Chico-SpencerNo final do ano de 2015, os apreciadores dos quadrinhos editados por José Salles pela Júpiter II foram surpreendidos pela notícia do encerramento das atividades da editora. Salles não entrou muito em detalhes, mas com o tempo algumas coisas vão se perdendo então ele resolveu dar uma parada com a editora. Mas antes, vejamos as últimas publicações desta fantástica empreitada que deixará muita saudade nos leitores.

Durante o tempo em que publicou quadrinhos pela Júpiter II, José Salles fez parcerias muito satisfatórias com grandes desenhistas. Estas parcerias foram em várias temáticas de quadrinhos. Salles se mostrou um ótimo roteirista. Em Chico Spencer 07, a parceria foi com José Menezes, Mestre do Quadrinho Nacional. Esta revista era uma das mais bacanas, com histórias fantásticas. Segundo Salles: “Chico Spencer, assim como eu, é gordo, solitário, fã de Frank Sinatra e adora filmes antigos”. Spencer é um detetive bem durão, mas muito emotivo. A melhor publicação da Júpiter II.

bom-e-velho-faroesteJosé Salles também manteve a parceria com o Mestre Menezes em outras duas revistas: O Bom & Velho Faroeste e Histórias Sagradas. Em O Bom & Velho Faroeste 11, Salles resgata dois clássicos personagens do gênero: Flecha Ligeira e Cavaleiro Negro. Histórias Sagradas 8 e 9 trazem passagens bíblicas adaptadas por Salles com a arte do Menezes.

Outro parceiro de longa data de Salles é Adauto Silva. Além de fazer as capas de muitas revistas da editora, foi o desenhista de O Bom & Velho Faroeste 10 e da revista Romance em Quadrinhos 6. Mudando de temática, Tiras VS Monstros 5 trás uma HQ desenhada por Antonieto Pereira. A inspiração para este gibi vem dos Filmes B com monstros e tal.

Na linha dos super-heróis, José Salles investiu em algumas criações de mestres dos quadrinhos e no pessoal dos fanzines. Mas ele não deixou de também escrever roteiros nesse seguimento. Reação 5 e 6 mostra o personagem criado por Salles com desenhos de Cabral. Reação é um experimento científico não autorizado do exército. Os clássicos personagens de Gedeone Malagola estão presentes em Raio Negro 18, mas aqui com desenhos de Emir Ribeiro e Ulisses Almeida. O roteiro é de Malagola.

cranio-especialA galera que criou super-heróis nos fanzines aparece com: Crânio Especial, edição que mostra a origem do personagem criado por Francenildo Sena; Vulto & Corcel Negro, criações de Wellington Santos e Alcivan Gameleira, respectivamente, ganharam uma edição conjunta com história e desenhos de Wellington; Blenq 6 e 7 apresenta aventuras ecológicas criadas por Rod Gonzalez e arte de Johnny; Guardião 1 e 2 apresenta os personagens criado por Leandro Gonçalez.

Por fim, tivemos os quadrinhos de humor de Moacir Torres e Verônica Saiki. Torres trouxe Turma do Gaby 6, apresentando o seu consagrado universo de quadrinhos infantis. Já Veri Saiki teve o lançamento de Verdugo 2 com HQs de seu personagem Verdugo, um artista irreverente e metido em confusões.

Para finalizar, deixo as palavras de José Salles sobre o porquê de criar a Júpiter II:

“Pode-se dizer que a inspiração veio depois que eu conheci a trajetória de Roberto Marinho e Adolfo Ainzen lendo o livro de Gonçalo Júnior, “A Guerra dos Gibis”. Júpiter II é uma extensão dos fanzines, a maioria dos colaboradores eu conheci nos anos de fanzinagem”.

Obrigado Salles, por ter-nos dado a oportunidade de ter gibis tão bacanas ao longo destes últimos anos!

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/03/jupiter-II.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/03/jupiter-II-300x300.jpgDenilson ReisindependentesAdauto Silva,Chico Spencer,Gedeone Malagola,Júpiter II,José Menesez,José Salles,Moacir TorresNo final do ano de 2015, os apreciadores dos quadrinhos editados por José Salles pela Júpiter II foram surpreendidos pela notícia do encerramento das atividades da editora. Salles não entrou muito em detalhes, mas com o tempo algumas coisas vão se perdendo então ele resolveu dar uma parada com...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe