O personagem histórico é Duque de Caxias é o protagonista de “Duque e as Mortes”, história em quadrinhos de Frank Tartarus (roteiro e cores) e Adan Marini (ilustrações) que integra a lista de títulos do Tesla Studio, coletivo criado em 2014 que se dedica a produção de HQs independentes como Dies Irae (2016), Os Novos Atlantes (2017) e Pulp Action: Explosão Infinita (2018).

A graphic novel apresenta Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque, na última etapa da vida, em uma conversa franca com um amigo poeta (ou a própria morte?). O diálogo rico entre os dois percorre histórias da juventude, batalhas, conquistas, segredos e confissões do velho militar. Agora cansado da guerra e da vida, desarmado mas com suas cartas na manga, Duque de Caxias apresenta um mapa da sua trajetória e convida o leitor a percorrê-lo confirmando verdades e inventando, com os autores, a história por trás da História.

A profunda pesquisa histórica dá ao roteiro a legitimidade para a invenção e é eixo para a graphic novel. O traço talentoso da arte e o apelo filosófico do diálogo – característica da dupla – conduzem o leitor à poesia e ao prazer da leitura da HQ. Nas últimas páginas, o livro dedica espaço à contextualização histórica e mostra como “achados” da biografia do Duque aparecem no roteiro e na arte.

A HQ “Duque e as Mortes” será lançada no próximo sábado, 16 de março, na Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Dr. Montaury, 1570 – Centro, Caxias do Sul – RS), das 14h às 18h. A obra foi financiada pelo Financiarte da Prefeitura de Caxias do Sul. Além do lançamento regional, o livro terá venda nacional através da plataforma Catarse no próximo dia 25 de março.

Duque e as Mortes
Roteiro, cores e arte adicional: Frank Tartarus
Arte: Adan Marini
Arte da capa: Camila Torrano
Arte da contracapa: Matias Streb
84 páginas
R$ 35,00

Duque de Caxias vira personagem na HQ “Duque e as Mortes”http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/03/Duque-e-as-Mortes-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/03/Duque-e-as-Mortes-1-150x150.jpgRenato LebeauindependentesAdan Marini,Duque de Caxias,Duque e as Mortes,Frank Tartarus,Tesla StudioFacebook Twitter Instagram Youtube O personagem histórico é Duque de Caxias é o protagonista de “Duque e as Mortes”, história em quadrinhos de Frank Tartarus (roteiro e cores) e Adan Marini (ilustrações) que integra a lista de títulos do Tesla Studio, coletivo criado em 2014 que se dedica a produção de HQs independentes...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe