Em 2011, Tiger & Bunny foi o anime mais quente do Japão. Não havia publicação, site, blogs, conversas de bar, roda de garotas ou revista de teor impróprio para menores de 18 anos que não tivesse seus personagens no meio. Toda a badalação é bem merecida, já que os envolvidos na produção não pouparam esforço, sangue e suor nos 26 episódios que compõem o anime. Digo, Tiger & Bunny não tem apenas uma historia legal, mas tem um elenco incrível de personagens, uma direção impecável e character design f***.

A versão em mangá da série, que a editora Panini trouxe para nossas bancas, é uma adaptação das aventuras animadas, seguindo com poucas licenças poéticas o roteiro original. Os desenhos ficaram a cargo da desconhecida Mizuki Sakakibara, que tirando algumas escorregadas se sai muito bem para emular o traço original dos personagens, criado pelo desenhista Masakazu Katsura, autor de serie como Video Girl Ai e DNA², ambas publicadas em terras tupiniquins pela JBC.

A edição brasileira não tem nenhum mimo especial ou página colorida. Seu acabamento segue o atual padrão Panini de qualidade, a capa está bonita e o miolo está com uma impressão legal e uma tradução ok. Todos os termos e expressões em inglês foram mantidos, exatamente como na versão original japonesa, e suas traduções foram inclusas no tradicional glossário no final da edição.

Apesar da diferença do tom e ritmo Tiger & Bunny possui a mesma premissa da cultuada HQ Watchmen, do barbado Alan Moore e do desenhista Dave Gibbons, reconstruindo (ou seria destruindo?) todos os clichês do universo de heróis mascarados. Enquanto a obra de Moore é ácida e cínica, tanto o anime quanto o mangá de T&B são mais otimista e engraçada. Mas não pense que devido ao seu humor a série não coloca o dedo na ferida, não poupando o consumismo desenfreado, o culto a celebridades e a depressão e melancolia para as estrelas esquecidas.

A trama se passa numa Terra alternativa, mais especificamente na cidade de Sternbild, claramente inspirada nas grandes metrópoles norte americanas, mas com a tecnologia mais desenvolvida. Mas o grande diferencial é a presença dos NEXT, humanos que nasceram com incríveis poderes. E agora? Vamos ter uma versão japonesa de X-men?

Nada disso! Os NEXT são grandes heróis da cidade, lutando contra o crime, enfrentando o mal, ajudando os oprimidos e seus feitos são transmitidos ao vivo, para todo mundo, como um grande reality show! Cada ato de heroísmo conta pontos que somados elegem o maior herói de Sternbild.

Eis que conhecemos Kotetsu T. Kaburagi, herói conhecido como Wild Tiger cuja habilidade especial consiste em um aumento de força por um período limitado de tempo, vem passando por uma maré de azar. A idade esta chegando e sua postura é considerada tanto por seus patrocinadores quanto pelo público como ultrapassada e fora de moda.

Durante a perseguição a criminosos Kotetsu acaba sendo salvo por um novo e misterioso herói, o arrogante Barnaby Brooks Jr. que possui os mesmo poderes que ele, e, claro, rola uma antipatia a primeira vista entre eles. Mas as leis da conveniência universal entram em cena e os chefes dos heróis querem que Barnaby e Kotetsu atuem junto, como a primeira dupla de heróis da cidade.

Apesar do anime já ter sido encerrado, o mangá continua em publicação no Japão, tendo quatro volumes até o momento. Com isso em mente aguardem eventuais hiatos da série por aqui.

Tiger & Bunny conquista não apenas por sua história e arte, mas especialmente por seus personagens que mostram que por baixo de toda capa e máscara, ainda são humanos.

Tiger & Bunny
Editora Panini
Roteiro e arte: Sunrise e Mizuki Sakakibara
13 x 18 cm
168 páginas
R$ 11,90

Lily Carrollmanganimemangá,Masakazu Katsura,Mizuki Sakakibara,Panini,Sunrise,Tiger & BunnyEm 2011, Tiger & Bunny foi o anime mais quente do Japão. Não havia publicação, site, blogs, conversas de bar, roda de garotas ou revista de teor impróprio para menores de 18 anos que não tivesse seus personagens no meio. Toda a badalação é bem merecida, já que os...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe