Platinum-End-2Hoje irei falar de Platinum End, um mangá que está sendo publicado na Jump SQ (revista mensal de mangás japonesa), com historia criada por Tsugumi Ohba e arte de Takeshi Obata. Sim! A dupla responsável pelas obras-primas que foram Death Note e Bakuman está de volta depois de dois anos. E como voltaram!

Antes de falar sobre Platinum End, vamos falar sobre a dupla de criadores. Praticamente não existe uma pessoa fã de cultura japonesa que nunca ouviu falar de Death Note. E todos que leem, amando ou odiando, assumem a genialidade de Tsugumi Ohba, o roteirista. A historia conta sobre Light (Raito) Yagami, um adolescente brilhante que encontra um caderno onde quem tem seu nome escrito nele morre de acordo com os detalhes descritos nele. Light, por ter nojo da humanidade atual, começa a usar o caderno apenas par matar criminosos querendo livrar o mundo do mal, se tornando “O Deus do Novo Mundo” idealizado por ele. O nível de detalhes nos planos de Raito Yagami, o protagonista e L, o antagonista, é absurdamente genial. E ao ver os personagens, você se convence que são gênios, mérito novamente do autor.

Platinum-End-1Em seguida a dupla lançou Bakuman, uma série menos conhecida, mas tão boa quanto DN. A história é sobre Mashiro Moritaka e Takagi Akito, uma dupla de garotos de 14 anos que quer se tornar mangakás, autores de mangá. Os mesmos criam uma dupla, sendo Mashiro o desenhista e Takagi o roteirista. Mashiro é sobrinho de Taro Kawaguchi, um mangaká que morreu devido à exaustão de trabalho. A partir dessas informações, a trama se desenvolve relatando tudo o que acontece dentro de uma empresa como a Shonen Jump.

A genialidade de Bakuman se dá quando séries fictícias vão sendo criadas com o passar do tempo, fazendo a dupla criar traços e historias diferentes pra mais de 80 histórias ao todo. Claro que nem todas são aprofundadas, mas muitas delas deixam os leitores querendo mais. Querendo conhecer a historia completa de um mangá dentro do mangá principal. Aparenta ser meio confuso, mas ao ler, vocês vão entender.

Ambas as historias foram publicadas no Brasil pela editora Panini. Death Note com 12 Volumes mais a edição especial 13 “How to Read” e Bakuman com 20 Volumes. Death Note teve um relançamento recentemente intitulado Black Edition, onde são 6 volumes, cada um equivalendo a dois volumes da versão antiga.

Platinum-End-3Agora, vamos conhecer mais sobre Platinum End. O protagonista da historia é Mirai Kakehashi, um adolescente de 18 anos que tenta se matar, devido a seu passado conturbado, pulando de um prédio. Quando está próximo de cair no chão é salvo, por Nasse, um anjo que se intitula anjo da guarda de Mirai, e está disposto a dar a ele amor e esperança, entregando a ele asas e flechas. Com o passar do tempo, é revelado que o atual Deus está quase sem energias e precisa de um substituto. 13 anjos foram designados para escolherem seus candidatos e esses receberiam algo de seus protetores, assim como Mirai havia recebido. Logo, Mirai é um candidato ao cargo de sucessor de Deus.

Nesse ponto da historia, podemos ver algumas semelhanças com Mirai Nikki, uma história em que 12 pessoas competem pra virar Deus, porém, agora vamos falar dos motivos para ler Platinum End.

Platinum-End-4Humanidade
Até agora, os personagens de Platinum End se mostraram bem mais humanos do que os de um mangá padrão. Todos são personagens cinzas, nem bons nem maus. Carregam ódio no coração mesmo não querendo usufruir dele. Agem de maneira considerada errada, pois pra eles é certo e não demonstram isso de um jeito vilanesco.

Anjos
Os anjos carregam uma coisa que eu nunca havia lido antes. Eles não se prendem pelos conceitos morais da nossa sociedade. Ou seja, eles não veem matar como algo errado, mas sim como algo natural. Não veem roubar como erro e enxergam a necessidade que temos. O que é algo extremamente positivo trazendo questões filosóficas para nós pensarmos, como em qualquer obra dessa dupla.

Estratégia
Apesar da proposta não ser eliminar os outros concorrentes, os competidores querem fazer isso com os outros. E criam diversas estratégias para encerrar a vida dos candidatos a Deus. Lembrando que as estratégias dos personagens são feitas pelo mesmo criador que idealizou L e Light, então são muito intensas e criativas, deixando muitos leitores confusos e ansiosos para tentar adivinhar o próximo passo.

Platinum-End-5O único ponto negativo de Platinum End é a periodicidade. É uma série mensal, então os leitores tem de esperar 1 mês inteiro pela continuação das estratégias, e atualmente o título só tem apenas cinco capítulos.
E vocês, impulsivos leitores? Ficaram ansiosos para Platinum End?

Se analisarmos bem o que acontece nas bancas aqui no Brasil, se a rotina de publicação for mantida, assim que o mangá for finalizado no Japão, será publicado aqui pela editora JBC, que publica os títulos da dupla Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, assim como Death Note e Bakuman.

***

Minha intenção é falar sobre HQs e mangás que não são tão divulgados ou que não estão a venda aqui no Brasil., e quem sabe estrear uma nova coluna aqui no Impulso HQ chamada “Indicação Impulsiva”. O que acham? Deixem os seus comentários.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/03/Platinum-End.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/03/Platinum-End-300x289.jpgMatheus Zucamanganimemangá,Platinum End,Takeshi Obata,Tsugumi OhbaHoje irei falar de Platinum End, um mangá que está sendo publicado na Jump SQ (revista mensal de mangás japonesa), com historia criada por Tsugumi Ohba e arte de Takeshi Obata. Sim! A dupla responsável pelas obras-primas que foram Death Note e Bakuman está de volta depois de dois...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe