capa-o- Cao_Que-Guarda-as-EstrelasInteressante como o ser humano, um animal não muito conhecido por sua fidelidade, preza tanto a lealdade dos cachorros a ponto de eterniza-la em inúmeras narrativas como o livro autobiográfico Minha vida com Boris (editora Globo, 2011), que narra a revolucionária história de Thays Martinez e sua luta pelo direito de acesso com cães-guias em lugares públicos no Brasil, e o emocionante filme Sempre ao leu lado (direção de Lasse Hallström, 2009) baseado numa história real na qual o cão Hachiko vai todos os dias até a estação de trem esperar por seu dono. Até as despretensiosas peripécias de Finn e seu cachorro Jake no surreal desenho Hora de aventura se encaixam nesse perfil.

O cão que guarda as estrelas, de Takashi Murakami, é mais uma obra que entra para essa lista. Narra a história do cãozinho Happy e seu dono (cujo nome não nos é revelado em nenhum momento), um simpático senhor de idade avançada, divorciado, sem emprego e com problemas de saúde, que partem para o sul do Japão em busca de uma vida melhor.

Hoshi-Mamoru-Inu-imagem-2O principal diferencial da HQ para quase todas as outras histórias é que aqui a trama nos é apresentada pelo ponto de vista do cachorro. Assim, desde sua adoção, Happy vai registrando – sem nenhum julgamento, é importante notar – o dia a dia da família, as pequenas mudanças no lar que com o passar dos anos se tornam mudanças gigantescas e a decadência de seu dono que, em dado momento da vida se vê na companhia apenas de seu cachorro e de um carro sem gasolina.

Algumas observações do cãozinho são muito interessantes, como a mudança de atitude que ele nota nas pessoas quando estão com outros da mesma espécie e quando ficam sozinhas com um cachorro – segundo Happy, é nesta última situação que as pessoas são mais sinceras consigo mesmas.

hoshi mamoru inuMas é a segunda HQ da edição que carrega a parte mais dramática da obra: Girassóis conta a história do pacato assistente social Okutsu que repensa sua vida ao entrar em contato com Happy e seu dono. Isso o faz relembrar seu cachorro e todas as coisas que o cão fez por ele e que nunca foram retribuídas.

O término da leitura nos da aquela sensação de que talvez não estejamos aproveitando a vida ao máximo. De que, talvez, não estejamos amando ao máximo as pessoas e animais que nos são queridos ou que, talvez, não estamos deixando sermos amados ao máximo por quem quer nos dar amor.

A todos aqueles que têm cachorro na família fica também a pergunta: Que mudanças em nossas atitudes ao longo dos anos nossos cachorros registraram e nos contariam se isso fosse possível? E que reclamações ele teria para reivindicar?

28vv19f3jpg_846Numa época em que cada vez mais as pessoas procuram por obras “apenas para matar o tempo”, a leitura de O cão que guarda as estrelas é como um oásis no meio do deserto por nos fazer repensar a vida.

Não a toa a obra vendeu mais de 400 mil cópias no Japão e recebeu o troféu Da Vinci Book of The Year na inusitada categoria “Livro para chorar” em 2009.

Leitura recomendada para todos aqueles que são fãs de histórias de animais e para todos aqueles que procuram por verdadeiros exemplos de amor incondicional.

O cão que guardas as estrelas
Editora JBC
Autor: Takashi Murakami
128 páginas
R$ 23,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/11/JBC_Cao_Que-Guarda-as-Estrelas.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/11/JBC_Cao_Que-Guarda-as-Estrelas-300x220.jpgAlexandre ManoelmanganimeJBC,mangá,O cão que guardas as estrelas,Takashi MurakamiInteressante como o ser humano, um animal não muito conhecido por sua fidelidade, preza tanto a lealdade dos cachorros a ponto de eterniza-la em inúmeras narrativas como o livro autobiográfico Minha vida com Boris (editora Globo, 2011), que narra a revolucionária história de Thays Martinez e sua luta pelo...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe