10-mutação-2015-2O Mutação – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop, evento realizado pela Câmara Riograndense do Livro e coordenado pela Quadrante Sul Comics dentro da Feira do Livro de Porto Alegre/RS, chegou a sua décima edição mantendo sua tradição em agregar profissionais, independentes e fãs, consolidando-se após uma década de atividades.

Para comemorar os 10 anos, foi montada uma exposição retrospectiva do evento produzida por Denilson Reis. Além da exposição de aniversário do evento, outras duas chamaram a atenção do público que circulou pelos 3 dias do evento: “50 anos de Fanzines no Brasil” foi organizada pelo professor e fanzineiro Gazy Andraus, que veio de São Paulo e abrilhantou o evento mediando a mesa com mulheres fanzineiras; “55 anos de Liga da Justiça” teve a curadoria do gaúcho Fabiano Holtz, um dos maiores fãs da DC Comics no estado.

10-mutação-2015-3Também teve exposição de fanzines com os autores Mariana Scherer, Rogério de Souza, Ceroni Cunha, Ian Soares, Anderson Ferreira, Paola Rech, Adão Júnior, Família Falcote e os quadrinhos da Quadrante Sul Comics e seus parceiros.

As mesas de debate foram dividas em três grupos, um para cada dia. No dia 31/10, o debate foi sobre os fanzines e a produção independente com a presença de Law Tissot, Henry Jaepelt, Doutor Insekto, Jamer Mello, Fafá Jaepelt, Gisele Andrade, Gaby Benedyct e Márcia Antunes. No dia 1/11, os temas variaram do cartum aos projetos de quadrinhos com Santiago, Mauzi, Diogo Fatturi, Jerri Costa, Francisco Vilachã, Rosana Rios, Christopher Kastensmidt e Guilherme Smee.

10-mutação-2015-1O evento encerrou dia 2/11 com a tarde dedicada à cultura pop. Os fã-clubes Lonemasters (WOW), Herdeiros de Sonserina (Harry Potter), Whovians RS (Dr Who) e Conselho Jedi (Star Wars) falaram sobre novidades das séries.

A sala dos Jedi foi a mais procurada, com público ficando de fora do espaço reservado, todos curiosos sobre as novidades do novo filme Star Wars – O Despertar da Força. Após os fã-clubes, o pesquisador Gilson Cunha proferiu uma palestra sobre os 50 anos de “Perdidos no Espaço”.

Os fãs de super-heróis Marvel/DC: Gelson Weschenfelder, Fabio Martins, Rogério de Souza, Émerson Vasconcelos, Pablo Sarmento e Fabiano Holtz defenderam seus heróis preferidos e suas HQ’s clássicas em uma mesa mediada pelo desenhista da DC Comics, que já trabalhou para a Marvel, o gaúcho Daniel HDR.

10-mutação-2015-4Durante os três dias, tanto convidados como público foram convidados a produzir ilustrações e HQ’s para o fanzine Mosaico, oriundo do evento e que já teve 3 edições publicadas.

Foram três dias de uma verdadeira consagração entre os fãs de quadrinhos e seus derivados, tanto que se falava que o Mutação é uma grande família coordenada pela Quadrante Sul Comics (Denilson Reis, Alex Doeppre, Paulo e Pedro Kobielski e Anderson e Angelo Ferreira).

Vida longa ao Mutação!

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/11/10-mutação-2015.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/11/10-mutação-2015-300x300.jpgDenilson ReisindependentesAlex Doeppre,Angelo Ferreira,Denilson Reis,Doutor Insekto,Fabiano Höltz,Fafá Jaepelt,fanzine,Gaby Benedyct,gazy andraus,Gisele Andrade,Henry Jaepelt,Jamer Mello,Law Tissot,Márcia Antunes,Mutação,Paulo e Pedro Kobielski e Anderson,Quadrante Sul ComicsO Mutação – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop, evento realizado pela Câmara Riograndense do Livro e coordenado pela Quadrante Sul Comics dentro da Feira do Livro de Porto Alegre/RS, chegou a sua décima edição mantendo sua tradição em agregar profissionais, independentes e fãs, consolidando-se após uma década de atividades. Para...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe