Cinehq 17 Capitão by FranzoiA parceria Marvel/Disney tomou gosto pelos filmes de super-heróis, afinal eles estão dando um bom lucro. De qualquer forma, quem curte super-heróis está curtindo muito. A Marvel Studios completou a sua “fase 2” com 6 filmes. Confiram minhas impressões sobre três deles.

Capitão América, O Soldado Invernal – Não sou fã do personagem Capitão América, aquela ideia do supersoldado que vai levar a liberdade aos povos sempre me soou o velho e rançoso discurso imperialista norte-americano, mas como fã de quadrinhos de super-heróis, em especial da Marvel Comics, acompanhei por um tempo as histórias em quadrinhos do “Sentinela da Liberdade”.

Quando o personagem chegou as telas, dentro do projeto da Marvel que culminaria com o filme “Os Vingadores”, com o filme “Capitão América – O Primeiro Vingador”, achei uma adaptação boa e o personagem bem caracterizado, inclusive me surpreendendo com a interpretação do ator Chris Evans com o Capitão. Em sua segunda aventura, “Capitão América – O Soldado Invernal”, fiquei muito impressionado com o filme, um dos mais convincentes dos últimos tempos dentro desta leva de filmes de super-heróis.

O roteiro é muito bom, com debate geopolítico e de espionagem muito forte, fato que me leva a pensar se filme de super-herói é aventura “infanto-juvenil” como se diz no censo comum. O filme tem uma trama bastante complexa, envolvendo vários personagens e com desdobramentos dentro do chamado “Universo Marvel dos Cinemas”.

Falando em novos personagens e, para não dizer que o filme é tudo maravilha, não gostei da apresentação do personagem Falcão. Não estou falando de sua participação, mas como ele foi inserido no filme. Já a participação da Viúva Negra…

Cinehq 17 Thor by João Paulo colorThor 2 – O Mundo Sombrio – O Deus do Trovão criado por Stan Lee e Jack Kirb em 1962 ganhou em 2013 um segundo longa-metragem solo dentro do novo projeto da Marvel de produzir filmes que terão desdobramentos em uma grande saga, no caso, Vingadores 2. O filme consegue fazer bem esta ponte entre o primeiro filme do Thor e Vingadores 1, contando uma história com começo, meio e fim.

Nesta nova aventura, Thor enfrenta o Elfo Malekith e para tanto, faz um acordo com seu irmão Loki. A história é bacana e divertida com ênfase da disputa Thor versus Loki. Tem bons efeitos, humor e drama e uma aventura divertida. Tudo certo para um filme de super-herói. Mas, confesso que sempre quero ver um algo mais, que me surpreenda e não só me divirta, embora a diversão é o foco ao ir ao cinema ver um filme de super-herói.

Em Thor 2 – O Mundo Sombrio não há surpresas, nada que faça você ficar tenso ou exaltado na poltrona. O filme passa de forma despretensiosa ao longo da exibição. Não é um filme ruim, pelo contrário, é bacana, mas não dá aquela sensação de algo fantástico como na trilogia Batman de Christopher Nolan ou na superprodução Os Vingadores.

Cinehq 17 Guardiões by Rick AlvesGuardiões da Galáxia – Agora é fato: a Marvel Studios realmente sabe fazer um bom filme de super-heróis. Filmes como “Homem de Ferro” (2008) e “Capitão América, O Primeiro Vingador” (2011), foram bons filmes e “Os Vingadores (2012), chegou para ser aclamado como o ‘melhor filme’, pau-a-pau com a trilogia Batman de Christopher Nolan.

Agora, a Marvel Studios se consolida mesmo como grande realizadora de filmes de super-heróis ao transformar os “Guardiões da Galáxia” (2014), dirigido por James Gunn, num excelente filme. Digo isso porque os Guardiões da Galáxia não são uma equipe formada por personagens clássicos da Marvel, como é o caso dos Vingadores com Capitão América, Homem de Ferro, Hulk e cia.

Os Guardiões apresentam personagens secundários, tanto heróis quanto vilões, personagens que vi aparecerem em HQ’s onde os protagonistas eram os clássicos da Marvel. Muito pouco ou quase nada li destes heróis cósmicos, mas ao assistir ao filme, ficou a impressão que já os conhecia profundamente. Méritos a Gunn diretor e roteirista que soube conduzir a trama muito bem.

Fora isso, o filme tem tudo aquilo que já estamos acostumados a ver nos filmes da Marvel: muita ação com doses certas de drama e humor com um pouquinho de romance.

Ilustrações: Carlos Franzoi (SP), João Paulo (MG) e Rick Alves (MG)

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/02/Cinehq-17-Imagem-1024x494.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/02/Cinehq-17-Imagem-300x300.jpgDenilson ReisindependentesCapitão América,Carlos Franzoi,Guardiões da Galáxia,João Paulo,Rick Alves,ThorA parceria Marvel/Disney tomou gosto pelos filmes de super-heróis, afinal eles estão dando um bom lucro. De qualquer forma, quem curte super-heróis está curtindo muito. A Marvel Studios completou a sua “fase 2” com 6 filmes. Confiram minhas impressões sobre três deles. Capitão América, O Soldado Invernal – Não sou...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe