Recém publicada pela editora JBC, obra traz produtor da Marvel em sua estreia nos quadrinhos com mangá

Talvez o grande atrativo de um dos mais recentes lançamentos da editora JBC seja um dos autores, Avi Arad, conhecido por ser um dos chefões da Marvel Studios, que após produzir vários sucessos de bilheteria para a Casa das Ideias, criou em parceria com dois autores japoneses, uma história interessante chamada The Innocent.

Possivelmente os leitores habituais de mangá não conheçam tanto Avi Arad, mas qualquer um que gosta de cinema e já assistiu alguma adaptação para as telas dos personagens da Marvel Comics, conferiu o trabalho dele, que hoje é uma das personalidades mais importantes da indústria cinematográfica.

Isralense de nascimento, Arad desenvolveu sua carreira nos EUA, onde chegou a ser CEO da Toybiz, uma das maiores fabricantes de brinquedos americana. No final da década de 1990, período em que a Casa das Idéias (como é conhecida a Marvel), quase foi à falência, num negócio arriscado a Toybiz assumiu o controle da editora, e expandiu os negócios, principalmente com o licenciamento dos personagens para cinema e TV. O sucesso foi tanto que a editora decidiu criar uma empresa, a Marvel Studios, só para controlar as transposições dos personagens para outras mídias, sendo a principal o cinema.

O resultado mesmo quem não lê gibis conhece, são vários filmes de sucesso, desde a série do caçador de vampiros Blade, que abriu o caminho para adaptações da Marvel no cinema, até os arrasa-quarteirões X-Men, Homem-Aranha e mais recentemente Os Vingadores.

Apesar de ainda ser um dos chefões do Marvel Studios, em 2006 Avi fundou a Arad Productions, sua própria empresa. Como executivo bem informado, após acompanhar o crescimento e importância que a produção cultural do Japão tem conquistado, ele resolveu também investir na produção de um mangá, gênero cuja narrativa se aproxima bastante do cinema.

Essa experiência que é publicada agora no Brasil pela Editora JBC, o mangá The Innocent, cuja trama gira em torno de Ash, um detetive condenado injustamente à morte, que volta não propriamente a vida, mas para o mundo dos vivos, com a missão de ajudar um inocente que se encontra numa situação muito semelhante a que ele passou antes de falecer. Durante sua empreitada, seu caminho ainda se cruzará com aqueles que o mataram, no melhor estilo clichê cinematográfico.

O roteiro em si não é algo exatamente original. Até que é bem desenvolvido, e lembra muito um filme de ação, principalmente pelo ritmo da história. Em sua jornada, o protagonista conta com ajuda de um anjo que perdeu suas asas, cuja função é servir de guia e mentor do herói, além de mantê-lo nos eixos, já que a personalidade está mais para um justiceiro em busca de vingança que para uma boa alma tentando ajudar o próximo.

No começo da leitura é inevitável a comparação com outra obra que causou repercussão há mais de vinte anos, O Corvo, filme estrelado por Brandon Lee, baseado na HQ homônima de James O’ Barr, afinal, alguém assassinado injustamente, volta da morte para fazer justiça, mas não está vivo, é exatamente a trama do roteiro de O’ Barr.

O estilo mangá dá um tom mais leve para história, pois o desenho de Yasung Ko lembra um pouco o shoujo, tipo de mangá destinado ao público feminino. Foge do convencional, mas não chega a ser uma grande surpresa e, assim como em alguns filmes de ação, ficam algumas pontas soltas, faltando umas explicações.

The Innocent pode não ser uma história brilhante, se comparado a outras obras, sejam mangás ou não, mas é uma boa opção de leitura, afinal, sai da mesmice dos quadrinhos americanos, e é diferente da maioria dos mangás publicados por aqui. Pode ler sem medo, igual a quem assiste a um bom filme de ação. É diversão sem maiores pretensões!

The Innocent – Volume único

Editora JBC
História: Avi Arad
Roteiro: Junichi Fujisaku
Arte: Yasung Ko
224 páginas
Papel brite 52g
12 x 18 cm
R$ 10,90

Fred TavaresmanganimeNas bancas / Nas livrariasAvi Arad,JBC,Junichi Fujisaku,mangá,The Innocent,Yasung KoRecém publicada pela editora JBC, obra traz produtor da Marvel em sua estreia nos quadrinhos com mangá Talvez o grande atrativo de um dos mais recentes lançamentos da editora JBC seja um dos autores, Avi Arad, conhecido por ser um dos chefões da Marvel Studios, que após produzir vários...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe