O Grupo Quadrante Sul continua movimentando o cenário dos quadrinhos na região sul do Brasil, e mais uma vez fez os fanzines marcarem presença em uma edição da Feira do Livro de Porto Alegre (RS). O 8º Mutação – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop – ocorreu no dia 2 de novembro, das 9h às 20h, com uma série de convidados e atividades (debates, exposições, mostras de HQ e a tradicional feira de fanzines).

O evento está se consolidando como um dos mais tradicionais da cidade de Porto Alegre e, desde o ano passado, o Grupo Quadrante Sul (composto por Alex Doeppre, Anderson Ferreira, Denilson Reis, Gervásio Santana, Jerônimo Souza e Marcelo Tomazi) e abriu espaço nobre para o quadrinho independente e os fanzines.

Entre os convidados deste ano estiveram os fã-clubes WhoviansRS e Supernatural ambos de séries de TV, Pablo Sarmento (Terra Zero) e Gilson Cunha (Jornal ABC), que falaram sobre a relação entre quadrinhos e séries de TV.

Os desenhistas Daniel HDR, Jader Correa, Matias Streb e Marcel de Souza levaram ao público suas experiências em publicar no mercado norte-americano de super-heróis. Fábio Martins, Gelson Weschenfelder e Vágner Abreu também falaram de super-heróis em um bate-papo sobre os heróis no cotidiano.

Atualmente, os quadrinhos chegam com força nas escolas e os professores Law Tissot, Gelson Weschenfelder, Romir Rodrigues e Denilson Reis levaram suas experiências de sala de aula ao público na mesa “Quadrinhos & Educação”, uma das mais prestigiadas do evento.

Marko Ajdaric, da Bahia, fez um bate-papo com seus convidados Gilmar Fraca (ilustrador do jornal Zero Hora), Silvio Ribeiro (desenhistas e ex-fanzineiro) e o mestre do jornalismo de quadrinhos e cultura pop, Goida (Enciclopédia dos Quadrinhos).

Os fanzineiros Henry Jaepelt, Law Tissot e Marcos Freitas receberam o convidado especial do evento, Marcio Sno. O fanzineiro paulista participou da mesa “Fanzineiros do Século Passado”. No debate, Sno falou sobre o seu documentário – que dá nome à mesa – além de sua trajetória nos fanzines. Interagiu e debateu com os outros fanzineiros, que também aproveitaram para mostrar um pouco de seus trabalhos.

O evento ainda teve a participação do cartunista Jerry Costa fazendo desenhos ao vivo da galera que chegou na exposição Casa do Pensamento, mostra de quadrinhos com destaque para o personagem Homem Força, o primeiro super-herói gaúcho, além da Feira de Publicações Independentes com diversos fanzines.

Fotos: Denilson Rosa dos Reis

Denilson ReisindependentesAnderson Ferreira,Daniel HDR,Denilson Reis,Fábio Martins,Feira do Livro de Porto Alegre,Gelson Weschenfelder,Gervásio Santana,Gilmar Fraca,Goida,Henry Jaepelt,Jader Correa,Jerônimo Souza,Jerry Costa,Law Tissot,Marcel de Souza,Marcelo Tomazi,Marcos Freitas,Marko Ajdaric,Matias Streb,Márcio Sno,Mutação,Quadrante Sul,r Alex Doeppre,Silvio Ribeiro,Vágner AbreuO Grupo Quadrante Sul continua movimentando o cenário dos quadrinhos na região sul do Brasil, e mais uma vez fez os fanzines marcarem presença em uma edição da Feira do Livro de Porto Alegre (RS). O 8º Mutação – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop – ocorreu no dia 2...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe