Resenha Mangá: Usagi Drop 1

A HQ narra a história de Daikichi Kawachi, um solteirão solitário que não se dá bem com mulheres e nem com crianças e, de repente, se vê cuidando de uma garotinha de 6 anos.
Explico: Rin, a garotinha em questão, é fruto de um caso extraconjugal de seu avô. Com a morte do ancião, e o sumiço de sua amante, nenhum membro da família quer se responsabilizar pela criança. Inconformado com a insensibilidade dos adultos por discutirem o futuro da menina na frente dela, Daikichi resolve tomar a guarda da garota.
A partir dai o personagem vivencia uma série de situações na sutil arte de criar e educar uma criança. Situações essas que vão desde as cotidianas, como xixi na cama e compras de roupas, até assuntos mais profundos, como explicar o que são divórcio e morte – e se esses temas são confusos até para nós adultos, imagine só o que eles provocam na cabeça de uma garotinha que ainda pequena se depara com a morte e o abandono.
A maior parte da HQ retrata os pensamentos e ações de Daikichi em relação a Rin, desde sua preocupação em conciliar os horários da escola com o trabalho; comprar a lancheira com o personagem favorito da garota; aprender a cozinhar para duas pessoas; limpar a casa para criar um ambiente mais agradável a uma criança etc. Ele chega ao ponto de se preocupar mais com sua saúde apenas para ter certeza de que estará presente na vida de Rin pelo maior tempo possível. E essa é a maior prova de amor que eu consigo conceber: você cuidar mais de si mesmo para que outra pessoa possa usufruir disso.
Mas não para por ai, Daikichi vai além, o tempo todo ele faz um esforço enorme na tentativa de decifrar o que Rin esta pensando/sentindo.
E esse sacrifico, essa dedicação, essa preocupação, é o grande mérito da obra. Daikichi é um verdadeiro herói por dedicar tanto de sua vida a uma pessoa que nem sua filha é, e que ele conheceu a pouco tempo, diga-se de passagem. Enquanto a maioria de nós não consegue lembrar quando foi a última vez que dedicou um tempinho para tentar decifrar o que se passa na cabeça de nossos filhos ou irmãos menores – não à toa, grande parte das crianças tornam-se adolescentes, e adultos posteriormente, totalmente distantes de seus familiares.
Mas não pense que é uma obra totalmente dramática. A autora, Unita Yumi (e essa é toda a informação que temos da autora na edição que, em tempo, é dividida em 10 volumes – mas também é uma informação que você só consegue no site da editora) sabe dosar as partes fortes com diversas passagens divertidas, criando uma leitura prazerosa e acessível aos mais diversos gostos – não à toa a obra foi adaptada para o cinema e para uma série de desenho animado.
Voltando à obra: Daikichi esta aqui para nos lembrar que todos nós temos nossas próprias batalhas internas e com uma criança isso não é diferente – talvez seja até mais delicado, uma vez que uma batalha mal resolvida na infância vai reverberar por toda a vida; e que educar é amar, e o amor exige esforço, sacrifício e dedicação.
Usagi Drop 1
Autora: Unita Yumi
Editora New Pop
Acabamento: Off-set 90g – Capa Cartonada
14,8 x 21 cm
202 páginas (incluindo páginas coloridas)
R$ 19,90

Oi Ale! Fico feliz que tenha gostado. Esse é um dos meus animes favoritos! Também assisti o filme e o traço do manga em muito agradável. Você devia assistir o anime, é bem divertido. No começo eu achei que a Rin fosse a melhor personagem, mas acabei me apaixonando pelo Daikichi.