria (RS), os profissionais da região estão sempre publicando trabalhos de qualidade gráfica/edição fantásticos, como a revista Quadrante X que já chegou ao número 12.

Dentre os desenhistas do Grupo Quadrinhos SA, o cartunista Byrata tem se destacado com seu personagem Xirú Lautério, um gaúcho pampeano, em suas aventuras para lá de emocionantes. Em “Xirú Lautério e os Dinossauros II”, Byrata apresenta uma HQ com textos cheios de referências à música gauchesca, onde desfilam nomes consagrados do ‘cancioneiro gaúcho’.

Seus desenhos tem um traço marcante que lembram os cartunistas Sampaulo e Edgar Vasquez. Além desta publicação de 2011, Byrata editou em 2012 Xirú Lautério Contra a Morte. Contato: [email protected].

Denilson ReisindependentesByrata,Cristina Eiko,Paulo Crumbim,Quadrinhos A2,Valente Para Sempre,Vitor Cafaggi,Xiru Lautério e os DinossaurosArtistas consagrados e com grandes trabalhos também buscam a publicação independente para levar a sua arte ao conhecimento do público de forma impressa. Vitor Cafaggi, Paulo Crumbim e Cristina Eiko e o gaúcho Byrata partiram por este caminho e estão conseguindo resultados fantásticos. Confiram algumas das publicações desta galera: Valente...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe