panini_naruto72Naruto, um dos maiores fenômenos no mangá, finalmente chegou ao fim no Japão. O crescimento e aventuras de Naruto, Sasuke, Sakura, e seus amigos e inimigos na cidade ninja de Konoha já dura 15 anos, cobriu 700 capítulos, e gerou uma das séries de anime mais popular da história. Graças a editora Panini a última edição chega às bancas brasileiras e faz a felicidade de muitos fãs.

Apesar de ser esmagadoramente popular, o mangá do Naruto foi também notoriamente em ritmo lento. Em um ponto, os fãs que estavam apenas assistindo a série em anime tinha que esperar o mangá avançar para poder progredir no anime.

(Aviso, há spoilers de agora em diante!)

Os fãs estavam divididos sobre a confirmação final da luta de Naruto e Sasuke, o penúltimo capítulo, 699, o capítulo nos deixou com a grande notícia bombástica de que a épica batalha final entre Sasuke e Naruto, acabou com os dois deitados lado a lado (temporariamente sem braços – não pergunte), basicamente Sasuke volta para o lado da luz. A abnegação de Naruto e a sua interminável lealdade mostra a Sasuke que há outras maneiras de mudar o mundo que não envolvam a destruição de uma grande parte dele.

naruto-capitulo-698-naruto-vs-sasukeTão drástica como súbita mudança de coração de Sasuke possa parecer, ele ainda é um momento emocional muito grande. Sasuke entra em um monólogo que é intercalada com painéis artisticamente colocados do mundo e a sua recuperação, é realmente uma maneira muito satisfatória para Sasuke para chegar a um acordo com o que ele fez de errado e como ele tem sido.

O Kakashi se torna Hokage, no entanto, o que não é tão satisfatório é o perdão total e absoluta de Sasuke por Kakashi. Está tudo explicado de uma maneira breve que terminam com Sasuke, dizendo: “Sim … desculpe.” Isso não parece ser adequado para a quantidade de morte, destruição e dor que ele causou.

Mas Kishimoto é um mestre quando se trata de afinação principais conceitos com visuais simples, mas poderosa, e é aí que nós começamos as partes mais memoráveis deste capítulo. A imagem das mãos das estátuas quebradas que formam o selo de reconciliação com os contornos de Naruto e Sasuke sobreposto é brilhante. E o painel final do capítulo 699, com Naruto entrega o protetor de testa de Konoha riscado do Sasuke que ele manteve por todo esse tempo, é lindo.

O criador Masashi Kishimoto pode ter dado aos fãs muita informação, pelo menos sobre o destino do trio principal e suas vidas no futuro. A primeira coisa Naruto se torna Hokage depois do Kakashi. O último capítulo do mangá, capítulo 700, é definido mais ou menos uma década ou mais no futuro. Em um desenvolvimento não tão surpreendente, Naruto e Hinata acabam juntos e têm dois filhos. Mas eles são cópias de seus pais.

naruto-capitulo-697-naruto-vs-sasukeO Boruto tem praticamente as mesmas artimanhas que Naruto tinha quando era criança. Há uma certa ironia poética a ele; Naruto cresceu querendo uma figura paterna para dar-lhe atenção, mas ele cresceu para se tornar um pai que não poderia dar a seu filho o tipo de atenção que ele queria. Naturalmente, o fato de que ele realizou seu sonho ao longo da vida de se tornar Hokage lhe dá um pouco de um passe por causa da responsabilidade envolvida. Mas se as coisas estão agora tão pacíficas quanto somos levados a acreditar, por que o Naruto é tão ocupado.

Nós temos, talvez, o casal mais controverso: Sakura terminou com Sasuke, arruinando os sonhos de muitos com o final Naruto e Sakura juntos. De todos os casais, este não parece o mais estranho. Especialmente porque o breve vislumbre temos de Sasuke que ainda está andando a Terra e não é muito interessado em ser um pai, enquanto Sakura fica presa a ser uma dona de casa. Para não mencionar como Sakura, aparentemente, ainda dormiu com o cara depois de todo o sofrimento que ele a fez passar. Ele simplesmente não parece muito o final feliz que os fãs de Sakura mereciam. Isso é parte do que faz o capítulo final tão agridoce.

Por um lado, este capítulo dedica tempo para um monte de personagens favoritos dos fãs, a ideia dos personagens principais com as crianças que são praticamente apenas versões em miniatura de si é bonito, mas dolorosamente sem imaginação e repetitivo desde Kishimoto tenha feito isso antes. É extremamente semelhante ao último capítulo controverso do último livro de Harry Potter, na medida em que apresenta uma grande família feliz de Konoha: Todos emparelhados, casado e com filhos. Todo mundo TEVE FILHOS! Até mesmo o Rock Lee teve um filho: sim, é sério.

panini_naruto72 pag 15Mas os problemas com este final podem facilmente ser explicado por uma verdade simples: esse final realmente não é uma conclusão. A história de Naruto vai continuar. Haverá uma minissérie ocorrendo entre o tempo de salto dos capítulos 699 e 700, e não será de pelo menos mais um filme.

A franquia Naruto tem potencial storytelling tanto que até mesmo a conclusão do mangá original não é realmente o fim da história. Portanto, há muitas oportunidades para novos materiais que irão preencher os pedaços que faltam. É um tipo de final apressado e difícil de engolir depois de tudo o que aconteceu, mas se você seguiu a série até este ponto talvez você entenda.

Naruto nº 72 (Edição Final)
Editora Panini
Roteiro e Arte: Masashi Kishimoto
Capa Cartão
Lombada Quadrada
13,7 x 20 cm
220 Páginas
R$ 11,50

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/06/81n-gDIfEIL._SL1200_.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/06/81n-gDIfEIL._SL1200_-300x300.jpgDiego Limamanganimemangá,Masashi Kishimoto,naruto,PaniniNaruto, um dos maiores fenômenos no mangá, finalmente chegou ao fim no Japão. O crescimento e aventuras de Naruto, Sasuke, Sakura, e seus amigos e inimigos na cidade ninja de Konoha já dura 15 anos, cobriu 700 capítulos, e gerou uma das séries de anime mais popular da história....O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe