8º Mutação – Como Foi

O Grupo Quadrante Sul continua movimentando o cenário dos quadrinhos na região sul do Brasil, e mais uma vez fez os fanzines marcarem presença em uma edição da Feira do Livro de Porto Alegre (RS). O 8º Mutação – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop – ocorreu no dia 2 de novembro, das 9h às 20h, com uma série de convidados e atividades (debates, exposições, mostras de HQ e a tradicional feira de fanzines).
O evento está se consolidando como um dos mais tradicionais da cidade de Porto Alegre e, desde o ano passado, o Grupo Quadrante Sul (composto por Alex Doeppre, Anderson Ferreira, Denilson Reis, Gervásio Santana, Jerônimo Souza e Marcelo Tomazi) e abriu espaço nobre para o quadrinho independente e os fanzines.
Entre os convidados deste ano estiveram os fã-clubes WhoviansRS e Supernatural ambos de séries de TV, Pablo Sarmento (Terra Zero) e Gilson Cunha (Jornal ABC), que falaram sobre a relação entre quadrinhos e séries de TV.
Os desenhistas Daniel HDR, Jader Correa, Matias Streb e Marcel de Souza levaram ao público suas experiências em publicar no mercado norte-americano de super-heróis. Fábio Martins, Gelson Weschenfelder e Vágner Abreu também falaram de super-heróis em um bate-papo sobre os heróis no cotidiano.
Atualmente, os quadrinhos chegam com força nas escolas e os professores Law Tissot, Gelson Weschenfelder, Romir Rodrigues e Denilson Reis levaram suas experiências de sala de aula ao público na mesa “Quadrinhos & Educação”, uma das mais prestigiadas do evento.
Marko Ajdaric, da Bahia, fez um bate-papo com seus convidados Gilmar Fraca (ilustrador do jornal Zero Hora), Silvio Ribeiro (desenhistas e ex-fanzineiro) e o mestre do jornalismo de quadrinhos e cultura pop, Goida (Enciclopédia dos Quadrinhos).
Os fanzineiros Henry Jaepelt, Law Tissot e Marcos Freitas receberam o convidado especial do evento, Marcio Sno. O fanzineiro paulista participou da mesa “Fanzineiros do Século Passado”. No debate, Sno falou sobre o seu documentário – que dá nome à mesa – além de sua trajetória nos fanzines. Interagiu e debateu com os outros fanzineiros, que também aproveitaram para mostrar um pouco de seus trabalhos.
O evento ainda teve a participação do cartunista Jerry Costa fazendo desenhos ao vivo da galera que chegou na exposição Casa do Pensamento, mostra de quadrinhos com destaque para o personagem Homem Força, o primeiro super-herói gaúcho, além da Feira de Publicações Independentes com diversos fanzines.
Fotos: Denilson Rosa dos Reis

Bah, que bacana. Espero poder ir no ano que vem. Nós do Clube do Gibi estamos nos preparando para o novo ano com foco nos 75 anos do Morcego e esperamos contar com vocês também! Grande Abraço!
Mesmo com espaço menor e muita correria no final da tarde, valeu “vestir a camiseta” e fazer acontecer, sem tumultos. Que venha o próximo Mutação!
Dessa vez fomos surpreendidos com a mudança no local e a falta de um dos convidados principais, mas nos viramos nos trinta. No final tudo rolou bem e o público ficou satisfeito. Agradecimentos especiais ao nosso”Silvio Santos”: Gervásio Santanna!