Hoje, o que de melhor tem chegado ao Brasil de quadrinho comercial norte-americano leva o selo da Vertigo da DC Comics. Já comentei alguns encadernados da editora Panini como 100 Balas e Y – O Último Homem e recentemente li as pérolas que comento a seguir.

Clássicos Vertigo Bá & MoonDaytripper – Os irmãos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá tornaram-se figuras importantes no cenário do quadrinho mundial ao ganharem o Prêmio Eisner. Interessante ver a carreira dos irmãos que tiveram uma produção significativa no quadrinho independente brasileiro, inclusive começando com os fanzines.

A obra “Daytripper” teve sua publicação original pelo selo Vertigo da DC Comics e ganhou um encadernado em 2012 pela Panini Books. A HQ veio com elogios de grandes e consagrados artistas dos quadrinhos mostrando que Moon e Bá realmente conquistaram a crítica e os colegas de trabalho.

O mais bacana de tudo isso é que conquistaram seu espaço fazendo aquilo que sempre fizeram, ou seja, quadrinho autoral. Na trama, Brás de Oliva Domingos, que escreve obituários para um jornal e sonha ser um escritor de sucesso como seu pai, vamos vendo a história da vida de Brás. Moon e Bá fazem uma HQ aparentemente simples, mas muito bacana e profundamente emocionante, pois é a história de nossas vidas: a família, os amores, os amigos etc. Uma obra mágica!

Clássicos Vertigo VV de Vingança – Suspense, violência, humor, investigação, romance!?, e mais, questões sociológicas em debate (ideologia, ditadura, totalitarismo, democracia, liberdade, anarquismo, terrorismo). Não é por outro motivo que a HQ de Alan Moore (roteiro) e David Lloyd (desenhos), mesmo tendo sido originalmente publicada em 1983 na Inglaterra pela editora Warrior continua, 20 anos depois, uma obra contemporânea e seu personagem principal – Codinome V – inspirando uma nova geração que sai as ruas para protestar.

Enquanto narrativa gráfica (HQ), a obra é perfeita. O trabalho da dupla Moore/Lloyd foi muito bem elaborado com um texto agradável de ler e com desenhos sem grandes invenções de enquadramento, mas com uma sutileza nos detalhes. Após ler a edição encadernada publicada em 2012 pela Panini Books sai revigorado com a possibilidade de debate de questões ideológicas que uma obra em quadrinhos pode nos proporcionar.

“V de Vingança” que após ser publicada na Inglaterra chegou aos EUA em 1988 pelo selo Vertigo da DC Comics, logo ganhou o mundo e tornou-se um clássico dos quadrinhos ganhando também uma versão para os cinemas.

Clássicos Vertigo Monstro do Pântano by Paulo Fernando 1Monstro do Pântano – Alguns monstros fizeram tanto sucesso nos quadrinhos que acabaram virando heróis e cultuados por gerações. Um destes casos é o personagem criado por Len Wein (roteiro) e Bernie Wrightson (desenhos), o Monstro do Pântano. O personagem surgiu numa história curta (8 páginas) na revista “The House of Secrets 92”, uma publicação da DC Comics e mostrou que o conto poderia render uma série regular.

Assim, em outubro de 1991, a dupla Len e Bernie inicia “A Saga do Monstro do Pântano” que iria elevar sua criação como um dos mais marcantes personagens dos quadrinhos mundial.

Em 2013, a Panini Comics trouxe ao público brasileiro, em dois volumes, “Monstro do Pântano – Raízes”, republicando em ordem de publicação os 13 números da revista “Mosntro do Pântano”, além da HQ que deu origem ao personagem. As histórias não são inéditas, mas valem pela compilação do material em 2 volumes. Por outro lado, é um prazer reler as primeiras HQs do personagem, que viraria clássico no selo Vertigo, onde Len Wein escreve com maestria e Bernie Wrightson mostra por que é uma fera da arte sequencial.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/10/Vertigo-Comics-Logo.jpeghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/10/Vertigo-Comics-Logo-300x300.jpegDenilson ReisindependentesAlan Moore,Bernie Wrightson,David Lloyd,Daytripper,DC Comics,Fábio Moon,Gabriel Bá,Len Wein,Monstro do Pântano,Panini,V de Vingança,VertigoHoje, o que de melhor tem chegado ao Brasil de quadrinho comercial norte-americano leva o selo da Vertigo da DC Comics. Já comentei alguns encadernados da editora Panini como 100 Balas e Y – O Último Homem e recentemente li as pérolas que comento a seguir. Daytripper - Os irmãos...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe