Atomic1A Atomic é uma editora de quadrinhos de Porto Alegre/RS, coordenada por Marcos Freitas. Fanzineiro do século passado, Marcos editou nove números do fanzine Quadritos e tornou-se uma referência ao publicar HQs de figuras hoje consagradas, como Laudo e outros. Em 2013, Marcos retomou o fanzine para abrir as portas de uma editora que pudesse resgatar artistas, tanto do undergroud como mestres dos quadrinhos.

Além do fanzine Quadritos, já no número 13, Marcos criou a série “Monstros dos Fanzines”, com três volumes editados: Joacy Jamys (2013), Flávio Calazans (2013) e Laudo (2014). O editor já anunciou o 4º volume ainda para este ano, com Luciano Irrthum. Também fez um resgate de dois mestres do quadrinho nacional: Mozart Couto e Júlio Shimamoto, com álbuns fantásticos que você confere abaixo:

Depois da Escuridão – Primeiro álbum de Mozart Couto editado pela Atomic. Nesta HQ, Mozart narra uma trama de suspense com dois momentos bem distintos. No primeiro, temos uma narrativa do mais puro suspense, lembrando muito as tradicionais HQs de terror dos anos 50. Na sequência, a trama migra para um suspense psicológico envolvendo vidas passadas. Um belo trabalho em preto e branco, com 52 páginas em formato A4 que agrada pela arte exuberante do alto contraste, que Mozart é mestre.

Atomic2Os Guerreiros de Há-Kan – Neste trabalho, Mozart mostra toda sua versatilidade no traço, pois deixa de lado o desenho clássico e investe no estilo mangá. Com todas as técnicas de roteiro e desenhos que o mangá apresenta, Mozart Couto fez a melhor HQ neste estilo, que vi nos últimos tempos. São 102 páginas, capa colorida, miolo P&B no formato A5, padrão dos mangás.

Samurai – Com “Samurai”, Mozart Couto confirma que é um dos maiores desenhistas de quadrinhos. Este trabalho foi todo desenhado sem esboço com o traço pincelado e ficou uma obra-prima. A HQ não tem texto e cada página é um quadro que forma uma sequência de luta com um samurai. São 50 páginas em P&B, formato A5 na horizontal.

Sombras – Este álbum de Júlio Shimamoto teve uma primeira edição lançada pela Opera Graphica com 4 HQs. Agora a Atomic, em parceira com a Quadrante Sul Comics lança a edição completa com 10 HQs. Em “Sombras”, Shimamoto mostra a técnica da distorção de imagens desenhando em bixiguinhas, além de pintar com corretivo líquido branco sobre folhas pretas. São técnicas de edição de imagens e pinturas de forma analógicas em plena era digital, simplesmente fabuloso. Álbum em formato A4, lombada quadrada, capa em duas cores, miolo P&B, com 64 páginas.

Atomic3Monstros dos Quadrinhos: Laudo – Lançado em 2014, o terceiro volume da série apresenta um panorama da produção do quadrinhista Laudo Ferreira Jr. Em 180 páginas somos apresentados as várias fases do artista com quadrinhos de temáticas que vão do terror ao erotismo, e Laudo mostrando que é capaz de produzir ótimas HQs independente da temática.

O livro traz ainda, tiras, ilustrações, caricaturas e uma ótima entrevista, bem detalhada, abordando as várias fases do quadrinho do autor. Capa colorida e miolo P&B no formato comics com lombada quadrada.

******

Para finalizar, a Atomic promete vir com tudo em 2015, trazendo novos trabalhos dos mestres Elmano, Laudo, Mozart e Shimamoto, além de edição inédita com Emir Ribeiro. Outras novidades, ainda não anunciadas deverão vir em breve!

Acompanhe o blog fanzinequadritos.blogspot.com.br para ficar por dentro de todas as novidades de Atomic e do seu editor, Marcos Freitas.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/07/Atomic0.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/07/Atomic0-300x300.jpgDenilson ReisindependentesAtomic,Júlio Shimamoto,Laudo Ferreira,Marcos Freitas,Mozart CoutoA Atomic é uma editora de quadrinhos de Porto Alegre/RS, coordenada por Marcos Freitas. Fanzineiro do século passado, Marcos editou nove números do fanzine Quadritos e tornou-se uma referência ao publicar HQs de figuras hoje consagradas, como Laudo e outros. Em 2013, Marcos retomou o fanzine para abrir as...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe