Sucesso: Até onde você é capaz de ir para alcançá-lo?

Soundtrack, o mais recente filme da dupla 300ml, nos faz esta pergunta. Na verdade, ele apela para a mesma muleta narrativa de filmes como O Iluminado em que o personagem perde sua sanidade após passar tempo demais num ambiente isolado. E esta é apenas uma das muitas conjecturas possíveis dentro desta excelente, porém angustiante queda para o alto.

Na película, Selton Mello é Cris, um fotógrafo com um projeto ambicioso: produzir fotos conceituais com uma trilha sonora específica que permita que todos sintam o mesmo que ele sentiu em seu período de isolamento no Ártico, e a história começa com sua chegada na estação de pesquisas onde ele viverá a experiência.

Na estação trabalham Cao (Seu Jorge), Mark (Ralph Ineson), Rafnar (Lukas Loughran) e Nordico (J.G. Franklin). Como nenhum deles queria a presença de um estranho cujas motivações desconheciam e não conseguiram se livrar do peso morto, tiveram que tolerá-lo, mas até determinado momento, nenhum deles gastou muito tempo sendo simpático com o estranho no ninho. Mark acabou sendo a babá do visitante indesejado.

Cao, o outro Brasileiro, até tentou amenizar algumas situações, mas Rafnar, por exemplo, sequer tentou ser simpático. Como todos vivem num microcosmo baseado no isolamento, Cris passou por todos os estágios desta bolha de convivência onde as relações mudam todo o tempo e as animosidades e simpatias parecem maiores que o mundo.

No ambiente polar a neve prevalece e os personagens são o único ponto colorido e quente de uma imensidão sufocante onde qualquer pisada em falso pode ser sua última. Como os personagens transitam entre os contêineres em que residem e trabalham e a vastidão desértica do ártico, a fotografia e o som ajudaram bastante a compor essa atmosfera angustiante e claustrofóbica, assim como sua fragilidade perante as condições que lhes são impostas.

As atuações minimalistas ajudam a demonstram todo o incômodo dos personagens e nos tornam cúmplices de seu desgosto pessoal. Nenhum deles está feliz, todos gostariam de estar em outro lugar e reagem mal ao colega que optou por estar lá.

Já que toda história de isolamento acaba evidenciando a fragilidade mental do protagonista ou de algum dos personagens, já vemos os créditos aguardando um final óbvio o que até aconteceu, mas de forma inesperada.

Como o roteiro conduziu o personagem de forma aberta e dúbia, trocamos uma resposta por várias perguntas. Foi só um acidente do destino? Ele tinha planejado desde o começo? Ao longo de sua estadia polar ele descobriu como aproveitar o arquétipo do artista enlouquecido para que seu trabalho se tornasse pertinente?

Pode ou não ter sido tantas coisas que o espectador terá que tirar as próprias conclusões. As pistas estão lá para que você monte o quebra-cabeça da forma que compreendê-lo, sem julgamentos.

Assista e tire suas próprias conclusões.

Trailer:

Soundtrack
Direção e roteiro: 300ml
Diretor de fotografia: Felipe Reinheimer
Elenco: Selton Mello, Seu Jorge, Lukas Loughran, Ralph Ineson, Thomas Chaanhing, Gustavo Falcão, J.G.Franklin
Produção: Júlio Uchoa, Selton Mello, Seu Jorge, 300ml
Produção executiva: Júlio Uchoa e José Alvarenga Jr.
Empresas envolvidas: IMAGEM FILMES, Ananã Produções, Globo Filmes, Telecine Productions e FM Produções
Distribuidor nacional: IMAGEM FILMES

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/07/soundtrack-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/07/soundtrack-1-150x150.jpgAlexandre DassumpcaocinemaNós assistimos300ml,Ananã Produções,Felipe Reinheimer,FM Produções,Globo Filmes,Gustavo Falcão,Imagem Filmes,J.G.Franklin,Lukas Loughran,Ralph Ineson,Selton Mello,Seu Jorge,Soundtrack,Telecine Productions,Thomas ChaanhingSucesso: Até onde você é capaz de ir para alcançá-lo? Soundtrack, o mais recente filme da dupla 300ml, nos faz esta pergunta. Na verdade, ele apela para a mesma muleta narrativa de filmes como O Iluminado em que o personagem perde sua sanidade após passar tempo demais num ambiente isolado....O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe