Dia Nacional dos Zines

Por Gazy Andraus | 22 agosto de 2012

A importância dos fanzines para o Brasil: 12 de outubro – celebrando o dia nacional dos zines.

Na década de 1980 os fanzines no Brasil faziam as vezes das publicações lacunosas de HQ de autoria nacional. Foi nessa época que principiei a conhecer as tais publicações paratópicas (segundo Zavan), e já em meados da década oitentista, iniciei minha participação pelo zine Barata, que durou mais de 20 anos publicando quadrinhos, contos e poesias de uma maneira experimental e inovadora, editado por um grupo de universitários de comunicação da cidade de Santos e capitaneado por Flávio Calazans.

Foi meu ingresso nas HQ adultas e nas publicações, afinal! Um marco em minha vida que me levou a caminhos de descobertas e ampliações: na área das experimentações artísticas dos quadrinhos e nas dos fanzines e suas implicações respectivamente (tanto ao que tange o acadêmico como o artístico).

Aprofundando-me nesse métier fui percebendo o que deixou rastro na história do zine e da HQ nacional no Brasil, pois aqui os fanzines se estabeleceram muito pela aproximação das histórias em quadrinhos, ainda que no mundo inteiro essas revistas independentes paratópicas abordem temas diversos, sejam por meio de artigos e/ou artes como HQ, ilustrações, contos, poesias, contestações etc.

Fig.1

Henrique Magalhães, o pioneiro nessa pesquisa no Brasil, em seu livro “O que é Fanzine” pela editora Brasiliense elucidou que há diferenças de nomenclatura para classificá-las e distingui-las como fanzines (comportados de artigos) e como revistas independentes (comportadas de arte como as aqui mencionadas).

Porém, esse tipo incrível e criativo de revista paratópica mesmo foi criado em 1930 pelos fãs de ficção científica nos EUA como  boletins e o neologismo “Fanzine” veio uma década depois. Mas foi na cidade brasileira de Piracicaba no Estado de São Paulo, que se deu o expoente inicial dos fanzines com Edson Rontani, quando elaborou seu boletim Ficção (fig. 1), versando acerca de histórias em quadrinhos, com matérias sobre Alex Raymond, o criador de Flash Gordon.

Mas foi depois, numa das correspondências de leitores a Rontani, que o pioneiro tupiniquim veio a saber que estava fazendo um fanzine, termo que desconhecia, apesar dos zines já estarem circulando pelo mundo há mais de 30 anos (claro: a comunicação naquela época era limitada pois os computadores e redes virtuais de comunicação como a Internet ainda estavam sendo proto-planejadas). Assim, Edson Rontani, tendo tomado conhecimento do que fazia, seguiu criando seu segundo boletim simplesmente batizado como “Fanzine”.

Fig.2

Mas a elaboração de seu primogênito original “Ficção” se deu em 12 de outubro de 1965, data que, afinal, penso pode ser comemorada a partir desse ano de 2012 como o Dia Nacional do fanzine, a exemplo do dia 30 de janeiro, considerado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos.

Esta minha idéia já fervilhava em minha mente e foi catapultada em artigo pretérito que escrevi para o livro FANZINES – Autoria, subjetividade e invenção de si (Fortaleza/CE: Editora UFC, 2010), quando a lancei numa nota de rodapé à página 33 do meu artigo escrito em dupla com Elydio dos Santos Neto “Dos zines aos biograficzines: compartilhar narrativas de vida e formação com imagens, criatividade e autoria”.

Por essa razão, decidi levar a público alertando os fanzineiros e organizadores da última edição da Fanzinada (fig. 2), ocorrida no dia 28 de abril de 2012 no Ateliê de Literatura e Criatividade em São Paulo/SP, fazendo uma rápida digressão apontando ao público presente que seria já o momento de impulsionar essa data comemorativa aos fanzines no Brasil!

A Fanzinada já é conhecida e começou agregando os fanzineiros graças à Thina Curtis (“Dona Fanzine”), tomando forma em 2011, promovendo a cultura do “faça-você-mesmo” não apenas na cidade de São Paulo, mas também em Goiânia e Porto Alegre, e pré-comemorando o dia internacional do fanzine (que em realidade se realiza no dia 29 de abril a partir de 2006).

Desde então a premissa do evento sempre tem sido trazer Fanzines, HQs, publicações independentes, documentários, mídias alternativas e muito mais desse universo paratópico, sendo que neste último houve a revenda do II Anuário de Fanzines produzido pela Ugrapress, e a exibição do segundo capítulo do documentário em vídeo Fanzineiros do Século Passado de Márcio Sno.

Foi então que repassei a situação ao público presente, de que se há o dia internacional do fanzine realizado no dia 29 de abril a partir de 2006 ainda que elaborado por um português e quase que totalmente desconhecido por outros países como a França (país que possui um grande local que abriga fanzines, chamado La Fanzinotheque), já era hora de incentivarmos o dia nacional do Fanzine, pois que este veículo extremamente criativo começa a ganhar mais espaço com eventos como esse da Fanzinada, bem como outros espalhados pelo país, e até inclusão em livros didáticos, como o “Língua Portuguesa” – 7º ano para a rede municipal de São Paulo, incentivando a criatividade dos estudantes na elaboração de fanzines.

Fig.3

É mister lembrar que eventos de fanzines vem ocorrendo há muitos anos como os já acontecidos em Araraquara (Araraquarazine), Jaboticabal, Itu, São Leopoldo com o evento “Subjetividades no Papel” (fig. 3) e outros internacionais que já existem há muitos anos, quer seja o Xornadas de Ourense na Espanha galega, com uma exposição internacional incluindo catálogo e que trazia em décadas passadas uma grande contribuição por parte dos fanzines brasileiros.

Há de se ressaltar ainda a importância da primeira fanzinoteca física brasileira, a Fanzinoteca Mutação criada por Law Tissot na cidade de Rio Grande (RS), que muito tem auxiliado na importância dos fanzines (fig. 4).

Assim, para estabelecer a data brasileira, nada mais óbvio que passarmos a realizar eventos também a cada ano no dia 12 de Outubro, pois conforme aqui esclareci, foi nesse dia do ano de 1965 que, graças a Edson Rontani, veio à baila o então boletim chamado por ele de Ficção, primeiro fanzine brasileiro sobre histórias em quadrinhos publicado, conforme asseverei. Há várias maneiras de se instituir um dia comemorativo, mas ressalto aqui que um “Projeto estabelece critério para instituição de datas comemorativas” já existe para conseguirmos levar a cabo a institucionalização futura dessa nova data comemorativa.

Fig.4: Law Tissot na Fanzinoteca Mutação (RS)

Atentemos então a este item: “Da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), o projeto determina que datas comemorativas nacionais só possam ser instituídas se forem de alta significação para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e étnicos que compõem a sociedade brasileira”; Nesse caso, os fanzines multitemáticos trabalham principalmente como laboratórios de experimentação criativa e educativa, e servem para segmentos profissionais, culturais e étnicos, pois unem as pessoas e os povos fraternalmente (pois não visam lucros), justificativa interessante como pontapé inicial de se realizar essa comemoração anual.

A data internacional (em termos) dos Fanzines pode até continuar sendo considerada, mas creio que na data comemorativa do dia 12 de outubro poder-se-ia realizar mais eventos culturais atinentes aos fanzines e fortalecer a importância deles no Brasil, até que algum dia futuramente possa ser oficializado esse dia (apesar de que, por ser em relação aos fanzines, não há muita necessidade atual de que se “oficialize” tal comemoração, pois os fanzineiros, fraternais e independentes como são, saberiam conduzir isso tranquilamente por conta própria, espargindo essa informação), pois as histórias em quadrinhos têm a força atual muito graças às possibilidades de publicação que ganharam espaço nos fanzines pretéritos de outrora, já que as editoras nacionais se esquivavam dos autores brasileiros. Com isso estaríamos também homenageando o impulso cultural que nos legou seu criador, Edson Rontani.

Além de sites e blogs que auxiliam nessa empreitada da divulgação desse Dia Nacional do Fanzine (como o Impulso HQ), uma nova Fanzinada ocorrerá no dia 15 de setembro na Livraria HQMIX, às 15h (endereço no link/), onde todos poderemos tornar a divulgar essa nova comemoração nacional que tentanmos implementar.

É assim que abrimos as portas a lançar aqui, afinal, a idéia de iniciarmos um movimento culminando na institucionalização cultural do “Dia Nacional do Fanzine”, a partir do dia 12 de outubro desse ano de 2012.  , ee que comecemos todos a redivulgar a demarcação dessa data comemorativa, coincidindo com o dia das crianças, simbolizando a ingenuidade, mas não só: a criatividade expansora dos magníficos e paratópicos multiformes e multitemáticos Fanzines, ou simplesmente zines!

Grande abraço fraternalmente zineiro .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags: , , ,

Posts relacionados


  1. Quiof disse:

    Roberto de Sousa Causo afirma que o primeiro fanzine chama-se: O CoBra, “Órgão Interno da 1.ª Convenção Brasileira de Ficção Científica” realizada entre 12 e 18 de Setembro de 1965 em São Paulo:

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4290826-EI6622,00-Obituario+Walter+Martins.html

    segundo ele é difícil precisar, se não houve alguma publicação anterior:http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5244741-EI6622,00-Sudito+do+fanzinato.html

  2. Denilson Reis disse:

    Parabéns amigo Gazy! Sua iniciativa é fabulosa e aqui digo que vou tentar movimentar a galera da Quadrante Sul para um evento de fanzines nesta data, ou próxima, sendo alusiva ao Dia Nacional dos Fanzines.

  3. Gazy Andraus disse:

    Com relação a Quiof, os dados que peguei com relação ao primeiro fanzine brasileiro estão em vários livros, principalmente no do pioneiro da pesquisa nacional de zines brasileiros, como o “O que é fanzine” de Henrique Magalhães (livro da Ed. Brasiliense lançado em 1993. Ver pag. 39). Portanto, se há esta outra informação, ela quase não foi difundida. Pelo que li do seu link, a convenção ocorreu em setembro de 1965 e o zine de Rontani em outubro. Rontani tb participava de um intercâmbio de ciência e ficção. Pode até ter conhecido essa convenção, quem sabe? Não se pode precisar se Rontani já não trabalhava antes no boletim Ficção (que era um fanzine), e igualmente, como quase não há tantos dados do zine, porém, a data escolhida é apenas uma homenagem e um incentivo aos zines. Por ora, vou priorizar esta de Rontani, que tem sido bem mais difundida, mas vou levar ao conhecimento de outros pesquisadores essa questão do fanzine Cobra. Na verdade, estas questões sempre trazem problemas: os norte-americanos vivem defendendo o ano de 1896 com Yellow Kid como primeira HQ do mundo, e antes disso no Brasil, em 1869 já havia as aventuras do personagem Nhô Quim de Ângelo Agostini…e antes ainda havia vários europeus que fizeram HQ, tanto na Alemanha, como Suíça e França…portanto, uma questão delicada essa de nomear um dia nacional aos zines.
    Mas creio q vale a pena manter como homenagem. O que posso fazer, reitero, é difundir essa convenção e a possibilidade do zine Cobra ter sido lançado possivelmente até um mês antes que o de Rontani, Se você tiver outra sugestão, pode me enviar (gazyandraus@gmail.com) e/ou colocar aqui no coment. e caso seja necessário, posso fazer uma votação geral. Fico no aguardo.

  4. Quiof disse:

    sim, O Cobra é pouco citado, o próprio Causo diz que é difícil precisar se esses realmente foram os primeiros, fica a curiosidade de ambos seriam ligados a FC. o Ficção do Rontani é o mais conhecido mesmo, já li em várias publicações, talvez você poderia discutir com o próprio Causo:http://robertocauso.com.br/index.php?option=com_contact&view=contact&id=1&Itemid=61

  5. Fernanda disse:

    Os apontamos aqui são interessantes. Qualquer origem é sempre amplamente discutida, principalmente quando se trata do passado. De certa forma, já sendo amplamente divulgado o Rontani, creio que não haja problemas com a data sugerida, 12 de outubro.

  6. Gazy Andraus disse:

    Vou contactar ele tb. Ab e grato pelas infos.

  7. Marcos Henrique disse:

    Pretendo criar o meu fanzine falando do Tokusatsu e a sua história, não sei desenhar mas vou pesquisar bastante sobre o genero que cativou gerações aqui no BRASIL. E quando estiver pronto vou mostrar o meu trabalho humilde e com muita dedicação.

    E Parabens a todos os fanzineiros.

  8. Ian Cichetto disse:

    Interessante discussão.
    Acredito que muitas vezes uma data se baseia em um marco histórico indefinido, e os fanzines são um fenômeno de criação e invenção coletiva. Podemos pensar que desde que existe a imprensa, existe a imprensa independente ou alternativa, então a discussão passa a ser sobre características mais específicas. O pessoal que fazia fanzines antes do termo ser popularizado pelo movimento Punk costumava a se referir aos mesmos como “jornalzinhos” ou nomes semelhantes.

    Adotar um referencial é necessário, mesmo que possa se contestar a sua exatidão cronológica, pois se faz isso em nome da promoção de uma toda uma linha e tradição de produção cultural de grandes dimensões, mas que está confinada do lado exterior da chamada cultura “oficial”.

    Abraço a todos!

  9. goldslash disse:

    Bem interessante, mas percebi de cara q coincide com o dia das crianças..
    E normalmente no dia das crianças fazem alguns eventos, por exemplo tem uma feira aqui(FEICAP), onde normalmente eles montam umas paradas, dão sorvete e umas coisas assim, acho q tem todo ano ainda KKK

    Então ficaria estranho ter isso no mesmo dia das crianças.
    Acho q deveria ser outro dia, mas continuar no mês de outubro q é o mês q representa. Até pq acho q n tem como saber exatamente com precisão q foi dia 12…

    Mas espero q dê certo.

  10. Gazy Andraus disse:

    Caro Goldslash. Na verdade a data 12 de outubro está registrada no livro O Que é Fanzine, e para chegar a isso Magalhães decerto teve alguma confirmação, lembrando que o mestrado dele na USP foi acerca de zines, e o doutorado na França comparando produção de fanzines brasileiros, portugueses e franceses. Creio que a data, ainda que no dia da criança, possa ser mantida, pois meu texto assevera essa questão da infância com a criatividade, sem menosprezá-la. Abraço.

  11. [...] Caros Lembrando que nesse dia 12 será começado a comemorar-se o Dia nacional do fanzine, tenho aqui o auxílio do impulsoHQ: http://impulsohq.com/cnsciencia_e_quadrinhos/dia-nacional-dos-zines/ [...]

Deixe o seu comentário