O Rio Grande do Sul tem apresentado alguns eventos de quadrinhos nos últimos anos que acompanham a febre dos eventos de cultura pop japonesa. Dentre estes eventos, a Multiverso ComicConRS tem feito a alegria dos apreciadores da 9ª Arte, em especial aos que curtem quadrinhos de super-heróis.

Nos dias 22 e 23 de junho de 2013, ocorreu a 3ª edição da Multiverso em Porto Alegre, reunindo uma série de artistas ligados aos quadrinhos e a cultura pop. Este ano os organizadores homenagearam o mestre Disney no em terras tupiniquins, Renato Canini, gaúcho que foi o responsável por consagrar o papagaio Zé Carioca no Brasil e no mundo. Foi muito bacana ver a fila de gurizada esperando por um autógrafo do Mestre, que recebeu cada um com muita simpatia.

Mantendo a ideia iniciada no ano passado, de trazer uma atração internacional para o evento, o convidado deste ano foi o argentino Marcelo Frusin. O desenhista já publicou na Europa, e é conhecido do público brasileiro por criar, ao lado de Brian Azzarello, a série “Loveless” para o selo Vertigo (DC Comics). Frusin presenteou os gaúchos com ótimas ilustrações pedidas pelo público em sua sessão de autógrafo.

Como atração brasileira inédita do evento, a presença dos irmãos gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon que iniciaram suas carreiras no cenário independente e hoje são reconhecidos mundialmente. Este foi o foco da palestra da dupla e Bá e Moon mostraram-se bem receptivos ao conversar com o público, que na maioria procura os irmãos para autografar ao premiado álbum “Daytripper”.

Entre tantas atrações, quem se destacou com longas filas de autógrafos foram os irmãos Vitor e Lu Cafaggi, que estavam lançando a badalada graphic MSP “Laços”. A dupla teve que ter fôlego e paciência para autografar tantos exemplares que circulavam nas mãos do público do evento. Mas eles mantiveram-se firmes e fortes até o último minuto.

Embora tenhamos tido muitos desenhistas ligados a trabalhos independentes, o pessoal que faz super-heróis também foi representando. Quem fez as honras foram os gaúchos Daniel HDR e Jheremy Raapack, com destaque para HDR, que atualmente desenha Smallville (DC Comics).

As mulheres, que cada vez mais aparecem nas HQs, também foram um grande e belíssimo destaque no evento. Quem teve a oportunidade de comparecer, não ficou decepcionado com a ótima palestra de Cris Peter, Ana Koehler e Paola Pieretti.

Outro convidado nacional que participou do evento foi Sidney Gusman, que já é figurinha carimbada do Multiverso ComicConRS. O editor do Universo HQ e responsável pelo Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções palestrou e conversou com o público esbanjando toda sua simpatia.

A galera que produz quadrinhos independentes também teve seu espaço. De Curitiba veio José Aguiar; de São Paulo, a dupla Paulo Crumbim e Cris Eiko, além de Estevão Ribeiro. Entre os gaúchos, o Grupo Quadrante Sul apresentou sua nova revista, a quadrante Sul nº5.

Além dos quadrinhos, o evento apresentou diversas atrações como salas temáticas de séries de cinema e TV, lançamento de livros de Literatura Fantástica, games, fanzines e muitos cosplays.

A terceira edição do Multiverso ComicConRS serviu para fortalecer e confirmar sua importância no cenário e no calendário nacional de eventos de quadrinhos. Aguardamos 2014.

Denilson Reiscobertura de eventosrealidade alternativaAna Koehler,Cris Eiko,Cris Peter,Daniel HDR,Estevão Ribeiro,Fábio Moon,Gabriel Bá,Jheremy Raapack,Lu Cafaggi,Marcelo Frusin,Multiverso ComicConRS,Paola Pieretti,Paulo Crumbim,Sidney Gusman,Vitor CafaggiO Rio Grande do Sul tem apresentado alguns eventos de quadrinhos nos últimos anos que acompanham a febre dos eventos de cultura pop japonesa. Dentre estes eventos, a Multiverso ComicConRS tem feito a alegria dos apreciadores da 9ª Arte, em especial aos que curtem quadrinhos de super-heróis. Nos dias 22...IMPULSO HQ é um site que se propõe a discutir histórias em quadrinhos e assuntos derivados como cinema, games e cultura pop em geral.