Há um ano, a Editora JBC anunciou durante seu evento Henshin+, o Brazil Manga Awards, um concurso nacional de mangás. A ideia da editora era incentivar os novos talentos do mercado de quadrinhos nacionais através do concurso, disponibilizando um espaço para que eles possam ser divulgados e publicados.

Ao longo dos meses que se seguiram ao evento, a editora liberou aos poucos as informações e detalhes do concurso:

– Histórias contendo de 24 à 32 páginas, julgadas por uma banca de especialistas;

– O concurso teve parceria do Consulado Japonês, havendo a possibilidade de que o vencedor se inscreva também para o Internacional Manga.

– Os 5 primeiros colocados serão compilados em um volume publicado pela JBC até o final deste ano;

– Existe a intenção de que o concurso seja anual;

Todas as informações podem ser conferidas no site brazilmangaawards.com.br, que contém o regulamento.

Ao todo, a editora teve 185 inscrições válidas, sendo que apenas 113 deles optaram também pela pré-inscrição no concurso japonês. Um dado interessante é que a maior parte dos participantes é do sexo masculino e tem uma idade média de 25 anos.

Apesar do tema livre, grande parte das histórias recebidas foi voltada para temas de ação e aventura. Ao mesmo tempo, isso não impediu a chegada de muitas histórias de comédia, romance e alguns trabalhos de drama.

As obras foram separadas e avaliadas pela redação de conteúdo e o pessoal da comunicação da JBC, que selecionaram as 24 melhores. As avaliações foram pautadas em três critérios: arte, roteiro e originalidade, com notas de 0 a 10.

O corpo de jurados do concurso, composto por Fábio Yabu (autor de Combo Rangers), Cassius Medauar (Gerente de Conteúdo da Editora JBC), Arnaldo Oka (tradutor de mangá e ex-chefe de tradução da Editora JBC) e pela Profª Drª Sônia Luyten (maior especialista em mangá da academia brasileira) fez a avaliação final. Os jurados escolheram os cinco melhores trabalhos, baseados nos mesmos critérios da avaliação anterior.

Os vencedores da primeira edição do Brazil Mangá Awards foram anunciados no Henshin+ de 2014, que foi realizado no mês passado, você pode conferir o post completo com as novidades do ano aqui.

Confira abaixo os títulos vencedores:

Starmind – de Daniel Guimarães Assunção Bretas Ferreira e Ricardo Yoshio Okama Tokumoto;

Entre monstros e deuses – de Pedro Leonelli e Dharílya Sales Rodrigues;

Fabula – de Ivys Danillo Jayme Portela e Breno Fonseca;

Quack – de Carlos Antunes Siqueira Júnior;

Crishno: O Escolhido – de Francis Angelo Sbalqueiro Ortolan e Lielson Zeni.

A votação foi bem apertada entre os doze primeiros, e os trabalhos classificados do 6º ao 12º lugares receberão uma menção honrosa no site do concurso. E, se tudo der certo, todas as histórias recebidas serão disponibilizadas em formato digital no site do concurso.

A Editora JBC agradece e parabeniza todos os inscritos na edição 2013/14 do Brazil Manga Awards. A ideia é que o concurso seja anual, e a JBC também aproveitou o Henshin+ para anunciar que a segunda edição está confirmada para este ano, o BMA 2014/15. Vamos aguardar!

Vini MoreiramanganimeBrazil Manga Awards,Henshin,JBCHá um ano, a Editora JBC anunciou durante seu evento Henshin+, o Brazil Manga Awards, um concurso nacional de mangás. A ideia da editora era incentivar os novos talentos do mercado de quadrinhos nacionais através do concurso, disponibilizando um espaço para que eles possam ser divulgados e publicados. Ao longo...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe