Texto de Lilian Santos
Clássico de 1816 ganha uma versão em live-action da Disney

Mais uma releitura de um clássico Disney chega às salas de cinema. A Obra da vez é O Quebra Nozes (“The Nutcracker and the Mouse King”), obra originalmente escrita por E.T.A. Hoffmann em 1816, que nessa versão em live-action ganhou o subtítulo “e os Quatro Reinos”. A história original é contada em um balé no qual a personagem principal ganha um Quebra-Nozes e sonha que havia dado vida a este e mais alguns brinquedos em um universo fantástico.

Nesta nova versão, que se passa no mais tradicional clima natalino britânico, conhecemos Clara, interpretada por Mackenzie Foy (sim, a Renesmee da saga Crepúsculo), uma jovem curiosa que ganha de Natal um presente póstumo de sua mãe: Um objeto em forma oval com uma fechadura, porém o que a intriga é o fato de não haver pista alguma sobre o paradeiro da chave.

Procurado pela menina, seu padrinho Drosselmeyer, vivido por Morgan Freeman, reconhece o objeto que ele havia dado à mãe de Clara quando essa ainda era viva, e a direciona a uma terra onde os brinquedos são de carne e osso e em tamanhos reais e, no maior estilo Cavalo de Fogo, Clara descobre que sua mãe criara e era considerada a Rainha daquele lugar.

Dentre as mais estranhas criaturas que lá vivem, está a Fada Plum, interpretada por Keira Knightley, que convence Clara de que a chave que procura estaria com a malvada Mother Ginger, a Rainha do Quarto Reino, interpretada por Helen Mirren. A tal chave, então, não apenas abriria seu objeto, mas também daria continuidade à vida daqueles brinquedos.

Com a posse do trono e a ajuda de seu novo amigo, Jayden Fowora-Knight, no papel do soldado Quebra Nozes, Clara sai para lutar contra Ginger e seu exército de ratos afim de salvar àquelas pessoas e finalmente abrir o seu presente de natal.

Infelizmente, “O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos” não vai muito além disso. Longa apresenta um enredo raso com a história típica da mocinha que se descobre corajosa em uma empreitada de obstáculos simplesmente solucionáveis, com direito a um plot twist não muito impressionante.

Os figurinos e efeitos, por sua vez, são encantadores, tal qual a cena em que a história da mãe de Clara dando vida àquele mundo é apresentada para ela em um número de balé, com parte da coreografia da obra original, transformando-se em uma linda metalinguagem.

Quem estiver esperando por uma história cativante de aventura e fantasia, talvez se decepcione. Vale levar os sobrinhos para assistir ao filme em um sábado à tarde.

O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos
Diretores: Lasse Hallström e Joe Johnston
Roteiro: Ashleigh Powell e Simon Beaufoy
Fotografia: Linus Sandgren
Trilha sonora: James Newton Howard
Elenco: Keira Knightley, Mackenzie Foy, Eugenio Derbez, Matthew Macfadyen, Richard E. Grant, Sergei Polunin, Jayden Fowora-Knight, Omid Djalili, Jack Whitehall, Meera Syal, Ellie Bamber, Misty Copeland, Helen Mirren, Morgan Freeman
Produtores: Mark Gordon, Larry Franco
Produtores executivos: Sara Smith, Lindy Goldstein
Produção: Walt Disney Pictures, The Mark Gordon Company
Distribuição nacional: Disney / Buena Vista

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/11/quebra-nozes-2.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/11/quebra-nozes-2-150x150.jpgRenato LebeaucinemaNós assistimosAshleigh Powell,Disney,E.T.A. Hoffmann,Ellie Bamber,Eugenio Derbez,Helen Mirren,Jack Whitehall,James Newton Howard,Jayden Fowora-Knight,Joe Johnston,Keira Knightley,Lasse Hallström,Linus Sandgren,Mackenzie Foy,Matthew Macfadyen,Meera Syal,Misty Copeland,Morgan Freeman,Omid Djalili,Quebra-Nozes e os Quatro Reinos,Richard E. Grant,Sergei Polunin,Simon Beaufoy,Walt Disney PicturesFacebook Twitter Instagram Youtube Texto de Lilian Santos Clássico de 1816 ganha uma versão em live-action da Disney Mais uma releitura de um clássico Disney chega às salas de cinema. A Obra da vez é O Quebra Nozes (“The Nutcracker and the Mouse King”), obra originalmente escrita por E.T.A. Hoffmann em 1816, que...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe