TsumitsukiDesde que a uma nova equipe editorial tomou a frente da JBC, a editora vem investindo em novos gêneros e apostando em um novo perfil de consumidor. Grande parte de seus últimos lançamentos refletem bem isso, com séries pouco conhecidas e voltadas para um publico mais velho com um ou outro blockbuster no decorrer do período.

Essa nova postura deu a chance a mangás como O Senhor dos Espinhos, The Innocent e Genshiken de chegarem às bancas brazucas e dar um novo folego para os leitores que estão cansados de ninjas, cavaleiros ou lutadores com poder de mais de 8 mil.

tsuki (2)Tsumitsuki vem justamente para satisfazer um pequeno, mas sempre fiel leitor de terror oriental, com seus espíritos em busca de vingança, mortes grotescas embaladas por um clima poético e sombrio e que estavam órfãos desde Izumaki e Ringu lançados aqui pela Conrad, anos atrás. A escolha de Tsumitsuki não foi ao acaso, já que o responsável pelo roteiro e arte é Hiro Kiyohara, mesmo mangáka que assinou os desenhos de Another, outro título publicado pela JBC.

Quem acompanhou Another conhece o estilo delicado, sombrio e belo do autor, que casa perfeitamente com a narrativa que usa com maestria os mitos e lendas do folclore oriental. Há também aquela pegada de lenda urbana, que por mais que não levamos a sério ficamos com aquele insistente pensamento de “e se for verdade?”.

Com isso em mente, nenhum cenário seria mais adequado que uma escola (existe lugar melhor para a proliferação de lendas urbanas?) numa isolada e pacata cidade do interior. No passado, esse lugar foi tomado por youkais (demônios) que possuíam as pessoas, se alimentado dos sentimentos de culpa, até que a vitima se tornava o próprio espírito do remorso conhecidos como Tsumitsuki.

tsuki (3)Para conter a ameaças dessas criaturas foi chamado um sacerdote, mas os Tsumitsukis nunca desapareceram, e cabe ao misterioso e manipulador Kuroe, um jovem de cabelos prateados, caçar e exterminar as criaturas. Curiosamente, apesar de ser o único personagem recorrente das quatro historias que formam o volume único de Tsumitsuki, Kuroe é pouco mais que um expectador da trama.

Quem realmente conduz as histórias são as estudantes do colégio e moradores da cidade que devido a dor e a imensa culpa que carregam em suas almas se tornam vítimas perfeitas dos demônios, e por tabela de Kuroe, que impassível a tristeza e dor dessas garotas apenas executa seu trabalho. Mas nem mesmo ele pode ocultar sua culpa para sempre…

tsuki (4)A edição possui um ótimo acabamento gráfico, papel de boa gramatura no miolo além de uma impressão que merece muitos elogios e páginas coloridas no papel couchê, que ressaltam o estilo de colorização do artista e a ilustração em tons vermelhos do índice é particularmente bonita e encantadora. O logo da capa, no entanto, deixou a desejar assim como a contra capa, onde a ilustração usada no encadernado original foi substituída por uma ilustração preto e branca da própria HQ.

Apesar desse pequeno contra, considero Tsumitsuki um ótimo lançamento e mais que merece recomendações de compra. Vá já reservar o seu, especialmente porque está difícil achar esse volume nas bancas.

Tsumitsuki – Espírito da Culpa

Editora JBC
Roteiro e arte: Hiro Kiyohora
Volume único
13,5 x 20,5 cm
R$ 13,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/08/Tsumitsuki-arte-capa-670x330.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/08/Tsumitsuki-arte-capa-670x330-300x300.jpgLily CarrollmanganimeEspírito da Culpa,Hiro Kiyohora,JBC,mangá,TsumitsukiDesde que a uma nova equipe editorial tomou a frente da JBC, a editora vem investindo em novos gêneros e apostando em um novo perfil de consumidor. Grande parte de seus últimos lançamentos refletem bem isso, com séries pouco conhecidas e voltadas para um publico mais velho com um...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe