ikki_by_kawaii9-d422macEu não tenho dúvida de que Air Gear foi um dos lançamentos de maior peso da editora Panini nos últimos anos. Um mangá muito esperado pelos esportistas e fãs de ‘’Oh!Great’’, mesmo autor do mangá de luta Tenjho Tenge, lançado pela JBC há alguns anos.

Air Gear é publicado desde 2003 e foi finalizado recentemente. Com um total de 37 volumes, ele foi um dos grandes títulos da Shounen Magazine, revista focada em títulos de esporte que já teve nomes de peso como Fairy Tail e Negima. A série apresenta um dos traços mais bonitos entre os mangás em publicação no Japão (com páginas duplas de impressionar); é um mangá sem censura, e isto conta muito na tradução. Palavrões, dedos do meio e nudez sem tarja, tudo isto sem querer apelar pra “fan service” sem sentido.

air-gear-3132779A história
Itsuki “Ikki” Minami, tem 13 anos e é um estudante delinquente e brigão, o típico aluno problemático. Ele foi criado por 4 meninas, a família Noyamano, um grupo de órfãs que o adotou ainda quando pequeno, e cresceu em um bairro perigoso. Conhecido como “baby Face”, Ikki vira o líder de uma gangue chamada “Gunz do Lado Leste”, todos o respeitam e o temem, ele é uma lenda nas lutas de rua.

Um dia, ele entra em uma briga maior do que pode lidar, e termina sendo humilhado e aparentemente abusado por uma gangue de Storm Riders chamada de Skull Saders, uma gangue que tem um estilo agressivo de luta, usando tacos e patins. Depois deste dia, seu orgulho é manchado.

Daí pra frente temos um turbilhão de reviravoltas. Suas irmãs descobrem o acontecido e resolvem ajudá-lo, e é uma grande surpresa quando elas se revelam membros de outro grupo de Riders chamado Sleeping Forest. Determinado a nunca mais ser humilhado, Ikki experimenta a sensação única de “voar” de patins, os mesmos que os Skull Saders usaram contra ele, e assim o vemos entrando cada vez mais fundo na intrincada teia de Riders que dominam as lutas.

air-gear-1575279Ao longo do mangá vamos conhecendo vários termos do mundo das lutas, como os ‘’Air Trecks (ATs)’’ que são os patins extremamente potentes usados para manobras pesadas, as ‘’Parts War’’, um tipo de batalha onde times podem conseguir peças diferentes e melhorar seus ATs e os ‘’Caminhos’’ e ‘’Regalias’’, que são peças e manobras usadas por reis do patins.

O universo do mangá é muito expandido, criando um mundo e um esporte que são muito longe do que podemos imaginar, o ritmo é frenético e dinâmico. Oh! Great é um autor muito competente em roteiro, em vários momentos você terá flashbacks e terá de voltar algumas edições pra ler aquela única página que desencadeou uma série de acontecimentos no futuro. E se você não prestar atenção nos detalhes, pode se perder, isto acontece muito em ‘’Tenjou Tenge’’, obra anterior do mesmo autor.

air-gear-172117O mangá
No Brasil o mangá é publicado desde agosto de 2011 pela Panini, que não cometeu os mesmos erros de tradução da JBC. Como o roteiro dos dois trata muito da história do Japão e possui termos técnicos e filosóficos, é necessária uma tradução minuciosa. Air Gear é mensal e, de vez em quando, conta com páginas coloridas, conforme os volumes japoneses.

Air Gear é para muitos públicos. Não é um fan service forçado e é ótimo para aqueles que procuram um mangá de esporte, de porrada, com roteiro, uma comédia ou uma mega-saga!

Sem dúvida Air Gear é um dos melhores mangás standards que temos em banca hoje, da Panini claro, mas é o de melhor acabamento e trabalho por aqui e pelo mesmo preço dos mangás da editora concorrente.

O Anime
O mangá fez tanto sucesso no Japão que rendeu um anime de 26 episódios, mas eu não o recomendo, ele tem um final improvisado e óbvio, além de uma produção mal feita e um exagero tosco e nada fluido na movimentação dos personagens, o character design é precário. Um anime feito as pressas para atender o público.

Mas apesar disto tudo, a abertura e trilha sonora é MUITO boa:

air_gearConsiderações finais…
Tanto Tenjou Tenge quanto Air Gear foram feitas, em grande parte, simultaneamente, o que prova o empenho do autor. Quem conhece o mercado de mangás sabe o quão difícil é levar mais uma série ao mesmo tempo, o número de páginas é absurdo e a qualidade não pode cair, aliás, falando de Oh!Great, a qualidade sempre aumenta drasticamente em suas séries, quanto a arte, os fãs não tem do que reclamar.

Air Gear é um prato cheio para quem gosta de ação frenética, e muito esporte, mas também é frequentemente criticado pelos fãs por tem um roteiro fraco, acho sim, que ele tem uma parte superficial do roteiro simples, mas há muitas subtramas e plots que vão bem mais a fundo.

Aqui no Brasil, já são 28 volumes onde a qualidade e a popularidade não caem, Air Gear é um mangá que diverte, e isto, com certeza ele cumpre, esgotando rapidamente na maioria das bancas de São Paulo.

Ah, e tem outra, eu APOSTO que você vai querer andar de patins (se já não anda), ele é um mangá que acabou com o preconceito de muitos ao redor do mundo com os patins, mostrando que pode ser um esporte extremamente agressivo e forte.

Air Gear
Editora Panini
Autor: Oh! Great
Demografia: Shounen (Shounen Magazine)
Periodicidade: Mensal – Concluído no Japão com 37 volumes
13,7 x 20 cm
192 páginas
R$ 12,90

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/06/Air-Gear-Ikki.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/06/Air-Gear-Ikki-300x300.jpgVini MoreiramanganimeAir Gear,mangá,Oh! great,PaniniEu não tenho dúvida de que Air Gear foi um dos lançamentos de maior peso da editora Panini nos últimos anos. Um mangá muito esperado pelos esportistas e fãs de ‘’Oh!Great’’, mesmo autor do mangá de luta Tenjho Tenge, lançado pela JBC há alguns anos. Air Gear é publicado desde...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe