Lançar um fanzine ou uma HQ independente no Brasil é sempre uma grande vitória. Às vezes essa vitória é tamanha que rende frutos e mais edições, tamanha aceitação dos leitores. O incrível é que existem autores que conseguem transpor a barreira de apenas uma edição, ou até mesmo, se fixar em uma publicação, e consegue inserir os seus personagens em outras revistas independentes. Abaixo cito alguns desses grandes artistas do universo independente das HQs que conseguem além de publicar um título próprio, lançam edições especiais, e visitam outras publicações:

Piratas – Marcos Venceslau, editor do fanzine Subterrâneo, que infelizmente chegou ao fim nesse ano, trouxe em 2011 uma coletânea de uma de suas criações mais conhecidas: Piratas. Essa é a segunda edição de uma coletânea com os personagens, e nesse especial vamos encontrar o material compilado do fanzine Subterrâneo e do livro Tiras de Letras, mas também alguns trabalhos inéditos.

Embora em formato A5 e com impressão em preto e branco, a publicação de 28 páginas tem um ótimo acabamento. O trabalho de Marcos é bacana, bem caprichado e com um humor sutil onde os personagens fictícios aventuram-se em situações do nosso cotidiano real. Confira a resenha do Impulso HQ sobre Piratas, clicando aqui. Contato: [email protected]

Arroz Integral – Os quadrinhos de estilo “undergound” que circulam pelos fanzines no Brasil têm nos personagens “Arroz Integral” do desenhista Cleuber Cristiano um de seus ícones. Desde 1997, Nico, Crof e Berly com sua banda Arroz Integral invadiram os fanzines brasileiros até chegarem às revistas bacanas, produzidas por Wellington Srbek e Henrique Magalhães.

Depois de alguns anos sumidos, os personagens eram mencionados apenas como lembranças em alguns fanzines até que seu criador resolveu dar mais uma carga e brindar seus fãs com uma nova revista em formato magazine e com capa colorida, trazendo de volta as estripulias da banda Arroz Integral. Sejam bem-vindos, carinhas! Contato: [email protected]

Zine Supreme –
Imaginem unir três desenhistas de alto gabarito, com técnicas de desenhos diferentes, mas de uma perfeição ímpar, tudo isso numa única publicação. “Los três amigos” em questão aqui atendem pela alcunha de João Azeitona, Walter Pax e Matheus Santolouco.

O trabalho desses caras é fantástico! Azeitona tem um traço mais voltado para o cartunesco; Pax lembra o quadrinho europeu com sua riqueza de detalhes; e Santolouco, que tem trabalhos com comics para o mercado norte-americano, apresenta uma HQ que parece que foi produzida para a revista Heavy Metal. O trio já engrenou outras publicações que, desde já, recomendo. Contato: [email protected]

Ilustração: Marcos Venceslau (SP)

Denilson ReisindependentesArroz Integral,Cleuber Cristiano,fanzine,João Azeitona,Marcos Venceslau,Matheus Santolouco,Piratas,Walter Pax,Zine SupremeLançar um fanzine ou uma HQ independente no Brasil é sempre uma grande vitória. Às vezes essa vitória é tamanha que rende frutos e mais edições, tamanha aceitação dos leitores. O incrível é que existem autores que conseguem transpor a barreira de apenas uma edição, ou até mesmo, se...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe