Não sabia bem o que o esperar desse novo título dos Estúdios Mauricio de Sousa. O que o velho Maurício poderia trazer de novo no front? Uma nova Graphic MSP? Outro spin-off da linha Jovem mangá?

Bem, quase isso.

Turma da Mônica: Geração 12 aposta na estética e elementos dos quadrinhos japoneses para levar a turminha da Rua do Limoeiro para aventuras inéditas, mirando em um público que tem passado batido por grande parte das editoras: a garotada entre 10 a 14 anos.

Segundo Maurício, a ideia da nova série surgiu após o convite para o Tezuka Mix – publicação especial em homenagem a Osamu Tezuka, mangaká que revolucionou os quadrinhos japoneses e que completaria 90 anos em 2018. O resultado foi A Noite da Princesa, que reuniu elementos do clássico mangá A Princesa e o Cavaleiro (Ribbon no Kishi, no original) e o longa A princesa e o Plebeu (Roman Holiday).

A experiência de trabalhar em um material “Estilo Tezuka” se reflete nas escolhas narrativas de Geração 12, que pega temas e gêneros bem conhecidos dos leitores de mangás, em especial o gênero Mahou Shoujo, ou garotas mágicas. A trama segue uma linha mais linear, com temas centrados ao público da faixa etária proposta (mudança de escola, sonhos de infância postos a prova nessa etapa da vida), mas com teor mais leve em relação a Turma da Mônica Jovem.

Os personagens mantêm muitas de suas características clássicas, porém não faltam novas facetas para serem exploradas. Mônica ainda é a menina de cabeça quente que adoramos, mas também tem inseguranças e tem trabalhado para melhorar seu gênio, enquanto Cebolinha permanece inventivo e esforçado, o que não impede que seja competitivo e, por vezes, cruel em relação a amiga. Além da Magali e Cascão, e núcleo principal também inclui Milena, personagem incluída ao elenco da turminha em 2017.

Geração 12 foi um dos títulos mais gostosos que tive o prazer de ler recentemente e agradeço ao trabalho da roteirista Petra Leão e da desenhista Roberta Pares nesse arco inicial pelo trabalho aqui. Vale lembrar que ambas tem experiência com a turma, por seus serviços em TMJ.

Um novo tempo

As crianças da Rua do Limoeiro agora estão com 12 anos e acabam de ingressar no Instituto Astro de Exploração Espacial, centro educacional idealizado pelo lendário Astronauta Pereira, que infelizmente desapareceu numa missão antes do projeto ser realizado. Com isso, seu grande amigo Adão, tomou para si a missão de criar um local para formar uma nova geração de exploradores espaciais em honra ao seu companheiro.

Além de ensinar sobre vida em outros planetas, andar em gravidade zero e tecnologia, os alunos do instituto aprendem a usar o Vogel, tecnologia multiuso que pode analisar e interagir com qualquer objeto e indispensável nas missões.

Mônica sempre admirou o Astronauta e entrar para essa escola é como um sonho, no entanto a realidade é bem mais dura para a garota. Ela chega atrasada logo no primeiro dia, se dá mal em todas as aulas, leva esporro dos professores e diretores e de quebra ainda é zoada pelo Cebolinha sobre sua inaptidão para ser uma exploradora. Que dia…

Magali leva a amiga para e esquecer um pouco os problemas e juntas chegam a um brechó onde encontram um coelhinho de pelúcia azul, igual ao Sansão que Mônica tinha quando criança. Mas quando a menina leva o brinquedo para casa, ele repentinamente ganha vida e não tem memórias sobre de onde veio e como é capaz de falar e agir de forma independente. Longe dali, uma figura misteriosa tem planos nefastos contra o Instituto e seu caminho vai irremediavelmente cruzar com os caminhos de Mônica, Sansão e seus amigos.

A premissa é simples, mas toda a ideia é bem executada e terminei o primeiro volume ansiosa pelas próximas edições. Geração 12 tem o selinho de qualidade e indicada para novos e antigos leitores que nunca deixam de amar a turma do limoeiro.

Resenha mangá: Turma da Mônica: Geração 12http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/09/Turma-da-Monica-geracao-12-2.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/09/Turma-da-Monica-geracao-12-2-150x150.jpgLily CarrollmanganimeGeração 12,Mauricio de Sousa,Petra Leão,Roberta Pares,turma da MônicaFacebook Twitter Instagram Youtube Não sabia bem o que o esperar desse novo título dos Estúdios Mauricio de Sousa. O que o velho Maurício poderia trazer de novo no front? Uma nova Graphic MSP? Outro spin-off da linha Jovem mangá? Bem, quase isso. Turma da Mônica: Geração 12 aposta na estética e elementos dos quadrinhos...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!