Escrito por Wasabi

Olá caros leitores, como vão? Primeiramente gostaria de me apresentar! Meu nome é Nicolas Martins, mas sou conhecido como Wasabi, e venho trazer a vocês meu texto Wasabi Reviews!, que ficará dentro da coluna Impulso Manganime!

Minha série de textos têm a proposta de trazer à vocês um pouco mais sobre animes e mangás, tanto os mais conhecidos quanto os mais desconhecidos. Espero que gostem e acompanhem sempre a coluna!

Mas mimimis à parte, vamos começar a falar de anime! /o/

Eu fiquei um bom tempo pra pensar entre HunterxHunter e Fairy Tail, mas acabei por escolher Fairy Tail por um simples motivo: na minha opinião, é o anime da temporada!

“Ah Wasabi, como assim anime da temporada?” – Há um tempo atrás, Naruto era um dos animes mais tops que tínhamos, mas apesar de continuar com uma qualidade ótima (apesar dos fillers), novos animes começaram a surgir…um deles é Fairy Tail, e tem se mostrado com qualidade impecável, então nada mais justo que falar sobre ele!

Então preparem seus melhores feitiços e…Here we Go! /o/

Olhando a imagem acima, você vê a clara semelhança de traços entre Hiro Mashima e Eiichiro Oda (One Piece), o que faz alguns acreditarem que o anime é inspirado em One Piece, ou que Eiichiro é o criador da obra, o que é uma idéia equivocada.

A semelhança entre os traços deve-se ao fato de Mashima e Oda terem trabalhado juntos anteriormente, aprimorando seus traços juntos.

Ainda assim, uma minoria insiste em dizer que vê traços da história de One Piece em Fairy Tail, mas além da personalidade de alguns personagens lembrar traços da personalidade de personagens de One Piece (vide Luffy e Natsu), o anime tem extremas diferenças, assim como evita alguns clichês vistos em One Piece.

Já que falamos de Hiro Mashima, porque não saber mais sobre o autor?
Além de parecer com One Piece, vemos traços semelhantes a outros animes, como Rave Master… isso porque Hiro Mashima também é autor desse anime que fez bastante sucesso há alguns anos atrás! No portifólio do autor, temos também obras como Plue’s Dog Diary (2002-2007), Mashima-en- Vol. 1 e 2 (2003), Monster Soul (2006-2007), Monster Hunter Orage (2008-2009), Cartão Ilustrativo Sangokushi Taisen, e uma colaboração em Respect Gundam.

Hiro Mashima

Nasceu na cidade de Nagano, Japão, no dia 3 de maio de 1977. Começou a criar seus trabalhos artísticos muito cedo e, em 1999, lançou um dos seus maiores sucessos até hoje, Rave Master, que começou a ser publicado pela Kodansha Shonen Magazine, e mesmo não fazendo tanto sucesso quanto o mangá, mais tarde foi adaptado para anime, e a história do mangá encerrada em 2005.

Em 2003, selecionou algumas de suas histórias, publicando-as em dois volumes (Mashima-en- Vol. 1 e 2), incluindo Coconas, Xmas Hearts e Fairy Tail. Em 2006, Mashima começou então a trabalhar com Fairy Tail, sendo publicado pela Weekly Shonen Magazine e, no mesmo ano, lançou um mangá chamado Monster Soul. Atualmente, Mashima conta com dois assistentes: Miki Yoshikawa e Shin Mikuni.

Como de costume, todos os autores tem suas supertições e/ou curiosidades, com Mashima não é diferente. O nome dos personagens principais de suas séries normalmente tem nomes de estações do ano, como Natsu, que significa Verão, Haru (Rave Master) significa Primavera, Aki (Monster Soul) Outono, e Shiki (Monster Hunter Orage) que significa “Quatro Estações”.

Nome:  Hiro Mashima
Data de Nascimento:  05/03/1977
Cidade Natal: Nagano,Japão
Tipo Sangüíneo:  O

O mangá, publicado pela Weekly Shonen Magazine no dia 26 de agosto de 2006, e nos EUA lançado pela Del Rey Mangá, Conta com 20 volumes + 11 capítulos separados, e teve tamanha aceitação que do final de 2008 ao final de 2009, foi o 8º mangá mais vendido do Japão, com com 2.886.942 cópias vendidas, e na França ganhou um prêmio na categoria “Melhor Mangá Shonen” no Japan Expo Awards 2009.

Saindo das terras européias, Fairy Tail também ganhou um prêmio de “Melhor mangá de Comédia”, pela Del Rey Mangá no SPJA Industry Awards (EUA). No dia 12 de outubro de 2009, Fairy Tail sai do papel em direção às telas, ganhando uma adaptação para anime.

O anime, produzido pela A-1 Pictures e a Satelight, foi ao ar no Japão pela TV Tokyo,sendo exibido simultaneamente no EUA. Também foi lançado um CD oficial com a trilha sonora do anime, estreado no Japão em06 de janeiro de 2010, e o primeiro DVD oficial do anime saiu no dia 29 de Janeiro do mesmo ano. A série também ganhará um jogo exclusivo para PSP, que será lançado em breve (Fairy Tail Portable Guild).

O motivo de todo esse sucesso é claro para qualquer um que tenho assistido o primeiro episodio do anime ou lido uma pagina de seu mangá. O autor consegue mesclar impecavelmente (eu diria até de forma épica) ação com breves momentos de comédia, transformando clichês em novidade para o espectador.

A história é simples, e de fácil entendimento. Num mundo de magia, os magos se organizam em Guildas para realizar trabalhos pagos, e entre essas guildas está Fairy Tail, conhecida por deixar um rastro de destruição por onde passa (incentivados por Makarov, que acha que não se devem limitar os seus poderes mágicos), e dentro dessa guilda estão nossos personagens principais.

O anime começa com Lucy Heartphillia, uma maga novata procurando por uma guilda para entrar, então encontra com Natsu Dragneel, um jovem e poderoso mago da Fairy Tail. Após se envolver em confusões e destruir quase metade da cidade, Lucy acaba por integrar a Fairy Tail e sai com seus amigos para realizar missões.

Junto à Natsu sempre está Happy, um gato falando que pode voar, e é justamente ele que protagoniza cenas impagáveis de humor junto à todos os personagens do anime. No mangá, Happy gera um ambiente agradável, sempre falando “Aye”, e alfinetando seus amigos com comentários. Mas a magia não é liberada no mundo de Fairy Tail, existe um conselho criado pra controlar o uso da magia.  Todos os membros desse conselho são magos extremamente poderosos e muito conhecidos.

E mesmo entre as guildas, existem aquelas que usam seus poderes pra propósitos malignos e trabalhos de assassinato, essas são conhecidas com Guildas Negras.

Quando ouvimos o termo “magia”, pensamos logo em animes com garotas mágicas ou em seriados antigos, onde mulheres faziam mágica mexendo seu nariz, ou cruzando os braços e balançando a cabeça, mas em Fairy Tailtemos algo mais “profundo”. Cada mago se especializa em um tipo de magia, e desfruta dela de acordo com suas habilidades. Lucy, por exemplo, usa magia de Espiritos Estelares, invocando-os usando chaves toda vez que necessário, e Natsu por sua vez usa um estilo de magia chamado “Dragon Slayer”, que consiste em treinar o corpo para caçar dragões.

Natsu Dragneel

Quando um Dragon Slayer domina a magia, consegue transformar seu corpo no material respectivo ao seu dragão, cuspir o material respectivo ao seu dragão, etc. No caso de Natsu, o Fogo. Aprendeu esse estilo de Magia com seu pai adotivo, o dragão Igneel, que o ensinou a falar, escrever e claro, a usar a magia, mas um dia Igneel simplesmente desapareceu, e Natsu começou a procurá-lo pelo mundo.

Natsu é extremamente determinado, e por sentir amor por sua guilda, constantemente entra em brigas para defendê-la, e defender o sentimento de diversão que ele acredita que todas as guildas devem ter. Lucy também tem uma historia de vida muito complicada. Seu pai é um dos homens mais ricos no mundo de Fairy Tail, porém não se dá muito bem com a filha,e acha que tem total poder sobre sua vida (a ponto de quase destruir Fairy Tailpara obtê-la de volta). Lucy foge de casa,  se junta a Fairy Tail, mas não perde o hábito de escrever cartas para sua falecida mãe.

Além de Natsu e Lucy, que tem maior destaque durante a série, também temos Gray e Erza, dois personagens que logo se juntam pra formar um time, para o terror de Makarov, que é bem criticado pela destruição causada pela guilda. Gray tem uma história de vida muito triste.

Lucy Heartphillia

Quando criança teve sua casa e família destruídas por Deliora, um demônio muito poderoso e aprende magia para tentar combatê-lo, mas por sua fraqueza perante o monstro, perde sua mestra, que “morre” para aprisioná-lo. Gray usa magia de gelo, criando armas e outros tipos de objetos de gelo. Erza é uma das magas mais poderosas da Fairy Tail, e é conhecida como Titânia por todo mundo mágico. Durante sua infância, Erza e seus amigos foram escravos numa construção.

Depois de sofrerem e apanharem muito como escravos, conseguem fugir, mas por alguns problemas é forçada a fugir deixando seus amigos na ilha. O estilo de magia de Erza talvez seja um dos mais interessantes e flexíveis do anime. Podendo se adptar a todo tipo de situação, Erza é capaz de invocar armaduras e armas com diferentes atributos, e usar durante a batalha.

Dentro da Guilda, temos outros personagens muito interessantes, mas de menor relevância no anime do que os acima citados.

Gray Fullbuster

Nome: Natsu Dragneel
Idade: Desconhecida
Tipo de Magia: Dragon Slayer
Gosta: Fogo
Odeia: Veículos de Transporte e Gray

Nome: Lucy Heartphillia
Idade: 17 anos
Tipo de Magia: Espiritos Estelares (Seireis)
Gosta: Livros
Odeia: Seu pai

Nome: Erza Scarlet
Idade: 19
Magia: The Knight
Gosta: Armas e Armaduras
Odeia: Maldade

Nome: Gray Fullbuster
Idade: 18
Magia: Ice Make
Gosta: Coisas divertidas
Odeia: Natsu

Erza Scarlet

Mesmo depois de ler isso tudo você não compreende o motivo do sucesso de Fairy Tail? Então Lá vai minha opinião sobre!

Fairy Tail consegue mesclar extremamente bem Comédia e Ação, o que não tem sido muito visto depois de One Piece, porém, com um traço menos caricato. Cada personagem é bem complexo e profundo, mas ao mesmo tempo muito simples e de fácil compreensão. Outra coisa que chama muita atenção no anime é que os magos usam circulo de magia para usar seus poderes (só acontece no anime), e todos esses círculos são muito bem bolados, dando um efeito interessantíssimo ao anime.

Outra característica é o clima agradável e o jeito que as  histórias ocorrem, tornando qualquer tipo de Filler mais aceitável do que em animes como Bleach e Naruto. A cada episódio, você quer mais e mais ver o próximo! Aos que desejam acompanhar o anime, uma boa dica é também acompanhar o mangá, que mesmo sendo estático, arranca risadas de qualquer um.

Durante essas colunas mensais vou trazer também a opinião dos leitores! No final da coluna saiba como enviar sua opinião. Hoje quem fala sobre o anime do mês é o Kamui, DJ recém chegado a Rádio AniMiX!

“Uma coisa que acho legal é o fato do autor do anime pelo menos, trazer os personagens simples. Ele ta ali e pronto. Eles sabem esconder bem o que tem por trás do personagem, de uma forma que não fica forçado, e você não fica agoniado pra saber o que é, você é simplesmente seduzido a ‘deixar acontecer’ a história. Ele parece um anime, apenas pra diversão, e você acaba continuando a ver o anime pela trilha sonora e pela comédia, durante os episodios ele injeta doses de emoção e sentimento. É mais facil fazer um anime ‘comido’ em ‘meio-dramatico’ do que trazer ‘comédia exagerada’ em um anime que tem raiz no drama. …trazer episodios fillers em um anime como Fairy Tail é mais facil que trazer para um anime como Bleach, por exemplo…”

Mas uma história genial e doses de comédia não é tudo que é necessário para se fazer um anime revolucionário como Fairy Tail (sim, Fairy Tail vai revolucionar a linguagem dos shonens em breve!). Também é necessário ter uma boa equipe de produção. Confíra abaixo toda a equipe envolvida em Fairy Tail!

• Diretor: Shinji Ishihira (Staff em Darker than Black, Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Ouran High School Host Club, e Soul Eater)
• Compositor da série: Masashi Sogo (Staff em Bleach, Gantz,The Prince of Tennis, Rurouni Kenshin/Samurai X, e Samurai Deeper Kyo)
• Música: Yasuharu Takanashi (Staff em Eyeshield 21, Gantz, Ikkitousen, e Naruto Shippuuden)
• Design de Personagem: Aoi Yamamoto (Staff em Fullmetal Alchemist: Brotherhood, e Sengoku Basara)
• Diretor de Arte: Junko Shimizu (Staff em Doraemon, Junjoo Romantica, The Prince of Tennis, e Trinity Blood)
• Design de Arte: Hiroshi Izumi e Yohei Kodama
• Diretor de Som: Shoji Hata (Staff em Air, Death Note, Hell Girl, e Rurouni Kenshin/Samurai X)
• Diretor de Fotografia: Atsushi Iwasaki (Staff em Slam Dunk)
• Design de Cores: Keiko Kai (Staff em Batman, Gurren Laggan, e Hellsing)
• Designers: Etsunobu Iwanaga e Hiroyuki Taiga (Staffs em XXXHolic, Elfen Lied, e Mobile Suit Gundam Seed)
• Edição: Yuuji Oka
• Efeitos Sonoros: Noriko Izumo e Akira Noguchi (Staffs em Gintama, e Naruto Shippuuden)

Outro aspecto muito forte em Fairy Tail (anime) é a trilha sonora, que torna cada segundo do anime mais empolgante para o expectador!

Temas de Abertura
Episódios 001 ao 011: Snow Fairy, interpretada por Funkist.
Episódios 012 ao 024: S.O.W. Sense of Wonder (S.O.W.センスオブワンダー) de IDOLING!
Episódios 025 ao 035: Ft., interpretada por Funkist.
Episódios 036 ao 048 : R.P.G.~ Rock in’ Playing Game, interpretada por SuG
Episódios 049 ao —  : Egao no Mahou, interpretada por Magic Party
Temas de Encerramento
Episódios 001 ao 011: Kanpekigu~no ne (完璧ぐ~のね) de Watarirouka Hoshiri Tai.
Episódios 012 ao 024: Tsuioku Merry-Go-Round (追憶メリーゴーランド) de Onelifecrew.
Episódios 025 ao 035 :Gomen ne. Watashi (ごめんね。私) de Shiho Nanba
Episódios 036 ao 048 : Kimi Ga iru kara de Mikuni Shimokawa
Episódios 049 ao —: HOLY SHINE de Daisy X Daisy

Por fim,não podemos deixar de citar as pessoas que dão voz aos personagens desse anime!

• Tetsuya Kakihara: ( Tenma de Pégaso de Saint Seiya: The Lost Canvas) – Dublador de Natsu
• Aya Hirano: ( Misa de Death Note e Sasha de Saint Seiya: The Lost Canvas) – Dubladora de Lucy
• Rie Kugimiya: ( Alphonse Elric de Full Metal Alchemist) – Dubladora de Happy
• Yuuichi Nakamura: ( Kōichi de Zettai Karen Children) – Dublador de Gray
• Sayaka Ohara: ( Yuko de xxxHolic) – Dubladora de Erza

Para você que sabe falar Japonês, vou deixar alguns links bem legais também:

Fairy Tail – Site Oficial | Shonen Magazine – Site Oficial

Muito Obrigado a todos que leram minha primeira coluna para o Impulso HQ! XD Mande sua opinião sobre qualquer anime ou mangá (vou escolher os animes seguintes pelos emails que receber!), além de dúvidas, críticas, sugestões, elogios e caixas de chocolate para [email protected]! A cada 20 dias trarei um novo texto com um novo anime para vocês, então se preparem! XD

Uma boa semana a todos, e até a próxima!

Abraços! /o/

Renato Lebeaumanganimeanimê,Fairy Tail,Hiro Mashima,mangá,Wasabi ReviewsEscrito por Wasabi Olá caros leitores, como vão? Primeiramente gostaria de me apresentar! Meu nome é Nicolas Martins, mas sou conhecido como Wasabi, e venho trazer a vocês meu texto Wasabi Reviews!, que ficará dentro da coluna Impulso Manganime! Minha série de textos têm a proposta de trazer à vocês um...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe